5 conselhos para fazer seus filhos compartilharem segredos com você
Fortaleça a comunicação com os seus filhos aplicando à sua vida estes simples conselhos.
Adriana Acosta Bujan
Um dos desafios que a maioria de nós, pais, enfrenta durante a educação é precisamente conseguir que nossos filhos tenham uma boa comunicação conosco, que partilhem os seus segredos, dúvidas e inquietudes, assim poderíamos garantir que andem por bons caminhos e estaríamos tranquilos.
No entanto, os filhos nem sempre nos veem como as pessoas mais confiáveis, apesar de lhes demonstrarmos nosso amor incondicional, sobretudo quando estão na adolescência; pois existem assuntos que, embora possam ser inquietantes para eles, sentem vergonha em compartilhá-los conosco.
Por isso eles preferem conversar com seus amigos ou colegas de escola para esclarecer suas dúvidas, ignorando completamente que nosso grande conselho pode ser benéfico para suas vidas. Não compartilhar segredos é algo normal, pois cada um escolhe se deseja guardá-los ou revelá-los.
No entanto, para os pais é algo importante; por essa razão eu compartilho alguns conselhos eficazes da psicóloga Dolors Mas, que nos ensina como conseguir uma aproximação mais íntima com nossos filhos.
Comunicação efetiva
É preciso compreender que, se quisermos ter uma boa comunicação com os nossos filhos, devemos evitar por completo nos tornar seus amigos. Infelizmente, não podemos ser amigos deles, pois perderíamos a autoridade e o respeito.
Pense desta maneira, se algum dia impuser um castigo, talvez seus filhos não o levem a sério, porque, para eles, existe amizade entre vocês; portanto, não terão consequências graves.
Dito isso, compartilho essas dicas para que você possa melhorar a comunicação com seus filhos:
1. Ambiente agradável
Sei por experiência própria que os pais querem saber tudo o que os filhos estão pensando, sentindo e experimentando. Normalmente, tornamo-nos espiões ou entrevistadores, e que nos digam alguma coisa, onde quer que estejamos.
Mas, infelizmente, é importante pensar no lugar e no ambiente onde escolhemos conversar com nossos filhos. Se você realmente quer que eles compartilhem seus segredos, então você deve ser cauteloso e escolher o momento certo com um ambiente agradável para ambos.
Quero dizer, talvez você possa conversar no quarto dele depois da hora do almoço, mesmo quando você estiver andando, a ideia é que os dois estejam em um espaço onde não haja interrupções ou distrações, para que você possa dar-lhe toda a atenção possível.
2. Comece você a conversa
Se seus filhos não são muito bons conversadores, então será uma boa oportunidade para você abrir a comunicação. Você pode perguntar-lhes o que ele têm, como estão, como estão indo no colégio, e comece falando sobre algumas experiências de vida que teve quando tinha a idade deles; ao fazê-lo, garanto que irá criar uma ligação importante de empatia e confiança.
Neste ponto você deve ser prudente e evitar completamente invadir a sua privacidade, porque haverá questões que ele ainda não quer compartilhar com você, então recomendo que você vá interpretando sua imagem corporal, ou seja, seus gestos, a postura do seu corpo, seus olhares, para perceber se é melhor continuar falando ou parar a conversa.
3. Escutar com atenção
Ouvir não é o mesmo que escutar. Quando seus filhos tiverem algo a compartilhar com você, é hora de dar a eles toda a atenção possível. Deixe que falem sem interrompê-los ou opinar, dê-lhes tempo para que possam expressar-se; depois, quando for prudente, poderá dar seu ponto de vista, opinião e conselhos.
É fundamental criar empatia para desenvolver a confiança; se escutar com atenção, olhar nos olhos de seus filhos quando eles falarem com você, criará um vínculo de confiança e respeito. Evite julgar, criticar e dizer coisas negativas, pelo contrário, que de sua boca só saiam coisas positivas e boas.
4. Permitir que tomem decisões
Como pais, queremos guiá-los, protegê-los e cuidar deles, e é por isso que estamos acostumados a ordenar ou dizer aos nossos filhos o que devem fazer, mas, infelizmente, assim invalidamos sua capacidade própria de decidir e aprender com os seus erros.
Amplie sua opinião e conselho, explique o que pode acontecer em qualquer situação, mas deixe-os tomar as próprias decisões. Sei que às vezes deixá-los decidir pode ser preocupante para os pais, no entanto, faz parte da vida e eles terão que aprender a enfrentar as consequências de seus atos.
5. Seja paciente
Não queira se tornar um entrevistador ou jornalista da noite para o dia, isso pode fazer com que seus filhos deixem de compartilhar seus segredos com você, será melhor ir com calma e deixar que a comunicação flua com os dias e meses. Dê-lhes tempo e espaço, mas nunca deixe de estar atento a como agem ou se comportam, pois são sinais que podem indicar se algo anda bem ou mal.
Neste ponto, é importante que eles compartilhem com você o que sentem sem necessidade de forçar uma conversa. Evite pressionar, pois as coisas não vão dar certo, e você só poderá provocar conflitos desnecessários.
Ao seguir esses conselhos, você pode melhorar e fortalecer a comunicação com seus filhos e fazê-los compartilhar seus segredos. Seja paciente, ouça atentamente, partilhe as suas experiências de vida, deixe-os tomar suas próprias decisões e evite criticar ou impor suas próprias ideias. Você verá que, com o tempo, eles aprenderão a confiar mais em você.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 consejos para conseguir que tus hijos compartan secretos contigo