5 dicas para sobreviver ao terceiro trimestre de gestação

Reduza o desconforto do terceiro trimestre de gravidez com essas dicas simples.

Isis Lugo

A partir da 28ª semana, começa a reta final da gravidez, o difícil terceiro trimestre em que o crescimento do bebê é acelerado e, com isso, o desconforto para a mãe aumenta. Isso se traduz em dificuldade para conciliar sono, sensação de cansaço, inchaço dos pés e das mãos, preocupação com o parto, entre outras coisas que comprometem a tranquilidade e o entusiasmo com que se vive o início dessa caminhada rumo à maternidade.

Ao fazer suas consultas regulares, o médico dirá que tudo o que você está sentindo é normal e está longe de passar. Na verdade, pode aumentar até a hora de dar à luz. Isso não lhe traz segurança e tranquilidade, pelo contrário, pode aumentar seu estresse quando perde a paciência com esses desconfortos. 

Na minha experiência como mãe de primeira viagem, a forma como você vai lidar com esses desconfortos depende muito de seu estado de saúde, pois apesar de eu ser uma pessoa saudável, senti um aumento enorme no desconforto. 

Portanto, compartilho algumas dicas que me ajudaram a sobreviver ao terceiro trimestre, esperando que lhe possam ser úteis:

Tire sonecas curtas ao longo do dia sem se sentir culpada

É normal sentir sono o tempo todo, e tirar uma ou várias sonecas curtas durante o dia a ajudará a continuar com as atividades diárias. Se você trabalha, tente reservar o tempo livre para repor as energias de maneira confortável. Peça a alguém para fazer uma pequena massagem, tome um banho antes de dormir, ouça música relaxante ou cheire alguma essência de aromaterapia para ajudá-la a descansar melhor.

Advertisement

Vá ao banheiro quantas vezes forem necessárias

É irritante ter que ir ao banheiro tantas vezes ao longo do dia, mas é necessário. O bebê está maior agora e está esmagando sua bexiga, que não pode mais reter tanto líquido quanto costumava. Então, você precisa urinar com mais frequência. Não segure o xixi, pois isso contribui para o desenvolvimento de infecções no trato urinário, o que pode desencadear um parto prematuro. Também não pare de beber água, porque seu filho e você precisam mais do que nunca desse líquido vital.

Meu conselho é estar sempre preparada para ir ao banheiro, onde quer que esteja. Leve papel higiênico na bolsa, bem como gel desinfetante para eliminar as bactérias depois de urinar, principalmente se passar algum tempo fora de casa e precisar ir ao banheiro em locais públicos, como shopping centers, ou mesmo em seu local de trabalho.

Descanse com os pés para cima

Não importa se seus pés estão inchados ou não, deitar com os pés para cima, seja contra a parede ou sobre vários travesseiros, ajuda a melhorar a circulação nas pernas. É aconselhável descansar os pés dessa forma a cada 4 ou 5 horas, por 5 minutos.

Além disso, evite ficar muito tempo na mesma posição, seja sentada ou em pé, além de reduzir consideravelmente o consumo de alimentos salgados. Além de aliviar o inchaço dos pés, isso ajuda a evitar o surgimento de varizes a que estamos sujeitas durante a gravidez.

Durma do lado esquerdo

É aconselhável deitar do lado esquerdo, porque dormir de barriga para cima ou do lado direito faz com que a veia cava fique pressionada. Esta é a maior veia do corpo e por onde passa um fluxo significativo de sangue. Ao deitarmos do lado esquerdo, evitamos a pressão do peso corporal sobre essa veia, favorecendo a irrigação de sangue em direção à placenta e fornecendo maior quantidade de oxigênio e nutrientes para o bebê. 

Advertisement

Se você não aguenta essa posição, coloque um travesseiro embaixo da barriga e entre as pernas. Algumas pessoas também colocam um atrás das costas, como se encaixar melhor.

Busque informações sobre o parto

É difícil evitar se preocupar com um evento tão importante, mas estar informada traz muita segurança. Leia alguns livros ou matérias, assista a vídeos e documentários sobre o assunto para ter informações confiáveis ​​sobre o que pode acontecer e como você deve reagir. Se tiver oportunidade, faça um curso de psicoprofilaxia, em que lhe ensinarão algumas técnicas para controlar a dor e a respiração durante o parto.

Algo muito importante é extrair o melhor das histórias de parto que lhe contam. É comum que nos contem o pior que pode acontecer e isso tende a nos assustar. Uma boa atitude a ajudará a manter a calma nessas últimas semanas antes do parto. Lembre-se de que você é responsável pelo desenvolvimento dele e suas emoções o influenciam. 

Se seguir essas dicas, tenho certeza de que a última fase da gravidez não será tão difícil.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cinco consejos para sobrevivir al tercer trimestre de embarazo

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Isis Lugo

Isis Anabey Lugo Enciso es madre y maestra de Educación Especial en México, escribe sobre actividades para niños y materiales educativos en su blog www.maestrosdeapoyo.com y comparte sus experiencias de maternidad en www.mamaymaestra.com