5 ideias de jardins em varandas para alegrar seu lar

Aprenda 5 ideias ótimas para criar um ambiente aconchegante em pequenos espaços e de quebra, conquistar um hobby, fazer uma terapia e até desenvolver uma profissão.

C. A. Ayres

Temos um clima abençoado no Brasil, e a maior parte do país é fértil para o que quisermos, e como quisermos, plantar.

Mas, para quem mora na cidade grande, ou mesmo quem é adepto da praticidade, muitas vezes nossos quintais são cimentados, ou não temos espaço para construirmos um jardim como gostaríamos.

Para ter um jardim, não precisamos necessariamente ter terra no quintal, canteiros ou mesmo aqueles landscapes chiques que vemos na TV ou nas revistas de decoração. Podemos enfeitar nosso lar e trazer mais alegria com as plantas e flores. Além de ser uma terapia mexer com a terra, podemos além de tudo desenvolver um hobby e até despertar talentos que nem conhecemos.

Algumas ideias para pequenos ou grandes espaços na varanda:

1. Plantas em vasos

Se você tem escadarias, ou mesmo algum cantinho que quer dar um toque de cor, plante suas flores preferidas em vasos. Note, porém, as que podem estar sob o sol e as que são preferíveis na sombra.

Advertisement

Alguns tipos de plantas que crescem bem em vasos em diversos climas são os gerânios, calêndulas, cinerárias, ciclames, margaridas, prímulas, antúrios, rosinhas, amor-perfeito, lavanda e jasmin.

Se você preferir mais verde do que flores, algumas folhagens ornamentais ficam superbonitas em vasos, como o cróton, dracena, espada-de-são-jorge.

Alguns preferem plantas maiores e até mesmo miniárvores como palmeiras, e até mesmo árvores frutíferas como pequenas jabuticabeiras, limoeiros ou laranja kinkan.

Você pode até fazer um canteiro de temperos e ervas como alecrin, orégano, menta, tomilho, sálvia, pimenta, salsão, hortelã, manjericão, cebolinha e salsa. Além de belos, trazem um aroma delicioso.

Informe-se sempre sobre cada tipo de folhagem ou flor para saber como cuidar. A maioria pede apenas um solo úmido, mas é necessário saber exatamente quantas vezes por semana precisam ser regadas, quando necessitam de adubação e outros detalhes.

Advertisement

2. Jardins verticais

Este é perfeito para quem adora verde. Exige pouco cuidado, principalmente se estiver do lado de fora recebendo chuva vez ou outra. Uma coleção de vasos suspensos, as samambaias dão o tom dos vasos pendurados em sacadas ou varandas, mas você pode plantar diversos tipos como a renda portuguesa, ou mesmo avencas, selaginelas, brinco de princesa, orquídeas, columeias. Algumas podem ser plantadas até em painéis de fibra de coco, canos de PVC pintados e até garrafas pet e pneus. Ficam um charme!

3. Trepadeiras

Tem diversos tipos de plantas que dá para orientar o crescimento formando um anel em volta de uma armação de madeira como na imagem, ou mesmo em volta da porta, em cima do toldo, ou mesmo para cobrir totalmente uma parede. Alguns tipos são cipó-uva, clemátis, ora-pro-nobis, glória-da-manhã, maracujá, ervilha-de-cheiro, unha-de-gato, corações-emaranhados, jade-vermelha e jasmin-da-índia.

4. Cercas-vivas

Isso dá um charme em muros, treliças, paredes, grades, alambrados, arcos de jardim ou pérgolas. Existem as sem flores e as com flores, como o amor-agarradinho, jasmim-estrela, madressilva, sete-léguas, mandevilla, tumbérgia, alamandas e a tão linda primavera.

5. Floreiras

Se nenhuma dessas opções for viável, uma floreira na janela ou na cerca traz um ar de romantismo e jovialidade. Você pode usar as flores dos vasos no item 1 ou folhagens, de acordo com o local da floreira.

Grande parte da minha vida morei em apartamento. Sempre tive umas violetas na pia da cozinha, umas samambaias na sala, claro, o suficiente para não entupir a casa e retirar todo o oxigênio da família. Mas pude notar que algumas plantas se acostumam com aquele cantinho e se desenvolvem como se fizessem parte do ambiente.

Advertisement

Gostou das ideias? Então que tal agora, arregaçar as mangas e criar o seu próprio jardim e embelezar seu lar? Mãos à obra!

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.