5 formas de lidar com as críticas dos outros
Não deixe que outros prejudiquem sua autoestima. Aja imediatamente.
Fernanda Gonzales Casafús
As críticas constantes que recebemos diariamente de algumas pessoas minam a nossa autoestima, ao mesmo tempo que ferem os nossos sentimentos. Não é fácil lidar com as críticas alheias, mas é uma tarefa que devemos a nós mesmos.
Quando a crítica é boa, ela nos ajuda a construir, acrescenta, e nos encoraja a melhorar. Quando a crítica é negativa, destrói e cerceia nosso amor-próprio. Por que nos importamos tanto com as críticas dos outros?
Dois tipos de críticas
Quando falamos de críticas, temos que diferenciar crítica construtiva e crítica destrutiva. E é a segunda contra a qual devemos aprender a lutar. Quando aprendemos a identificar de que tipo de crítica se trata, decidiremos se a aceitamos ou a deixamos.
De acordo com a psicoterapeuta Allison Abrams, críticas construtivas não são apenas saudáveis, mas às vezes necessárias. Enquanto a crítica negativa só pretende ferir, embora devamos ter em conta de quem elas vêm.
Como o cérebro age diante das críticas
Roy Baumeister, professor de psicologia social na Universidade Estadual da Flórida, em seu artigo acadêmico intitulado “O mal é mais forte que o bem“, expõe de maneira substancial a forma em que as críticas negativas nos afetam – mais que as construtivas.
Nas palavras do profissional, as más impressões e os maus estereótipos são mais rápidos de se formar e mais resistentes à confirmação do que os bons. Se nos sentimos ameaçados por algum fato ou por algo que foi dito, o cérebro gera a sensação de estresse para manter-se atento. Por essa razão, parece que as emoções negativas são mais importantes para nós.
Enquanto isso, críticas e emoções positivas são uma recompensa para o cérebro e não o colocam em alerta. Assim, a sensação de prazer no cérebro tem uma duração curta. É por este motivo que muitas vezes ficamos ancorados nas críticas negativas mais do que nas positivas.
Razões pelas quais as pessoas criticam
Quando alguém critica de forma depreciativa, o objetivo não é ajudá-lo a melhorar, mas feri-lo. Portanto, antes que nos afete, devemos nos perguntar por que nos incomoda tanto e também pensar o que essa pessoa está passando para ter a necessidade de ferir.
Segundo Melanie Greenberg, psicóloga, pesquisadora e oradora, as razões mais comuns pelas quais as pessoas costumam criticar outras são:
– Sentir seu espaço ameaçado.
– Sua própria insegurança os faz criticar.
– Pensar que, ao criticar, estão ajudando.
– Tentar chamar a atenção.
– Testar os limites da pessoa que atacam.
– Frustrações pessoais projetadas.
– Encobrir seus sentimentos de raiva.
– Querer humilhar como forma de vingança.
Como reagir à crítica?
Cada um decide se a crítica o afeta ou não. O importante é discernir de quem vem, pois dessa forma saberemos a que nos ater. Outro dia vi uma frase que alguém compartilhou nas redes sociais, que dizia: “não aceite críticas destrutivas de alguém que não construiu nada em sua vida”. E certamente me deixou pensando.
Há muitas formas de lidar com as críticas negativas dos outros, o importante é ter em conta que, quase sempre, as críticas negativas falam mais da pessoa que critica do que da pessoa a quem essa crítica se dirige. Para reagir bem, siga os passos abaixo:
1. Fortaleça a sua autoestima
Pense em todas as suas virtudes. Em quanto esforço você fez para chegar onde está. Quanto tempo você levou para perder esses quilos. E quanto você lutou para que essa cicatriz de seu rosto se apague. Ame seu ser e ame quem você é. Você é um ser único e especial. Não deixe que ninguém o magoe.
Pense que essas críticas são refletidas em um espelho, onde a pessoa que o critica está criticando a si mesma. Não se compare a outros nem deixe que os comentários negativos se aprofundem em seu ser. E se há algo que você quer mudar em si, basta olhar para um alvo e ir feliz rumo ao objetivo.
2. Seja leal às suas convicções
Muitas pessoas tentarão enfraquecer os seus ideais dizendo o que você deve ou não fazer, como deve se comportar, ou se está fazendo mal isso ou aquilo. Se você entrar nesse jogo, acabará dando razão a eles e pensando que todos esses comentários cheios de maldade têm alguma razão.
No entanto, quem ama você não o fere. Siga sendo leal às suas convicções e procure não mudar sua essência para agradar aos outros. Siga o seu coração e feche-se para aquelas pessoas que semeiam o rancor.
3. Respire e conte até 10 antes de responder
Às vezes, chega um ponto em que nos incomoda tanto que nos critiquem, que queremos fazer algo a respeito. Queremos responder, dizer a essa pessoa o que pensamos e começar a nos fazer valer. Mas, na verdade, às vezes é preciso um pouco de sossego e calma para superar as críticas e não deixar que nos afetem.
Então, respire. Feche os olhos e conte até dez. Segundo a Mayo Clinic, respirar profundamente oxigena o cérebro e reduz o estresse. Então você se prepara melhor para enfrentar as críticas e decidir se as ouve ou as ignora.
4. Tire proveito da situação
Às vezes as críticas negativas nos incomodam e nos impacientam porque há um aspecto sobre o que estão dizendo que não queremos reconhecer. Talvez seu chefe o critique demais porque você é lento, ou seu parceiro o repreenda porque organização não é o seu forte.
O ponto é então pensar que, embora a pessoa poderia escolher um modo melhor de nos dizer as coisas, talvez haja algum ponto em que tenha razão. Tire proveito disso e melhore o aspecto que considere que precisa melhorar. Só não deixe de conversar com quem o critica, para deixá-lo ver que a negatividade e os insultos não são a forma de fazê-lo.
5. Abra a porta ao diálogo
A crítica negativa das pessoas e os comentários destrutivos podem ser uma boa oportunidade de abrir a porta ao diálogo. Pergunte a essa pessoa por que ela diz o que está dizendo. Peça-lhe exemplos, conversam seriamente e mostre-se interessado em saber o que ele pensa de você.
É uma forma de mostrar que o seu ego não manda e que você tem a humildade de reconhecer os seus erros. Mas também é um ato exemplificador, no qual você está ensinando que nem tudo é feito da maneira mais difícil ou criticando de forma depreciativa.
Lidar com as críticas não é tarefa fácil. Mas você pode fazê-lo, e isso será saudável para sua autoestima e amor-próprio.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 formas de lidiar con las críticas de los demás