5 desafios que as mães solteiras enfrentam
As mães solteiras assumem desafios por dois. Mas quais obstáculos elas tem que enfrentar? Confira:
Adriana Acosta Bujan
Encontramos, hoje, várias mulheres que são mães sozinhas sem terem o apoio do pai da criança. São mulheres extraordinárias, corajosas e perseverantes, apesar dos preconceitos sociais e familiares que enfrentam.
Ser mãe solteira não é uma tarefa fácil, pois implica um esforço duplo para tudo, tanto físico quanto emocional. No entanto, esse esforço e sacrifício serão sempre recompensados com o amor da criança.
Vamos falar sobre os desafios que essas mulheres enfrentam, pois são pessoas admiráveis que demonstram grande coragem todos os dias ao criar seus filhos, cuidar do lar, trabalhar e muitas vezes também estudar. Nesse processo, muitas delas fazem grandes sacrifícios e muitas vezes passam por obstáculos difíceis de serem superados.
Lutadoras incansáveis
As mães solteiras enfrentam grandes adversidades na criação dos filhos, pois precisam saber administrar perfeitamente seu tempo, bem como as finanças, para proporcionar aos filhos uma vida equilibrada e emocionalmente estável.
Vejamos abaixo seu valor e sua luta constante como exemplo para nossas vidas:
1. Sobrecarga de responsabilidade
As mães solteiras, obviamente, têm uma sobrecarga de responsabilidades e obrigações, pois, sem o apoio de um parceiro, esse esforço é redobrado. Elas precisam trabalhar para sustentar, ou ajudar no sustento de seus filhos, ao mesmo tempo em que precisam cuidar deles, educá-los e apoiá-los. E como se não bastasse, também são responsáveis pela limpeza da casa.
É por isso que muitas vezes estão sobrecarregadas, cansadas e estressadas, pois não é fácil cumprir tudo. Por isso é sempre bom pedir ajuda aos familiares ou amigos, para poder desfrutar a experiência de ser mãe sem sentir que está carregando um fardo enorme nos ombros. Com essa ajuda, o fardo fica mais leve.
2. Vida profissional tendo filhos
Felizmente, muitas mulheres com filhos podem trabalhar e, devido a isso, ser independentes. Porém, quando você tem filhos pequenos e é mãe solteira, a vida profissional pode ser um obstáculo.
A jornada de trabalho de oito horas em qualquer empresa as impede de buscar seus filhos na escola, por isso precisam encontrar opções para dar conta de seus cuidados. Às vezes, elas optam por pagar uma cuidadora ou escolhem trabalhos com salários mais baixos que lhes permitam cuidar dos filhos, como um de meio período, trabalho home-office ou outro em que seja possível levar o filho junto (o que é raro de acontecer).
3. Falta de tempo para si mesmas
Obviamente, o tempo livre que elas têm é dedicado cem por cento ao cuidado dos filhos, por isso se esquecem muitas vezes de atender às próprias necessidades. Isso, a longo prazo, pode transformá-las em mulheres frustradas, pois deixam a si mesmas de lado para ver seus filhos felizes.
É importante que as mães solteiras entendam que, assim como seus filhos precisam dos cuidados da mãe, elas também têm o direito de ter um tempo livre. Por essa razão é importante pedir ajuda a seus parentes ou amigos, para poder equilibrar as necessidades de seus filhos com as delas.
4. Sem oportunidades de amar
Algumas mães solteiras dedicam a vida e estão o tempo todo em função dos filhos, sem perceberem que estão rejeitando oportunidades para amar, acham que não têm tempo para pensar no amor.
Talvez isso não seja importante para algumas mulheres. Todavia, como seres humanos, temos necessidades a atender. E não me refiro tanto a ter intimidade com alguém, mas a suprir aspectos emocionais que um companheiro pode proporcionar. No final do dia, faz bem para qualquer pessoa se sentir amada e atraente.
5. Rejeição social
Infelizmente, devido a crenças, culturas ou paradigmas, ainda existe certo preconceito com mães solteiras hoje em dia.
Por isso, uma das dificuldades que essas mulheres enfrentam é a rejeição social, críticas e julgamentos inúteis de algumas pessoas.
Portanto, que possamos apoiar as mães solteiras e aprender a respeitá-las, pois são mulheres guerreiras e até invejáveis por sua grande força interior. E, para elas, não há nada que seja impossível de alcançar.
Que possamos seguir seu exemplo quando acharmos que não conseguimos mais carregar o peso de nossas responsabilidades. E o mais importante, aprender a nos sentirmos sortudas, pois, assim como elas, somos mulheres e mães, capazes, corajosas e guerreiras.
Lembre-se, muitas vezes elas não pedem a nossa ajuda, mas, sejamos empáticas e a ofereçamos, pois temos algo em comum: o fato de sermos mães.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 desafíos que atraviesan las madres solteras