5 formas de ensinar os filhos a serem bons cidadãos
Reflexões a respeito do que as sociedades precisam que os pais ensinem em casa. As sociedades são formadas por famílias. Se cada família ensinar bons valores e princípios aos filhos e educá-los bem, isso reverterá em uma sociedade melhor para todo
Suzana Ribeiro
Reflexões a respeito do que as sociedades precisam que os pais ensinem em casa.
As sociedades são formadas por famílias. Se cada família ensinar bons valores e princípios aos filhos e educá-los bem, isso reverterá em uma sociedade melhor para todos.
Essa forma de agir pode ser comparada à história do menino que procurava salvar estrelas do mar que estavam presas na praia, atirando-as de volta à água. Quando alguém lhe disse: “Você pensa que pode fazer alguma diferença? Nunca conseguirá devolver todas elas para o mar a tempo!” Ele simplesmente respondeu: “Posso não fazer diferença para todas, mas faço toda a diferença para essas que salvo.”
É preciso passar muitos tipos de conhecimento aos filhos nos anos em que os preparamos para a vida adulta. Os tópicos abaixo são referentes à cidadania:
1. Estudo/Trabalho honesto
. As crianças cujos pais acompanham de perto sua vida escolar tiram melhor proveito dos estudos e têm melhor desempenho. Ensine-os o valor da educação e sua importância para a vida. Isso começa não colando nas provas e repercute em um futuro trabalhador honesto, uma pessoa confiável. Quanto mais alto o grau de escolaridade, mais ampla se torna a visão e a capacidade de ser bem sucedido e participativo.
2. Pagamento de impostos sem sabotagens
. Como cidadãos de nosso país, temos o dever de contribuir, pagando os tributos que são cobrados. Não tente obter benefícios que não tenha realmente o direito, e seja verdadeiro(a) em suas declarações de imposto de renda. Existem muitas formas de ser desonesto, evite-as e estará fazendo um grande investimento no caráter de seus filhos.
3. Eleições/Voto consciente
A oportunidade de eleger representantes para cargos políticos deve ser levada a sério desde cedo. Mesmo que seja difícil encontrar boas opções, temos o dever de ensinar os filhos a procurar conhecer as propostas, bem como as histórias dos candidatos, a fim de fazer escolhas conscientes e estar a par do que ocorre.
4. Respeito ao alheio
Embora seja básico para alguns, parece que falta à muitos pais, ensinar seus filhos(as) a respeitar o alheio. Seja através de roubo, onde o desrespeito é sobre a propriedade, através de barulho excessivo, que perturba os vizinhos, ou até mesmo na forma de se dirigir aos mais velhos. O respeito precisa ser ensinado dentro das famílias.
5. Destino adequado ao lixo
Esse é um conceito mais prático e faz parte do dia a dia. As cidades têm dificuldade em lidar com a enorme produção de lixo, os depósitos estão cheios e muitas vezes acabam poluindo o ambiente. Nas cidades em que existe a coleta seletiva, participe e ensine os pequenos a separar o lixo reciclável. Ensine-os também a nunca jogar lixo no chão, nem nas ruas. Essas bases de educação que são alicerçadas na infância e juventude beneficiam a todos, mas vêm de casa.
_Suzana A. Ribeiro é casada, mãe de duas garotinhas adoráveis e atualmente está esperando sua terceira filha. Dona de casa, estudante de Letras e escritora nas horas livres.