5 frases que estão destruindo seu amigo com depressão
Depressão não é frescura, por isso, se você deseja ajudar um amigo que está enfrentando esse problema, veja o que você não deve dizer para ele.
Mariana Cruz de Assis Rocha
A depressão é uma doença que ainda gera muita controvérsia por ser cercada de preconceito, visto que muitas pessoas a entendem como uma simples emoção negativa e passageira. A depressão é considerada por muitos, uma falta de vontade de reagir ou, até mesmo, uma maneira da pessoa chamar a atenção dos que a cercam.
Considerando esse histórico relacionado à doença, quando vemos um amigo ou uma pessoa próxima a nós enfrentando esse quadro clínico, ficamos confusos e muitas vezes nos sentimos frustrados por não saber como ajudá-los. Isso acontece porque temos receio de falar alguma coisa que piore a situação ou, ainda, por achar que independente do seu esforço você nunca conseguirá ajudá-los.
Mas é importante que você tenha consciência que se realmente deseja ajudar, o seu apoio pode ser muito significativo para um amigo. Sabendo se comunicar de forma eficiente com a pessoa, e, se mantendo sempre por perto, com certeza você participará, de alguma forma, da recuperação dessa pessoa querida. Porém, para isso, é necessário que você se mantenha atenta e longe dessas frases que podem destruir o seu amigo que está lidando com a depressão:
1. “Existem pessoas em uma situação muito pior do que a sua”
Comparar a situação de uma pessoa que está sofrendo com a depressão com problemas de outras pessoas, mesmo que eles sejam mais graves, não irá fazer com que a dor dela desapareça. Ao contrário, essa frase pode fazer com que a pessoa se sinta ainda pior por acreditar que você pensa que a situação dela não é tão importante como as outras. Sendo assim, essas palavras podem soar em tom pejorativo para quem as ouve, afastando-a ainda mais do seu convívio social.
2. “Você está precisando sair para se divertir”
A depressão acarreta em perda de energia, por isso, as pessoas deprimidas não têm força física e psíquica para se forçarem a uma situação ou controlarem seus pensamentos. Insistir que a solução da pessoa é sair e se divertir não vai fazê-la se sentir bem. Ao invés disso, demonstre que você se importa com a pessoa se oferecendo para estar ao lado dela e ouvi-la.
3. “Se você tomar medicamentos você vai se viciar”
É claro que devemos evitar remédios desnecessários e, quando for preciso, só utilizá-los com a devida orientação médica. Entretanto, a depressão precisa ser acompanhada por um profissional que, em alguns casos, pode entender que seja necessário o uso de medicamentos para devolver ao paciente a força para mudar os seus hábitos. Por isso, evite julgamentos e, dentro da necessidade, incentive-o a buscar ajuda médica.
4. “Amanhã você vai estar melhor”
A depressão é uma doença que precisa de cuidados e, como qualquer outra doença, não melhora do dia para noite. Ao dizer isso para uma pessoa que já não está se sentindo bem consigo mesma, é como dar a alguém um peso maior do que ela é capaz de carregar. Sem dúvidas a depressão pode ser vencida, mas é necessário percorrer todo o caminho.
5. “Você não tem motivos para estar assim”
A depressão não precisa de motivos para existir. Para ela aparecer não é necessário um acontecimento traumático ou triste. Ela simplesmente acontece, e, quando nos deparamos com uma pessoa próxima a nós sofrendo com isso, não devemos julgá-la, a não ser que tenhamos a intenção de piorar ainda mais o quadro. Acredite, seu amigo não escolheu passar por isso. Por isso, prefira apoiá-lo e não julgar.