5 comportamentos de quem tem anorexia nervosa

Reconhecer alguns comportamentos de anorexia nervosa pode ser muito útil para salvar uma vida. Leia o artigo e se torne um herói.

Adriana Acosta Bujan

Os meios de comunicação social e as ideologias da sociedade levaram muitas mulheres a sentirem-se gordas, feias e pouco atrativas, desencadeando distúrbios alimentares muito graves, como a anorexia nervosa.

Com medo de ganhar peso, de serem criticadas ou julgadas pela sociedade, essas mulheres desenvolvem uma percepção distorcida do seu peso, optando por deixar de comer, sem perceber que estão atentando contra a própria vida.

A realidade é que elas continuam a ter apetite, no entanto, estão dispostas a fazer sacrifícios para parecerem magras. Às vezes, costumam controlar o consumo de calorias, vomitar depois de comer, usar laxantes ou diuréticos para continuar a emagrecer. Também, na ânsia de perda de peso, se inscrevem-se em uma academia de ginástica e cometem exageros.

O seu peso torna-se uma obsessão e, mesmo que tenham alcançado o seu objetivo, elas nunca estarão satisfeitas e se olharão no espelho vendo-se obesas. O problema da anorexia nervosa não são os alimentos, mas a maneira como ideias erradas sobre aparência física estão destruindo as pessoas.

Sinais de alerta

É um tanto complicado descobrir quando uma pessoa sofre de anorexia nervosa, já que, algumas vezes, essas mulheres costumam ter uns quilinhos a mais, ou costumam esconder sua magreza sob sua vestimenta; jogam fora a comida ou vomitam-na depois de comerem para não serem descobertas.

Advertisement

No entanto, há sintomas físicos muito perceptíveis como, por exemplo: perda de peso excessivo, fadiga, insônia, tonturas ou desmaios, cabelos finos ou quebradiços, ausência de menstruação, pele seca, intolerância ao frio, pressão arterial baixa, desidratação, entre outras.

É importante estarmos alertas para esses sintomas, pois anorexia nervosa não é brincadeira e devemos ajudar essas pessoas a receberem tratamento adequado.

Como as pessoas com anorexia nervosa agem?

Esta é uma doença emocional e comportamental, pois como já mencionamos anteriormente, trata-se de uma percepção falsa sobre o próprio peso. Então, para ajudar essas pessoas, devemos observar alguns comportamentos, como:

1. Dizem que não têm apetite

As pessoas com anorexia nervosa normalmente se recusarão a comer, dirão que não têm apetite ou que já comeram e se sentem satisfeitas. Muitas vezes, o momento das refeições são ignorados; mas quando são obrigadas e observadas pelos outros, elas comem devagar, e muito devagar, para poderem esconder os alimentos ou vomitá-los imediatamente.

É importante vigiar essa conduta e não as obrigar a comer, mas ensiná-las a comer de maneira saudável. Talvez a ideia de levá-las a um nutricionista lhes chame a atenção, e assim se sentirão seguras quando escolherem algum alimento. O fundamental é perceber, para que se possa buscar ajuda.

Advertisement

2. Pesagens frequentes

Todos os dias e a cada instante, as pessoas com anorexia nervosa costumam pesar-se. A balança converte-se em sua melhor amiga ou inimiga, pois ainda que vejam mudanças notórias nos números que ela mostra, continuarão acreditando que estão muito gordas.

Para poder ajudá-las, o ideal será não ter nenhuma balança em casa, para evitar que continuem se pesando a cada momento.

3. Olham-se no espelho

Normalmente, as mulheres com anorexia olham-se no espelho com frequência, vendo-se gordas e pouco atraentes. Além disso, elas costumam reclamar de seu corpo e de algumas partes que ainda têm volume e gordura corporal.

São muito autocríticas e encontrarão sempre defeitos onde não existem, apesar de as pessoas lhes dizerem que são magras e bonitas.

4. Apresentam irritabilidade

Costumam apresentar mudanças de humor drásticas e repentinas. Geralmente são irritáveis e mal humoradas, e qualquer comentário que recebam será levado muito a sério. Quanto às suas relações sociais, essas mulheres preferem estar sozinhas, evitam conviver porque isso implica comer nas reuniões, e isso é a primeira coisa que querem deixar de fazer.

Advertisement

Inclusive, elas se sentem observadas todo o tempo, criticadas e julgadas, por isso evitam ir a eventos sociais ou estar rodeadas de muitas pessoas.

5. Têm muito sono ou insônia

Podem apresentar-se os dois casos. Como essas mulheres costumam deixar de comer repentinamente, por lógica não terão energia e optarão por dormir, dirão que estão muito cansadas. Por vezes, deixam de ter interesse em cumprir os seus deveres porque preferem descansar.

Agora, por outro lado, também sofrerão insônia e não poderão dormir facilmente, porque sua mente estará pensando em como estão mal, e estarão lembrando que têm que perder peso.

Infelizmente, muitas vezes esse distúrbio pode ocorrer quando as pessoas recebem constantemente críticas negativas de sua família, amigos ou parceiro. Pois para elas é muito importante a opinião de seus entes queridos, porque o que buscam realmente é sentir-se amadas e aceitas.

Então, fique alerta. E se você detectar alguns sintomas físicos e comportamentais em algum de seus entes queridos, busque imediatamente um especialista, porque o problema pode se tornar uma tragédia.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 conductas que deberías reconocer sobre la anorexia nerviosa

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.