5 desafios que mães sozinhas enfrentam

É admirável o grande esforço e dedicação das mães que criam seus filhos sozinhas. Conheça os desafios que elas enfrentam.

Adriana Acosta Bujan

Muitas mulheres criam ou criaram seus filhos sem ter o apoio do pai deles. Meu respeito a elas. É algo admirável que deve ser reconhecido, pois são mulheres valentes, lutadoras, invencíveis e abnegadas.

Devo confessar que fui como aquelas mulheres em uma época da vida, pois o pai do meu filho não estava presente. Não posso culpá-lo totalmente, pois decidimos nos divorciar quando nosso filho tinha seis anos. E para explicar sua falta de atenção para com meu filho, talvez eu possa afirmar era um homem imaturo.

Há vários motivos pelos quais as mulheres decidem criar os filhos sozinhas, sem a presença do pai. Não vou me aprofundar nesse assunto, pois seria um tanto ambíguo e complexo, já que todas nós experimentamos situações distintas.

O que vou enfatizar neste artigo é a força que muitas mulheres têm para perceber que, apesar dos obstáculos que a vida lhes trouxe, elas são capazes de continuar lutando por seus sonhos.

Lições para todas as mães

Como mencionei antes, pode ser um pouco difícil criar os filhos sozinha, mas não é impossível. Muitas mães têm lutado incansavelmente para ver seus filhos felizes, mas que desafios enfrentaram?

Advertisement

1. Maior responsabilidade

O normal é dividir responsabilidades e obrigações com o pai dos filhos. Mas quando não há essa ajuda (pela razão que seja), as mães têm que enfrentar um fardo maior de responsabilidades sozinhas.

Não se trata apenas da questão financeira, que é um ponto importante, pois em muitos países o salário é muito baixo ou insuficiente para sustentar uma família. Mas também me refiro às responsabilidades sobre o cuidado, a vestimenta, a educação, a diversão, a criação de maneira geral.

Essas mulheres enfrentam o desgaste físico e psicológico, pois carregam nos ombros o desafio de criar os filhos, ajudando-os a serem felizes São mulheres únicas que trabalham para dar apoio financeiro e ao mesmo tempo cuidar da casa.

2. Dependência

Há mulheres que precisam sair de casa para sustentar os filhos, por isso pedem constantemente ajuda de parentes ou pessoas de fora.

Elas se deparam com o desafio de encontrar alguém para cuidar de seus filhos durante sua ausência, e ainda saem de casa com medo e preocupadas, pensando se eles vão ficar bem.

Advertisement

Pode ser que a mãe tenha a sorte de receber apoio de seus familiares, mas em outras situações não é o caso, então elas precisam recorrer à cuidadoras contratadas.

Sem dúvida, é um desafio com desgaste psicológico, pelo simples fato de que as mães gostariam de estar sempre presentes durante o desenvolvimento dos filhos; no entanto, às vezes você não pode porque tem que cumprir outras responsabilidades.

3. Dar uma pausa no amor

Algumas mulheres encontram outra oportunidade de amar novamente e ter estabilidade emocional. No entanto, elas interrompem esses sentimentos para priorizar seus filhos, pois para elas o mais importante é cuidar deles.

Agora, há mulheres em que a ideia de ter outro companheiro não é tão simples, pois já perceberam que têm grande força interior para criar os filhos sozinhas; então, elas temem compartilhar a criação deles com outra pessoa.

Podemos até dizer que as mulheres que criam os filhos sozinhas tornam-se mais cautelosas e exigentes em se tratando de ter outro parceiro.

Advertisement

4. A mãe de muitos

As mães que criam seus filhos sozinhas costumam buscar sinergias com outras pessoas para ajudarem umas às outras. O desafio é empatizar com outras mulheres, ter objetivos e metas semelhantes, para que possam se ajudar.

Você pode pensar que é fácil fazer amizades, mas para uma mãe que cria seus filhos sozinha não é, pois ela não têm muito tempo livre para se dedicar às relações sociais devido ao peso das responsabilidades.

5. Sacrifícios

À medida que os filhos crescem, é natural que suas necessidades mudem. Essas mães sempre buscarão meios de estar presentes na vida dos filhos, apesar de todo o trabalho e cansaço acumulado no dia, sacrificando seu próprio bem-estar.

São mães dedicadas, comprometidas e responsáveis, que colocam de lado a diversão e o tempo livre para ficar com os filhos. Talvez possamos acreditar que elas se sintam culpadas e é por isso que costumam se sacrificar; no entanto, não há maior satisfação para elas do que passar momentos significativos com seus filhos.

Criação de filhos não é um tema que deva ser tratado de forma leviana, pois envolve muitos fatores que devem ser considerados e que são responsabilidades que adquirimos quando nos tornamos mães, além de ser para toda a vida.

Advertisement

E mais fácil desempenhar a parentalidade quando compartilhada com o pai das crianças. Por isso devemos aplaudir e admirar todas as mães que criam seus filhos sem um marido, pois são verdadeiras heroínas e o exemplo que muitas de nós podemos seguir.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 desafíos que enfrentan las madres solteras

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.