5 Dicas para acabar com o caos ao acordar seus filhos pela manhã

Acordar seus filhos pela manhã tornou-se um desafio diário? Aqui estão alguns truques que funcionam de verdade.

Camila Gómez

São 6h30 da manhã e o despertador toca na casa da família Garcia. Como de costume, Jimena, a mãe, levanta-se e começa a preparar a mesa para que todos – filhos e marido – tomem o café da manhã juntos antes de ir para escola e seus respectivos trabalhos.

Enquanto isso, José, o pai, preocupa-se em acordar lentamente os filhos Guilherme, de 7 anos, e Florência, de 4. Porém, algo dá errado e os dois começam a chorar dizendo que não querem ir à escola. Já passaram vários minutos e as lágrimas continuam. A tensão toma conta dos pais e os gritos quebram a harmonia que reinava até então. 

Essa situação lhe parece familiar? Caso a resposta seja “sim”, saiba que essa é uma cena que se repete diariamente em milhares de famílias ao redor do mundo.

Por isso preparei este artigo: para analisar o caso e dar alguns conselhos que podem ajudar a tornar aquelas manhãs de preparação e correria uma parte agradável da rotina e não o pesadelo matinal que tem sido até agora. Confira:

1. Transmita calma

As crianças são muito receptivas, então o melhor a fazer, como pais, é ficar completamente calmos diante da situação. Perder a calma não ajudará a resolver o problema, mas acalmar as coisas, sim.

Advertisement

2. Estabeleça uma rotina de sono que lhes permitam dormir o necessário

Os pediatras recomendam que as crianças durmam mais do que os adultos, porque seu gasto energético é maior. 

O melhor a fazer para chegar nesse ponto é prestar atenção em quantas horas seus pequenos estão dormindo. Se perceber que é muito menos do que o indicado, é importante começar a criar uma rotina de sono que modifique os maus hábitos que estão gerando situações tensas todas as manhãs.

3. Verifique se eles não estão com algum problema de saúde

Algumas crianças começam a apresentar distúrbios do sono, entre eles insônia e sonambulismo, ainda na tenra idade. Embora os médicos considerem normal a manifestação de alguns deles, é melhor consultar o pediatra ou outro especialista para se certificar disso e saber o que fazer para garantir que seus filhos tenham uma noite de sono o mais tranquila possível.

4. Acorde-os alguns minutos mais cedo

Se seus filhos precisam estar na escola às 8h e o transporte escolar passa para pegá-los às 7h30 – ou você leva-os de carro e precisa sair de casa à determinada hora porque sabe que tem um trânsito congestionado pela frente – você não pode começar a acordá-los às 7h. É preciso escolher um horário que possibilite que todo o processo seja feito com tranquilidade.

Ou seja, se começar a acordá-los o mais tardar às 6h40, eles podem despertar com calma, tomar um café da manhã agradável e ter tempo para terminarem de se arrumar com tranquilidade sem se esquecerem de nada.

Advertisement

5. Deixe tudo pronto na noite anterior

É melhor que as mochilas sejam arrumadas ainda na noite anterior, assim eles vão economizar tempo e pressão na hora de se levantar. 

Certifique-se de que seus filhos façam os deveres de casa e, imediatamente depois de acabarem, organizem os livros ou cadernos que devem levar para a aula no dia seguinte. Com isso você irá fomentar organização, tranquilidade e responsabilidade neles.

Com essas dicas simples, você conseguirá afastar gradualmente o fantasma da histeria em massa que invade sua casa todos os dias. 

Tenha em mente que você vai precisar se armar de paciência, porque, como praticamente tudo na vida, esse é um processo que requer tempo e supervisão até que consiga incutir na família o hábito de acordar feliz todas as manhãs para começar o dia como um uma nova oportunidade de crescimento pessoal.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Sé una mamá con varita mágica: trucos para levantar a tu hijo de la cama

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.