5 frases que prejudicam a relação com nossos filhos adolescentes
A adolescência é uma fase vulnerável, por isso devemos ter cuidado com a forma como nos comunicamos com nossos adolescentes.
Adriana Acosta Bujan
Ter um adolescente em casa às vezes é um pouco caótico para os pais, já que a relação com eles se converte em uma guerra campal, simplesmente porque estão na idade em que se sentem incompreendidos, querem quebrar as regras, nada lhes parece bom e tudo o que lhes diga, levam a mal. Assim são os adolescentes. Recordemos que é a etapa na qual se experimenta todo tipo de mudanças físicas e emocionais.
Agora, quando nós, pais, estamos no meio da batalha, lutando para que os nossos filhos arrazoem e compreendam os porquês de cada situação, é provável que isso nos faça perder o controle de nossas emoções e que comecemos a dizer-lhes frases ofensivas, sem percebermos que elas podem destruí-los completamente.
É por isso que devemos estar conscientes das frases que prejudicam a relação com nossos filhos adolescentes, já que cada palavra que sai de nossas bocas pode prejudicá-los muito, tanto, que poderíamos estar arriscando sua própria vida.
1. “Eu, na sua idade…”
“Eu, na sua idade, já trabalhava”, “Eu, na sua idade, sabia cozinhar”, “Eu, na sua idade, era independente”, “Eu, na sua idade, era bem arriscada, escalava toda a montanha”, “Eu, na sua idade tocava guitarra”, etc. Sem dúvida, esta é a primeira frase que muitas vezes os pais dizem aos filhos para que eles se animem e se motivem a fazer coisas que, talvez por medo ou por outra questão, não se atrevem a realizar.
Estupidamente, nós os comparamos a nós mesmos, sem realmente analisar a situação atual em que eles estão; vamos lembrar que foram outros tempos quando fizemos mil coisas e que hoje já não é o mesmo; talvez não haja tantas oportunidades de trabalho, ou não havia tanta comida instantânea e por isso as pessoas cozinhavam, ou nossos filhos não estão fisicamente bem para escalar montanhas, etc.
2. “Eu lhe proíbo”
Alguns pais adoram dizer essa frase quando os filhos adolescentes não estão cumprindo com as regras ou com seus deveres; já que acreditam que se proibirem os filhos de fazer qualquer coisa, eles entenderão; no entanto, é o contrário, quanto mais as coisas são proibidas, mais eles farão.
O recomendável é tentar estabelecer um diálogo assertivo. Ainda que você acredite que seus filhos estão fazendo as coisas de maneira incorreta, ouça-os e analise suas razões e argumentos, para que cheguem a acordos sem necessidade de proibir algo.
3. “Não exagere, não é para tanto”
As emoções dos adolescentes são caracterizadas por serem como uma montanha-russa, de cima para baixo, já que estão procurando definir sua personalidade e identidade. Haverá momentos de grande vulnerabilidade, força, debilidade, coragem, medo, etc. Tudo depende da situação em que se encontrem.
Agora, nós, pais, geralmente prejudicamos o relacionamento com os filhos porque não somos empáticos com eles de primeira, talvez seja pela experiência que temos e pela maturidade; e por isso é que usamos comumente a frase “não exagere, não é para tanto”, sem sabermos o dano que lhes causamos, porque se sentirão incompreendidos, abandonados, sozinhos, desorientados.
Isto fará com que, pouco a pouco, vão reprimindo suas emoções e deixem de ter conversas profundas com os pais porque não haverá empatia nem conexão alguma.
4. “Eu lhe disse”
Definitivamente, a maioria dos pais gosta de usar esta frase sem saber que prejudicam o relacionamento com seus filhos adolescentes cada vez que eles a mencionam; porque a intenção com a qual é dito é para enfrentar os erros cometidos.
Recordemos que, se não fossem os erros que cometemos, não seria possível amadurecer e aprender. Assim, é melhor evitar dizer essa frase e tratar de mudá-la por estas perguntas: O que foi que aprendeu? Qual é a lição?
5. “Estou decepcionada com você”
Sim, concordo que às vezes os filhos nos decepcionam bastante, e não é porque nos tenhamos equivocado na educação ou algo assim, mas porque cada pessoa é diferente, com uma personalidade, um pensamento, uma perspectiva diferente, somos todos livres para tomar as nossas decisões, boas ou más.
No entanto, é aconselhável evitar dizer esta frase já que prejudica a relação com seus filhos adolescentes, pois destrói sua autoestima, segurança e confiança em si mesmos, pois, sem se dar conta, inculcarás neles medos, inseguranças, temores, estresse, ansiedade, perfeccionismo, etc.
Tenha em mente que seus filhos adolescentes precisam ser ouvidos, apoiados, guiados e amados; sempre busque uma maneira de usar de empatia com eles, de a cada dia fortalecer seu amor-próprio, sua segurança e confiança; diga-lhes que os erros que podem cometer são lições de vida que devem aprender.
Comece a comunicar-se de maneira propositiva utilizando frases que os impulsione, motive, que os façam sentir seguros. Lembre-se, a adolescência é uma fase complicada, mas ao mesmo tempo maravilhosa. Alegre-se por ser mãe de um adolescente.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 frases que dañan la relación con nuestros hijos adolescentes