5 dicas para evitar relações destrutivas

Todos vivemos diferentes tipos de relações ao longo da nossa vida, mas o que fazer quando a atual está destruindo a nossa vida?

Paola Enriquez

Além da amizade, todos vivemos outro tipo de relações baseadas em um vínculo afetivo, seja o carinho, o enamoramento, a paixão ou o amor. Quando estamos emocionalmente ligados a alguém, nos sentimos mais felizes e mais seguros, inclusive mais saudáveis. Infelizmente, em muitas ocasiões, estabelecemos relações que afetam tanto a nossa saúde física como emocional, chegando a pôr em risco a nossa vida, no pior dos casos.

Este tipo de relações eu observei-as de perto, porque toda a minha vida vi pessoas engajadas neste tipo de relação, lutando para levá-las adiante quando está claro que estão condenadas ao fracasso. Essas tentativas de pouco serviram, trazendo à relação mais problemas do que soluções.

A longo prazo, essas pessoas sentiam-se cada vez mais infelizes, e o processo que viveram para tirar a venda dos olhos foi, como podemos imaginar, muito doloroso. Felizmente, a maioria delas, apesar do quão triste isso poderia ser nesses momentos, finalmente perceberam o que estava errado, e fizeram o que era mais saudável para si e seu parceiro: terminar o relacionamento.

Há que ter em conta que essas situações não só afetam você, como também têm um impacto muito importante no seu ambiente familiar. Seus filhos, irmãos, primos ou qualquer outro membro de sua família que não tenha idade suficiente para processar adequadamente este tipo de situação crescerá pensando que essa forma de relacionamento é a mais adequada. Além disso, muitas vezes, descarregamos as frustrações sobre a nossa família, o que não é justo para ninguém.

Devido a tudo isso, reuni algumas dicas simples para se evitar cair em um relacionamento como esses:

Advertisement

1. Conheça a si mesmo

Ninguém pode estabelecer uma relação saudável se antes não a tem consigo mesmo. Conheça seus gostos, seus limites e suas aspirações. Desta forma, será mais fácil encontrar alguém que partilhe esses ideais e formar uma relação saudável e, da mesma forma, poderá evitar aqueles que queiram travar o seu desenvolvimento pessoal.

2. Ter metas fixas

Uma vez estabelecidos os seus objetivos, é mais difícil alguém fazê-lo duvidar deles ou ficar numa relação que, claramente, o leva por um caminho que você não quer percorrer.

3. Estabeleça limites

Não só é importante saber o que se quer, também é importante saber o que não se quer. Se reconhecer atitudes ou comportamentos de que não gosta, fale com o seu parceiro e, se não há muito a fazer, o melhor é terminar a relação.

4. Fale com a sua família

Na maioria das vezes, estamos tão presos nesse tipo de relacionamento, que cortamos toda a comunicação com os outros. Não há nenhuma razão para que você tenha que passar por essas dificuldades sozinho, você tem que ter em mente que precisa do apoio de pessoas próximas. E nada melhor do que a sua família, porque eles conhecem você melhor do que ninguém e saberão orientá-lo adequadamente.

5. Se precisar de ajuda profissional

Se a relação vai além de uma simples falta de compatibilidade e de algumas discussões, é necessário que busque a ajuda de um profissional que o ajude a levar devidamente o processo de separação e, assim, evitar situações similares no futuro.

Advertisement

Muitas vezes, temos a sensação de que não temos o controle nesse tipo de situação, quando, na realidade, está em nossas mãos criar vínculos afetivos que nos façam crescer como pessoas. Também não percebemos que essas situações afetam mais que as duas pessoas que estão na relação.

Uma vez que tenhamos posto em prática estes simples passos e alguns outros que iremos descobrindo com o tempo e a experiência, será mais fácil estabelecer uma relação aberta, sã e respeitosa, o que ajudará ambos a se realizar, tanto pessoal quanto profissionalmente, e construir uma relação de casal saudável e feliz.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 consejos para evitar las relaciones destructivas

Toma un momento para compartir ...