5 dicas para lidar com um adolescente irritado
Compreender as dificuldades que causam irritabilidade nos adolescentes é fundamental para auxiliá-los na superação das mesmas e manter a paz familiar.
Suely Buriasco
É difícil que os pais não tenham, em algum momento, que lidar com um adolescente irritado, até porque faz parte da idade sentir-se pressionado e estressado diante das novas responsabilidades que precisam assumir. Além de tudo as transformações físicas e hormonais são intensas e é normal que as emoções fiquem em desalinho. Frustração, irritabilidade, ira entre outros sentimentos são muito comuns nessa faixa etária e podem tumultuar toda a família.
É importante que os pais estejam preparados para melhor direcionar os filhos nessa fase, não permitindo que conflitos familiares se ampliem. Nesse sentido, pensemos nas dicas abaixo:
1- Compreenda as suas manifestações
Entender as necessidades do adolescente e a forma como ele as demonstra é fundamental para auxiliá-lo nesse período. Assim, lembre-se de toda a pressão natural da idade e se esquive de levar tudo para o campo pessoal. Seu filho não está contra você, ele está confuso com sua própria vida e precisa de apoio, de direção segura e não de reprimendas.
2- Apoiar não significa aceitar
Disciplina é sempre importante no processo educacional. Apoiar seu filho não é deixar que ele faça o que quer, muito ao contrário. Apoiar um adolescente é manter-se próximo; é inspirar segurança e, para tanto, é necessário disciplinar seus atos, forma de pensar e conceitos. É preciso entender que apoiar e concordar não são sinônimos, podemos apoiar mesmo não concordando e deixar isso claro facilita muito. Não se pode relevar a importância de definir limites ao adolescente.
3- Converse muito, fale menos e escute mais
Nunca tente forçar um adolescente, não vai funcionar. Transformar conversa em sermão também “vai entrar em um ouvido e sair pelo outro”; não adianta. Aprender a conversar e escutar o adolescente é que direcionará a orientação que você precisa prestar a ele, então procure só falar depois de compreendê-lo e seja objetivo, assertivo e afetuoso. Isso sim terá efeito!
4- Observe as entrelinhas
O adolescente dificilmente vai manifestar seus sentimentos de forma clara, lembre-se que ele costuma estar muito confuso, então é importante estar atento ao que o está afetando. A irritação de um adolescente sempre tem uma fala por trás, um motivo não aparente e é preciso que façamos um esforço para compreender o que se passa e tentar efetivamente ajudá-los.
5- Não use de força física
Violência só gera mais agressividade sempre e na adolescência tem efeito devastador. Segundo a matéria: “Primeiro não se deve bater nos filhos porque os filhos imitam os pais. Filhos que apanham dos pais batem nos outros e às vezes batem nos próprios pais… mais cedo ou mais tarde!” O uso da força física denota pouca autoridade moral.
É de suma importância que os pais estejam junto com seus filhos no enfrentamento das dificuldades na adolescência, caso contrário, os conflitos podem tomar proporções tão significativas que acabam por afastar pais e filhos por toda a vida. Saber lidar com a irritação dos filhos adolescentes além de ajudá-los a direcionar suas energias para atividades positivas, ainda aproxima os elos familiares. Adolescentes que contam com o apoio dos pais superam suas dificuldades e amadurecem de forma sadia e segura.