5 condições médicas que podem chegar com a menopausa

O climatério chega com muitas mudanças para o corpo de uma mulher. Conheça-os profundamente para poder enfrentá-los sem maiores inconvenientes.

Viviana Dominguez

Quando me atribuíram escrever este artigo, imediatamente pensei em minha própria experiência, naquelas coisas que sabia e outras que desconhecia completamente.

Por um lado, tinha a informação de minha mãe; pois, segundo ela, eu fui a “filha da menopausa’; assim, ela justificava muitas reações e intolerâncias para com a minha pessoa. Aprendi com ela que a menopausa chegava cedo em nossa família, por volta dos 48-50; que durava dois anos e era o tempo em que desaparecia a menstruação.

O que aprendi com a minha própria experiência, obviamente, foi mais amplo e significativo. Embora, como minha mãe afirmou, a menopausa chegasse cedo nas mulheres de nossa família, foi quando fiz 48 anos que comecei a apresentar irregularidades menstruais. Não foi tão rápido assim como ela havia dito (2 anos), mas foram quase 4 anos. Mas para minha surpresa, o calor, a incapacidade de perder peso e as oscilações de humor duraram quase 8 anos.

A menopausa

Segundo o Dicionário, menopausa é definida como o período da mulher em que os ovários param de produzir hormônios, então cessa a menstruação. Claro que cada mulher o vive de forma diferente, e o tempo pode variar entre 2 e 15 anos, segundo a pessoa.

Ocorre em três etapas:

– Pré-menopausa: é o tempo onde começam as irregularidades menstruais, os primeiros episódios de “calores” (fogachos) e mudanças no humor ou nas emoções da mulher.

Advertisement

Menopausa: durante esta fase, a liberação de hormônios é muito baixa, assim, o processo de ovulação é afetado ou limitado. Lembre-se de que é um processo normal na mulher ao chegar aos 50 anos; mas, em alguns casos, a menopausa pode ocorrer por razões induzidas, tais como a remoção dos ovários, quimioterapia ou ausência do útero.

Pós-menopausa: quando você não teve menstruarão por 12 meses consecutivos, considera-se que você passou pela “menopausa”, e de alguma forma, o início da próxima metade da vida, na qual você, como mulher, pode se concentrar em realizar tudo que seu coração sempre desejou.

Sintomas

– Suores noturnos;

– Problemas para dormir;

– Mudança de humor;

Advertisement

– Lentidão no metabolismo;

– Ganho de peso;

– Calores ou fogacho;

– Pele seca;

– Período menstruais irregulares.

Advertisement

5 condições médicas que você pode sofrer após a menopausa

Depois de passar a menopausa, pareceu que meu corpo mudou em sua totalidade; e comecei a padecer diferentes condições médicas que nunca havia imaginado: os ossos doíam mais do que o normal, sofri uma fratura de pé extrema; os ossos foram simplesmente esmagados como pedaços de pedras pequenas, tive incontinência urinária, e não importava a dieta que fizesse, não perdia peso. Mesmo caminhando, não era suficiente, tinha que “queimar” calorias fazendo exercícios de cardio ou aparelhos.

Aqui eu compartilho 5 condições médicas que você pode apresentar após a menopausa, alguns dos quais eu não tinha ideia, mas os padeci.

Problemas cardiovasculares

Ao baixar o nível de estrogênio, a possibilidade de padecer problemas cardíacos cresce, sendo uma das causas mais altas de morte em mulheres e homens. É importante manter um bom peso corporal e fazer exercícios.

Incontinência urinária

Não sabia a razão pela qual, quando eu rio ou espirro, tenho perdas involuntárias; como também desejo de ir ao banheiro em forma urgente. Os motivos são que, depois da menopausa, os tecidos da vagina e da uretra perdem a elasticidade, causando esses acidentes infelizes.

Existem alguns exercícios, chamados Kegel, que são de grande ajuda para fortalecer os músculos da pélvis, são muito bons e eficazes.

Advertisement

Osteoporose

Durante o curso da vida, o corpo apresenta um equilíbrio entre a perda de massa óssea e a fabricação da mesma. Durante a menopausa, devido à suspensão da menstruação, a produção de massa óssea diminui consideravelmente; além disso, após a menopausa, os ovários deixam de produzir estrogênio, hormônio que ajuda na solidificação dos ossos. Com o tempo, essa perda óssea excessiva provoca fragilidade, causando fraturas ou a possibilidade de osteoporose.

Ganho de peso

No meu caso pessoal, nunca aumentei; mas jamais consegui perder. Mantinha o mesmo peso; mas não era apropriado, e a razão é que o metabolismo da mulher durante esse período é lento. As recomendações são: comer menos quantidades e fazer exercícios apenas para manter o mesmo peso, que injusto!

Diminuição da função sexual

Na verdade, a menopausa não é a causa dessa diminuição de desejo de ter relações Íntimas, mas a descida abrupta do funcionamento hormonal; os calores e suores noturnos, somados às mudanças de emoções, tornam as condições desfavoráveis à libido.

Conclusão

Paciência, amor e tempo resolvem e permitem superar esse difícil, mas natural estágio da mulher.  Anime-se! E que a menopausa não seja o fim da sua vontade de viver.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 condiciones médicas que pueden llegar com la menopausa

Advertisement
Toma un momento para compartir ...