5 formas comprovadas para aprender a ter mais autocontrole
Aprenda a ter mais autocontrole, e melhore assim sua qualidade de vida, de relações, e a qualidade do seu amor, dado ou recebido.
C. A. Ayres
O autocontrole é uma qualidade que todos nós, cedo ou tarde, precisamos começar a desenvolver. Seres humanos não são lógicos, portanto, não agem com razão todo o tempo. A emoção tem grande influência em decisões e atos do dia a dia. A melhor forma de adquirir e manter o autocontrole é a prática.
Um bom exercício para começar
-
Listar as coisas que fazemos em excesso, estar consciente das desvantagens desse excesso, sejam ações, coisas, como gritar, comer, beber, mentir… Não importa. No fundo sabemos coisas que precisamos melhorar._
-
Após identificar a situação, podemos começar retirando aquilo de nossa rotina por uma semana, depois por duas, até que não seja mais um hábito errado.
-
Quando perceber que conseguiu abrir mão do mau hábito por uma semana, estará preparado para conseguir mudar hábitos maiores. Pode estender este período para um mês, dependendo do problema._ Walter Mischel, na Universidade de Stanford, conduziu um famoso estudo conhecido por muitos chamado O Experimento do Marshmallow. Nos anos 60, a um grupo de crianças de 4 anos de idade foi dado um marshmallow e prometido ganhar outro se pudesse esperar 20 minutos antes de começar a comer o primeiro. Algumas crianças não puderam esperar, mas outras conseguiram esperar. Os pesquisadores então seguiram o progresso pessoal de cada uma daquelas crianças até a adolescência, e concluíram que aqueles que tinham a habilidade de saber esperar tinham mais autocontrole e confiança, Q.I. mais avançado, e obtinham melhores notas nos estudos, bem como suas vidas sociais eram mais pacíficas e não apresentavam conflitos constantes.
A busca da gratificação instantânea, principalmente com o advento da tecnologia através de celulares, tabletes, internet, redes sociais, tem feito com que falhemos em controlar a nós próprios.
Dicas, técnicas e exercícios para aumentar nosso autocontrole:
1. Tome consciência de suas emoções
Não podemos controlar o que não conhecemos. Explorar nossas emoções sem medo e sem censura, positivas ou negativas, principalmente as que são reprováveis é o ponto inicial da mudança.
2. Listar também ações e reações irracionais ou inconscientes
Isso exige atenção, uma vez que muito de nosso comportamento é resultado de nossa própria história de vida.
3. Praticar o bom humor
A dramatização exagerada de momentos difíceis é uma agressão que fazemos a nós mesmos.
4. Ser flexível
Quando somos radicais demais e exigimos muito dos outros e de nós mesmos, situações de estresse intenso provocam reações indesejadas. Adiar e priorizar o que é realmente importante ajuda no controle das situações.
5. Deixar pra lá o que não é importante
Muitas vezes quando não temos o controle total e imediato das circunstâncias que nos cercam, desencadeiam em nós emoções e ações que nos arrependemos mais tarde. Novamente, precisamos avaliar se algo é tão importante que não possa esperar, que precise ser resolvido quando todos ainda estão de cabeça quente. Enfim, deixar a situação esfriar e resolver quando todos estiverem mais calmos é um bom hábito a se adquirir.
O importante é não esperar perder o controle para admitir ou decidir que precisa-se aprender a manter o equilíbrio. As mudanças não ocorrem da noite para o dia, mas pouco a pouco podemos ser melhores.
O autocontrole exige autodeterminação e força de caráter. Ele expande nossos dons e talentos de maneira notável. É o poder da nobreza do homem.