5 ferramentas para construir um casamento à prova de divórcio

Você quer um casamento mais forte, mais feliz? Aqui estão 5 ferramentas para ajudar você tornar o seu relacionamento à prova de divórcio.

Rachael Yerkes

_Este artigo foi originalmente publicado no blog “Travel Parent eat” e republicado aqui com permissão da autora Rachael Yerkes, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Recentemente, parece que mais e mais dos meus amigos estão se divorciando. Enquanto crescia, acho que eu soube pessoalmente de um indivíduo que se divorciou. Agora eu perdi a conta. Risque isso, eu nem sequer tento contar.

Os casamentos não são o que costumavam ser. Ou será que são as pessoas? De qualquer maneira, com o divórcio tornando-se mais socialmente aceitável e mais frequente, eu pensei que seria bom escrever sobre as coisas que você pode fazer para proteger o seu casamento deste resultado.

Eu sei que cada circunstância é diferente, este artigo não é para condenar aqueles que se divorciam, mas para aqueles que querem casamentos mais felizes, mais fortes e mais saudáveis, o que envolve algumas dicas práticas para se chegar à relação “à prova de divórcio”.

Quer melhor maneira de comemorar cada dia ou uma data especial para o casal do que descobrindo como amar melhor a pessoa com quem você está?

Advertisement

1. Comunicar

Não revire os olhos nem pare de ler… Eu sei que isso soa como o casamento 101 certo? Há uma razão para constar da lista, mas isso não significa apenas fazer um esforço para comunicar-se melhor, e falar sobre tudo e qualquer coisa, mas também para mudar a forma como você se comunica.

2. Analisar a raiz dos problemas

Isso pode incluir precisar desistir da necessidade de estar certo? De acordo com um de nossos leitores: “Abra mão da necessidade de provar que você está certo. Na maioria das vezes isso beneficia a todos. Menos luta pelo poder, mais amor.” O que é mais importante, estar certo ou o seu relacionamento?

3. Pare de complacência

Não deixe crescer a complacência em seu relacionamento. Não se contente com o local onde você está – queira mais e trabalhe mais. Tome nota, você não pode simplesmente querer algo, você tem que estar disposto a lutar por isso também. Ainda bem que o trabalho pode ser divertido.

Tenham noites só para o casal. Encontrem as coisas que vocês podem fazer juntos para se divertir, rir e brincar. É fácil se tornar negligente em seu relacionamento quando você não está ativamente tentando fazê-lo crescer.

Os casais que se divertem juntos ficam juntos, mas noites para sair não é a única solução. Trabalhem juntos, orem juntos, beijem-se muito e falem sobre o que você quer mudar/aumentar/melhorar em seu casamento. Em seguida, tome medidas para fazê-lo.

Advertisement

4. Melhorar a si mesmo

Mais uma vez, coisa muito normal, mas funciona. Pare de tentar mudar o seu parceiro, em vez disso, mude a si mesmo. Você será muito mais feliz se cuidar de modificar a si mesmo e parar de picuinhas sobre as quais você não tem controle. Pense em quais seriam essas picuinhas.

Eu poderia passar o dia todo reclamando de coisas sobre meu marido, mas o fato é que ele é humano e eu também e para cada coisa que ele pode melhorar, eu provavelmente tenho 10. A melhor maneira de fazer o casamento mais forte é tornar os indivíduos que compõem essa parceria mais forte, o que significa que eu posso trabalhar em mim.

5. Mostre gratidão

Mostre um pouco de gratidão. É difícil sentir-se grato por um cônjuge que o chateia, mas tome um minuto para dizer “obrigado”. Foque naquilo pelo que você é grato, isso vai torná-lo mais feliz, e seu casamento mais feliz.

Gosto da ideia de criar uma lista de gratidão, onde você anota as coisas que pode agradecer ao seu cônjuge quando você está de bom humor, de maneira que, quando as coisas ficarem difíceis, você tenha uma lista para olhar.

Estou certa de que há um milhão de outras coisas que você pode fazer, mas vamos começar com estas poucas. Não quero que ninguém se sinta sobrecarregado. Então, pare de tentar estar certo o tempo todo, divirtam-se juntos, foque em melhorar a si mesmo, e mostre um pouco de gratidão. Eu prometo que funciona. Não sou especialista, mas estas dicas simples têm funcionado para mim, estou com o meu marido há mais de 11 anos (10 de casamento), mas eu ainda tenho a eternidade para alcançar… E estou ansiosa para isso.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...