5 hábitos que estão prejudicando seu intestino

Preste atenção em seus hábitos, eles podem estar colaborando para que você sofra com os sintomas de um intestino preso.

Renata Finholdt

Gases, intestino preso, mal-estar são alguns dos sintomas relacionados ao mau funcionamento do intestino, além deles irritação, mau humor e falta de concentração também podem atrapalhar seu dia caso você esteja com dificuldades de evacuar.

Nosso organismo tem a necessidade de eliminar tudo aquilo que não serve e por este motivo ir ao banheiro quando se está com vontade de fazer cocô é tão importante. Muitas vezes nós mesmos (as mulheres principalmente) adquirem o mau hábito de ignorar essa necessidade em prol de outras atividades que julgam serem primordiais, ledo engano!

Alimentação adequada, exercícios físicos, consumo adequado de líquidos contribuem para o bom funcionamento do órgão, mas também é preciso estar atento e respeitar a vontade de evacuar. Não é normal para uma pessoa saudável fazer cocô apenas duas ou três vezes na semana, aliás, é anormal e pode trazer consequências.

Preste atenção em alguns maus hábitos que você pode, inconscientemente, estar tendo e que levam seu intestino a não funcionar como deveria:

1. Pouca água

Você pode ter uma vida bastante agitada e cheia de compromissos, mas isso não impede que você perca alguns segundos para beber alguns goles de água. A água é fundamental para que seu corpo funcione adequadamente e seu intestino precisa dela. Uma boa garrafinha de água em sua mesa do escritório, ou até mesmo em casa, pode lhe ajudar a medir a quantidade do líquido que você está ingerindo.

Advertisement

2. Pouca gordura

Tudo bem optar por ter uma vida mais light, evitando frituras e excesso de gorduras, mas é preciso ter cuidado para não exagerar. O organismo precisa de uma certa quantidade de gordura para processar muitas vitaminas.

3. Passar o dia sentado

Nosso corpo é cheio de articulações e músculos justamente porque precisamos nos movimentar. Não nascemos para ficar parados e estáticos. Quando passamos muito tempo sentados, nosso intestino sofre um verdadeiro congestionamento. Mesmo trabalhando sentado se esforce para levantar mais vezes de sua cadeira, seus problemas com gases e intestino preso agradecem.

4. Excesso de fibras

O consumo de fibras é muito indicado para o bom funcionamento do intestino, mas é preciso cuidar para consumir água na mesma proporção. Se você consome fibras demais e pouco líquido pode estar agravando o problema.

5. Vergonha de ir ao banheiro

As mulheres, principalmente, são as grandes vítimas. Usar o banheiro para fazer cocô fora de casa é um tabu para muitas e com isso aprendem a refrear a vontade, a partir daí o problema começa. Podem passar dias assim, por outro lado, as fezes que ficam ali no intestino começam a endurecer e causar grande incômodo abdominal. O que vale mais, sua saúde e bem-estar ou sua vergonha?

Eliminar tudo aquilo que não serve mais para nosso corpo é um processo natural, todos precisam. Garanta sua saúde e se livre dos incômodos do intestino preso prestando mais atenção em seus hábitos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.