5 hábitos saudáveis para perder peso
Adriana Acosta Bujan
Geralmente, um dos propósitos que muitas pessoas desejam cumprir no início de um novo ano é perder peso; nessa data, a maioria está ansiosa para mudar a aparência física e melhorar a saúde. No entanto, os meses costumam passam e esse objetivo ainda não foi atingido; pode ser por falta de disciplina e simplesmente por não haver compromisso real.
É difícil modificar os maus hábitos alimentares quando estamos tão acostumados a comer alimentos menos nutritivos, ainda mais quando as pessoas que moram conosco não são de grande ajuda e motivação; é por isso que você cai facilmente em tentação e perde a esperança de perder peso.
No entanto, você deve se conscientizar e refletir sobre esse assunto, já que não se trata apenas de ficar bonita e poder usar as roupas de que tanto gosta, mas é uma questão de saúde física e mental. Quando começar a cuidar da sua saúde, você se sentirá espetacular e isso será refletido em todas as áreas da sua vida.
Como começar a criar bons hábitos
Muitos hábitos alimentares estão profundamente enraizados desde a infância, mas isso não significa que seja tarde demais para mudá-los. Portanto, é recomendável começar a eliminar os pensamentos que apenas dificultam o alcance do objetivo desejado.
Por exemplo: a palavra dieta está erroneamente associada à prática de restringir a ingestão de alimentos para obter apenas os nutrientes e energia para perder peso, o que coloca o cérebro em um estado de proibição de alimentos saudáveis ou não. É por isso que, em vez de pensar em dieta, é melhor pensar em uma alimentação saudável.
O próximo passo é aceitar que a alimentação consumida não é a melhor; por isso, é um bom momento para começar a substituir alguns alimentos não saudáveis por outros que favoreçam o desempenho e a energia para acelerar o metabolismo.
Para criar bons hábitos, também é importante definir metas de curto prazo, um dia de cada vez. Isso facilitará o alcance de seus objetivos e a motivação para ver os resultados de imediato.
Mude seu chip
Agora que ficou claro para você o conceito de alimentação saudável e você reconhece que sua dieta não é a melhor, é hora de começar a modificar esses maus hábitos em sua dieta. Deixo aqui algumas recomendações simples e eficazes para você atingir seu objetivo sem morrer tentando.
1. Beba bastante água
Muitas pessoas não estão acostumadas a beber água, talvez porque não tenha sabor nem seja tão agradável como acompanhamento de uma boa refeição. Mas você saberá que a água potável tem muitos benefícios, como: ajudar o metabolismo a acelerar, portanto a gordura acumulada no corpo é reduzida. Além disso, os desejos serão reduzidos, sua capacidade de concentração, memória e habilidades psicomotoras serão melhoradas; ajuda inclusive a prevenir episódios de enxaqueca e melhora a aparência da sua pele.
Geralmente, recomenda-se beber 2 litros de água durante o dia. Mas se você é do tipo que não gosta de água ao natural, recomendo adicionar algumas fatias de laranja ou limão e o sabor será melhor.
2. Muitas verduras
Acompanhe seus pratos com muitas verduras, pois elas são essenciais para perder peso devido ao seu baixo teor calórico, e você não sentirá fome. Muitos vegetais contêm vitaminas e minerais essenciais para sua saúde, podendo até reduzir o risco de algumas doenças.
Recomenda-se comer alface e brócolis, que contêm muita fibra; cebola e pepino, que ajudam a reduzir a constipação e a retenção de líquido; o alho serve para queimar gordura corporal, assim como espinafre, tomate, berinjela e cenoura, que são bons para acelerar o metabolismo.
3. Troque seus pratos
Acostume-se a servir sua comida em pratos médios ou pequenos, para que a quantidade de comida que você consome seja menor e você sinta que comeu bem. Um prato médio é a porção ideal recomendada pelos especialistas, pois o consumo de alimentos é reduzido e, portanto, você perde peso.
4 Antecipe o horário das suas refeições
Especialistas em saúde asseguram que há vários horários ao longo do dia favoráveis à perda de peso, porque é dado ao corpo o tempo necessário para processar carboidratos, açúcares e gorduras. Eles recomendam comer antes das 15h para que o corpo possa digeri-lo e para o jantar, às 18h ou 18h30, porque o corpo ainda pode usar a energia para realizar outras atividades sem armazená-la como gordura.
Caso não consiga seguir esses horários à risca, você pode jantar duas horas antes de ir para a cama, assim poderá ter menos desgaste calórico sem acumular gordura; isso lhe dará tempo para fazer a digestão. É importante considerar refeições leves à noite, como sopas, iogurtes ou saladas.
5. Sono repousante
Acredite ou não, dormir bem ajuda a queimar a gordura do nosso corpo. Reduzir as horas de sono aumenta os níveis de grelina, que é o hormônio que estimula o apetite e reduz o gasto de energia, além de promover a retenção de gordura. Isso ocorre porque o corpo precisa de mais energia para permanecer acordado, razão pela qual consome mais do que suficiente. O ideal é dormir 8 ou 9 horas.
Agora você já sabe, essas pequenas mudanças o ajudarão a cumprir seu objetivo de perder peso, sem a necessidade de passar fome. Lembre-se de exercitar-se por, pelo menos, 30 minutos ao dia e concentre-se em cumprir seu propósito, um dia de cada vez; para que você possa alcançar os resultados de maneira eficaz.
Traduzido e adaptado por Erika Strassbuger, do original 5 hábitos saludables para bajar de peso