5 dicas práticas para você que é casada, mas se sente só
Pior do que a dor de estar sozinha é a dor de se sentir sozinha mesmo não estando só. Para que essa dor passe, trouxemos 5 dicas práticas que poderão lhe ajudar a mudar isso na sua vida.
Darrell e Márcia
Infelizmente, hoje em dia, encontramos muita gente que está casada, mas está sozinha. Tem pessoas que moram numa casa repleta de gente, mas se sente só. Tem mulheres que se casaram, mas vivem uma solidão a dois. Existem homens que têm uma esposa, mas terminam procurando fora; estão casados, mas só para mostrar para a sociedade, pois não têm nenhuma intimidade com sua parceira.
Triste né? Mas acontece.
Talvez você passe por isso, talvez você já passou, mas esperamos que você não venha a passar. A solidão a dois às vezes é pior do que você não ter casado, e não acontece só no casamento não. Tem muita gente que está namorando há um tempão, ou noivou e o brilho do amor, aquele desejo de ficar junto já passou faz tempo…
Certa vez, uma pessoa nos procurou nas redes sociais e nos deu seu depoimento, que era mais ou menos assim:
“Estou casada há cinco anos e há quatro anos vivo um casamento de fachada. Não temos dificuldades financeiras e temos uma criança. Não brigamos e vivemos pacificamente. Tudo em nossa vida gira em prol do nosso filho, mesmo morando juntos e dormindo na mesma cama, vivo com milhares de quilômetros de distância do meu marido.”
Sem dúvida, deprimente, mas acontece muito mais do que você imagina.
Uma das grandes vantagens de ter um relacionamento é poder contar com alguém perto da gente, que nos dê segurança, que nos apoie, que cuide de nós. Isso interfere em nossa saúde emocional e nos sentimos muito melhores quando temos alguém que sempre está por perto.
Se você tem um casamento, você precisa cuidar dele, investir e se dedicar à sua família. Muita gente não assume essa responsabilidade e o casamento vai morgando dia a dia.
Mas talvez você fale: “Poxa, mas eu faço a minha parte, ele(a) que não faz a dele(a)”. Esse é um pensamento muito comum por aí, que o casamento é cada um dar 50%, então se eu fizer minha parte, o resto é problema dele(a).
Na verdade, isso é um engano. O casamento, aos olhos de Deus, vai pedir que você se entregue 100%, totalmente, que você ame 100%, dê carinho 100% e invista 100%, essa é conta de um casamento de sucesso. Independente da dedicação do outro ser 10% ou 100% também.
Não existe a pessoa casada, mas “não praticante”, ou você é casada ou não é. E para ser casada, e bem casada, é preciso estar 100% no casamento.
Infelizmente, isso não acontece, porque nos prendemos ao egoísmo. A luta é tão grande no dia a dia que às vezes queremos tanto nos salvar, que terminamos numa guerra em nosso próprio relacionamento, brigando pelos nossos interesses e esquecendo que somos um só e que existe o interesse do nosso casamento, acima de apenas o nosso interesse pessoal.
Outro problema ocorre quando não enxergamos nossas próprias fraquezas. Por exemplo, muitas mulheres reclamam que o marido não dá atenção, mas quando ele chega em casa a mulher parece que achou o muro das lamentações e começa a ladainha, e não para de reclamar. O cara não aguenta, e a todo custo ele quer evitar encontrá-la, pois já sabe que só vem tristeza, lamento, a esposa não consegue exalar felicidade, alegria, e isso afasta qualquer um.
Com isso, a gente termina encontrando casas que mais parecem hotéis, as pessoas entram, comem, às vezes até juntas, dormem em uma cama, podem até fazer sexo, mas vivem uma vida distante emocionalmente e espiritualmente, que chega a dar dó só de imaginar.
Elas conversam, mas não se comunicam; se beijam, mas não sentem afeto; se encostam, mas não se tocam; se olham, mas não se compreendem. Alguém já falou que a pior solidão é a solidão a dois, e sem dúvida amada, se você está passando por isso, é hora de sair e mudar o destino da sua vida.
Para isso queremos lhe dar 5 dicas práticas:
Primeira dica
Se envolva com pessoas que investem no casamento, que acreditam que a família é importante e que querem cuidar do que Deus lhes deu. Então, um grupo de casais, um curso para casais, ou mesmo ir numa igreja que tenha um ministério de casais relevante, vai fazer com que você comece a construir amizades que focam em valorizar o relacionamento, e vão lhe dar ideias e oportunidades de cultivar o seu casamento.
Segunda dica
Fortaleça a comunicação, tente entender quais assuntos ele ou ela gosta de conversar. Crie ambientes favoráveis para isso e pense bem antes de retomar aquela ladainha de sempre, isso está afastando vocês. Já que não funciona, mude o lado do disco.
Terceira dica
Tente retomar o clima de namoro. Volte àquelas coisas que você lembra que são boas experiências e que seu amor gosta, e coloque isso no dia a dia do seu casamento.
Quarta dica
Pratique a empatia, se coloque no lugar do outro. Pense o que tem afastado vocês, o que você tem feito e que ele não gosta, o que você não gostaria no lugar dele, e mude.
Quinta dica
Não desista. Simples? Claro que não. Mas supernecessário para você sair dessa solidão a dois e começar a construir uma nova história no seu relacionamento.
Chame seu amor, peça para que ele leia este artigo, informe o que você tem passado e peça ajuda a outras pessoas, caso você ache que não conseguirá sozinha. Só não se entregue. Investindo e se dedicando, vocês dois juntos podem construir uma nova história de amor para que no final vocês sejam felizes para sempre.