5 dicas para parar de comer demais à noite

Considere mudar seus maus hábitos alimentares durante a noite, para evitar consequências para a sua saúde. Aqui estão algumas estratégias para fazê-lo.

Adriana Acosta Bujan

Algumas pessoas têm o hábito de jantar tarde demais ou acordar à meia-noite para abrir a geladeira e comer algo, a primeira coisa que encontrarem, para saciar seu apetite. No entanto, fazer isso frequentemente pode causar problemas de saúde, como azia, aumento de peso, porque se o ciclo metabólico se descontrola, surge insônia, problemas cardíacos, entre outras afecções.

Agora, as razões pelas quais as pessoas comem muito tarde da noite são diversas: elas podem estar sofrendo de depressão, ansiedade, estresse, insônia ou podem até não ter comido bem durante o dia, e é por isso que estão com fome.

Temos que identificar o que realmente nos leva a ter essa vontade de comer para podermos curar essa parte emocional ou alterar esse mau hábito. Caso contrário, todos os nossos esforços para mudar terão sido em vão.

Uma vez identificada a parte emocional, reconhecendo a razão pela qual você se alimenta demais à noite, você pode seguir estas estratégias nutricionais aconselhadas pelos especialistas.

Como mudar maus hábitos alimentares à noite

Se quiser manter uma boa saúde, será fundamental modificar o mau hábito de se alimentar à noite, sobretudo muito tarde. Então, recomendo as seguintes estratégias nutricionais de especialistas para alcançar seu objetivo facilmente:

Advertisement

1. Comer de forma saudável durante o dia

Algumas pessoas têm o hábito de pular refeições durante o dia, ou seja, talvez parem de tomar café da manhã ou de almoçar porque não têm tempo para fazê-lo. O que estão provocando com isso é um descontrole alimentar e, possivelmente, em vez de ter energia durante o resto do dia para suas atividades, fiquem cansados e esgotados.

Se escolher comer nutritivamente, é provável que não sinta fome durante a noite. Lembre-se de que, se lhe apetecer algo durante o dia, é preferível que coma, assim evitará ter algum tipo de desejo durante a noite.

2. Jantar uma hora antes de dormir

Existem pessoas que, por alguma razão, evitam jantar. Talvez porque estejam tentando perder peso ou porque não tiveram tempo de fazê-lo e estão muito cansadas. No entanto, você pode acostumar seu corpo a jantar antes de dormir, escolhendo alimentos que não sejam pesados. Por exemplo, iogurte, um sanduíche, um pedaço de queijo, entre outras coisas.

A ideia é que tenha algum alimento no estômago para que não sinta fome durante a madrugada e não levante para abrir a geladeira.

3. Trabalhe em suas emoções

Muitas vezes, as pessoas se alimentam porque estão experimentando algum tipo de doença mental, como depressão ou ansiedade. Neste caso, será apropriado perguntar por que você quer comer durante a noite, assim você pode trabalhar suas emoções e evitar comer.

Advertisement

Talvez ajude ouvir algum tipo de música relaxante, tomar um banho antes de ir para a cama, ler um bom livro ou ver uma série de televisão. Evite se angustiar com seus problemas, pois isso tira o sono e possivelmente lhe dará fome durante a noite.

Como dizia a minha avó, e agora digo a você que está lendo: “Se os seus problemas têm solução, por que se afligir? E se não têm, por que se afligir? Deixe as coisas se ajeitarem e fluírem, não se pressione nem se angustie”.

4. Aumente as proteínas e fibras durante o dia

Os especialistas em nutrição aconselham que, em cada refeição do dia, as pessoas consigam ingerir pelo menos 20 a 25 gramas de proteína do tipo vegetal e não apenas proteínas derivadas de carne animal. Os alimentos recomendados são: manteiga de amendoim ou amendoim ao natural, aveia, lentilhas, feijão, tofu, espinafre, entre outros.

Além disso, considere igualmente escolher alimentos que contenham fibras que irão deixá-lo saciado para evitar atacar a geladeira durante a noite. Alguns alimentos ricos em fibras são: cereais, frutas, nozes, legumes, entre outras.

O recomendável é jantar de forma nutritiva. Assim, evitará sentir fome durante a noite.

Advertisement

5. Durma o suficiente

Se você fica cansado durante o dia, possivelmente é porque não dormiu bem. E por essa razão, vai sentir fome durante a noite. É importante tentar dormir de 7 a 9 horas seguidas, assim seu corpo e mente poderão relaxar e você evitará comer durante a noite.

Inclusive, deve considerar que não dormir bem pode provocar problemas cardiovasculares e alterações metabólicas, algumas delas se relacionam com a ativação da sensação de fome e a descompensação do metabolismo da glicose e do peso. Muitas vezes se confunde cansaço com fome.

Agora já sabe, não é nada recomendável jantar muito tarde. Será melhor seguir essas estratégias para eliminar do seu estilo de vida esse mau hábito. Lembre-se de que a sua saúde é o mais importante, e é por isso que precisa ter cuidado.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 consejos para dejar de comer de más por las noches

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.