5 coisas que você deve fazer para que seu filho não seja medroso e exageradamente tímido

Os medos de seu filho podem ser controlados e eliminados, mas também fomentados por você. Aqui estão cinco dicas para evitá-los.

Erika Gaytán

O fato de seu filho ter medo é frequentemente encorajado por você desde os primeiros anos, quando você dizia a ele: “Se você não dormir, o velho do saco vai aparecer para levá-lo.”, “Deixe seu pai chegar!”, “Se não ficar quieto, vai ser pior para você”, “Eu avisei”, “Você vai cair” e “Você é tão medroso/covarde/insuportável/boca-aberta” .

Essas frases (cruéis, diga-se de passagem) podem afetar seu filho de forma irreversível, portanto, você não deve usá-las. E se acha que elas podem “motivá-lo” de alguma maneira, você está redondamente enganada. Acontece justamente o contrário, vão deixá-lo com medo.

Embora a criança, ao nascer, não conheça essa sensação, após os seis meses, aproximadamente, ela começa a sentir medo de não ver “rostos” familiares, segundo alguns psicólogos. À medida que cresce, esse sentimento começa a ser despertado por ruídos estranhos, seres imaginários, fantasmas e monstros. Com o tempo, os medos passam a ser despertados por coisas mais reais. Isso é normal até a adolescência. 

Mas se você, como mãe, não o ajudar a combater esses medos, com o tempo seu filho pode ficar exageradamente tímido, então a sua ajuda é necessária.

Aqui está o que você deve fazer para ajudá-lo:

Advertisement

1. Não o ridicularize

Não permita que você ou qualquer outra pessoa zombe dos medos normais que ele possa ter, muito menos zombe de suas fraquezas. Além de ser cruel, isso fará com que ele não queira participar de qualquer atividade e que sua autoestima seja afetada.

2. Não o assuste

De preferência, não permita que seu filho escute conversas sobre coisas que possam assustar você. Mesmo que ele esteja brincando ou fazendo outra atividade, ele pode estar escutando e perceber que algo lhe está preocupando. 

Não se esqueça de que o medo é um sentimento perceptível, ainda mais quando se trata da própria mãe.

3. Ajude-o a enfrentar seus medos

De acordo com sua idade, você pode perguntar-lhe quais são seus medos, por que ele sente isso e, assim, ajudá-lo a entender que não há por que ter medo. 

Por exemplo, se ele já é adolescente e não suporta filme de terror, procure documentários ou vídeos de making-of de alguns filmes e cenas. Ali estão todos os truques por trás de cenas que podem gerar muito medo.

Advertisement

4. Filmes para a sua idade

Como já foi dito, a criança passa por fases de medo, por isso não é sábio deixá-la assistir a filmes ou programas que não estão de acordo com sua idade. Deixe-o escolher que gênero quer assistir quando tiver a idade adequada.

5. Leve-o a um especialista

Se o problema é muito complicado e você percebe que seu filho está piorando, a ponto de ficar muito alterado, recomendo consultar um especialista para ajudá-lo de maneira mais direta, focando em seus problemas de forma mais específica.

Por fim, tome muito cuidado com o que você diz e faz, pois seu filho pode ser afetado. Não permita que ele se torne uma pessoa insegura ou extremamente tímida enquanto puder fazer algo para ajudar.

Leia também: 3 dicas para superar os medos irracionais

A melhor coisa a fazer é apoiá-lo para que ele tenha confiança em si mesmo, só assim ele terá sucesso nas coisas que fizer. Sua atitude agora pode ajudar a definir o futuro de seu filho.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 cosas que debes hacer para que tu hijo no sea tímido y miedoso

Toma un momento para compartir ...