5 dicas ótimas para planejar um chá de bebê dentro do orçamento

5 dicas para fazer uma festa linda, gastando bem pouco.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

A gravidez é um momento único na vida da mulher. A expectativa em torno da chegada do bebê é um sentimento que envolve a futura mãe e todos em sua volta.

Nesse contexto, o chá de bebê aparece como uma forma de compartilhar com a gestante essa alegria e de fazê-la sentir-se amada e querida.

Entretanto, é preciso lembrar que a preparação para a chegada do bebê envolverá várias outras despesas e, também, que é prudente fazer uma reserva financeira para emergências. Assim, todo cuidado é pouco no que diz respeito a gastos extras nessa fase.

As dicas a seguir ajudarão a organizar uma linda festa, mantendo as despesas dentro do orçamento:

1. Estabeleça os limites

Defina previamente quanto poderá gastar. Você só conseguirá determinar o que poderá ser feito, quantas pessoas poderá convidar e o que poderá ser servido após definir quanto poderá gastar.

Advertisement

2. Simplifique

Em vez de entregar convites impressos, por que não enviá-los por e-mail? Existem diversos sites com convites digitais gratuitos. Basta escolher o modelo, preencher e enviar.

Se você faz questão de convites impressos, que tal imprimir em casa em vez de comprar convites prontos? O site Catch My Party tem uma seção especial de chá de bebê com vários modelos de convites. É só baixar o arquivo e imprimir.

Simplifique o cardápio também, servindo apenas um lanchinho (não um jantar!). É importante levar isso em consideração quando for escolher o horário da festa.

3. Delegue os preparativos

Você não precisa fazer tudo sozinha (especialmente se você for a gestante!). Aposto que entre as convidadas existem pelo menos duas ou três cozinheiras de mão cheia que adorarão ajudar a preparar alguns quitutes. Peça uma torta salgada para cada uma e você se encarrega dos doces, por exemplo.

Peça para aquela sua amiga animada preparar algumas brincadeiras para divertir as convidadas.

Advertisement

Envolver sua família e amigas nos preparativos torna tudo mais divertido!

4. Capriche nos detalhes

O capricho com os detalhes revela carinho na preparação. Por isso, capriche!

Em vez de fazer o bolo em uma forma comum, por exemplo, use forminhas de cupcake, que custam bem baratinho e dão um charme especial à decoração. Você pode usar qualquer receita de bolo nessas forminhas e até de tortas salgadas – dispensando o uso de pratos e garfinhos. O site The Cookie Shop traz um passo a passo de como fazer esses bolinhos que, além de lindos, estão super na moda.

Faça você mesma as torradas para servir com patê. Use pão de forma e cortadores de biscoitos em formados diferentes, como corações, flores, ursinhos, combinando as torradinhas com o tema da festa. Outra ideia para com patês e pão de forma é servi-los na forma de mini sanduíches. Para isso, retire a casca do pão e corte em quatro partes.

5. Esbanje criatividade

É possível fazer uma decoração bem bonita, gastando quase nada de dinheiro e esbanjando criatividade.

Advertisement

Pequenos vasinhos de flores naturais e balões alegram qualquer ambiente e têm um custo bem pequeno. Se quiser inovar, faça pequenos arranjos de flores em xícaras, bules ou jarras de suco.

Para presentear as convidadas, o site Painel Criativo traz dezenas de ideias incríveis de lembrancinhas que utilizam materiais bem simples e até recicláveis.

Assim, não deixe que o orçamento apertado impeça você de comemorar essa fase tão especial com sua família e amigas. Com planejamento, simplicidade, uma ajudinha, muito capricho e criatividade, você certamente conseguirá fazer uma linda festa, gastando bem pouco.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.