5 desafios do casamento que eu não esperava
Todo mundo sabe que o casamento dá trabalho. Mas, apesar de todos os conselhos que se recebe essas coisas certamente ainda surpreendem.
Aaron Anderson
Estou casado por pouco mais de 10 anos. A maior parte desses anos tem sido muito boa. Mas tem havido outras em que não foi tão bom. Isso não significa que foram tempos ruins. Eram apenas… Inesperados. Tempos esses que variam de engraçados a desafiadoramente estranhos – e até um pouco mais. Sim, eu esperava que o casamento fosse adorável e que também fosse um desafio, mas algumas coisas eu não esperava absolutamente.
Aqui estão cinco coisas que eu não esperava sobre o casamento.
1. O casamento não se trata de romance
Sim, os casamentos devem ser românticos, mas não apenas românticos. Há coisas mais importantes para se fazer. Em vez de usar o seu tempo livre pensando no que você vai fazer para impressionar o seu cônjuge (como quando vocês estavam namorando) você tem a casa para cuidar, crianças para ajudar, refeições a preparar, etc. Se você gastar todo (ou grande parte) do seu tempo tentando “romancear” seu parceiro, você não irá fazer muita coisa e acaba não sendo um bom cônjuge no final.
2. Há uma razão para todas as piadas
Antes de me casar, eu ouvi todos os tipos de piadas sobre casamento. Havia piadas sobre intimidade, crianças, dinheiro, sogros, etc. Quando eu as ouvia, pensava que alguma alma mal-humorada vivendo um casamento amargo provavelmente as havia inventado. “Nunca vou ter esses tipos de problemas”, pensava eu. Mas depois de estar casado há algum tempo, percebo que essas piadas foram feitas provavelmente por alguém em um (na maioria das vezes) casamento feliz, afinal – porque as piadas são realmente verdade.
3. O casamento pode ser… Estranho
Todo mundo sabe que o casamento não é sempre um mar de rosas. Mas isso não significa que seja sempre um desafio. Às vezes é apenas estranho. Por exemplo, há uma série de problemas médicos embaraçosos que surgem na vida de uma pessoa. Antes do casamento, você tem um membro da família que o acompanha ao médico nessas situações embaraçosas, porque você não se importa se essa pessoa a veja em seu pior estado. Mas quando se é casado, seu cônjuge leva você. E o seu cônjuge o vê em todo o seu glorioso embaraço – antes, durante e depois. E, por vezes, isso se torna uma imagem difícil de afastar quando você vai dar o beijo de boa noite.
4. Você perde muito da sua privacidade
Às vezes você apenas querer se sentar sozinho e ler aquele romance que todo mundo tá falando sobre. E outras vezes você quer tomar uma bebida e comer alguns salgadinhos enquanto assiste a um filme de terror que você estava esperando para ver. Mas quando você está casado, essas coisas que você gosta de fazer em particular estão em aberto. Então, é melhor você estar preparado para responder quando lhe for perguntado, “O que é que você está lendo?” E é melhor você se acostumar a assistir a um filme que ambos gostam e deixar os salgadinhos na cozinha, porque o seu cônjuge pode não gostar de migalhas de chips no sofá.
5. O casamento é um equilíbrio entre o “eu” e “nós”
Todo mundo sabe que no casamento há duas pessoas. Mas você não pode se concentrar apenas na felicidade de seu cônjuge o tempo todo. Focar nas necessidades e desejos do seu cônjuge todo o tempo é algo que o sufoca. E isso cria o hábito de esperar ser sempre agradado. Além disso, se você não está se concentrando em si mesmo e em que o faz feliz então você não está sendo uma pessoa interessante ou original para o seu cônjuge amar. O casamento, portanto, é um equilíbrio sem fim entre concentrar-se o suficiente em seu cônjuge e também em você.
_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original 5 marriage challenges I never expected.