5 ideias rápidas para refeições em família
Ideias simples para uma refeição. Pois o objetivo maior é um bom momento para reunir a família com esses dias tão corridos.
Shana Padilha
Com a correria do dia a dia, os momentos em família em volta da mesa para uma refeição estão ficando raros. Esse hábito está se perdendo, um dos motivos é o espaço físico em que as famílias vivem. Há poucas famílias que possuem uma mesa para as refeições. Com as casas e apartamentos cada dia menores, a solução é adaptar uma cozinha americana (uma bancada), impossibilitando a tradicional refeição familiar à volta da mesa.
Normalmente, os membros da família estão trabalhando, estudando ou com algum meio de comunicação, e para proporcionar momentos de conexão familiar longe das tecnologias e de alimentos industrializados, é necessário um cardápio simples. Segue uma seleção de alguns pratos.
1. Lasanha
Ingredientes
-
Carne moída
-
Alho
Advertisement -
Cebola
-
O tempero preferido e a gosto da sua família
-
Extrato de tomate
-
Pacote de lasanha pré-cozida
-
Presunto
Advertisement -
Queijo ralado
-
Muçarela
Modo de preparo
Enquanto um adulto prepara o molho, o outro adulto pode ajudar as crianças a cortar os frios, abrindo o pacote da massa para a lasanha, ir ligando o forno ou lavando a louça que foi gerada ao preparar o molho que já está no fogo. Logo quando o molho estiver pronto, todos irão para volta da mesa montar a lasanha. Uma camada de creme de leite para massa não grudar na forma. A massa da lasanha já precisa estar sem aquele plástico, que foi previamente retirado por algum membro da família. É só seguir a sequência: creme de leite, massa para lasanha, molho e assim até o número de camadas desejadas. Por fim, terminem decorando a seu modo familiar. Lembrando que o mais importante é esse momento único juntos.
2. Escondidinho de Carne
-
Batata
Advertisement -
Carne moída
-
Queijo muçarela
-
Azeite
-
Cebola
-
Alho a gosto
Advertisement -
Sal
-
Tempero verde
-
Leite
-
Manteiga
Modo de preparo
Enquanto as crianças descascam a batata, supervisionadas por um adulto, outro corta a batata e coloca em uma panela para ir ao fogo. Nesse meio tempo, um adulto no fogão com o filho maior prepara o molho. Logo que estiver tudo cozido, se a família for grande, pode-se dividir as batatas para serem amassadas pelos filhos e logo em seguida montar o prato. Uma camada de purê de batata e outra com o molho desejado e, novamente, uma camada de purê. Se desejarem, podem finalizar com queijo ralado. E um membro da família prepara a mesa, enquanto outro está mantendo a louça limpa.
3. Carreteiro
-
Arroz
-
Carne seca
-
Tomate
-
Cebola
Advertisement -
Salsa
-
Sal
-
Tempero ao gosto da família
Modo de preparo
Cozinhe a carne seca em panela de pressão, retire-a, espere esfriar e a desfie. É importante lembrar que toda a parte que envolva fogo deve ser executada por um adulto, para não ocorrer acidentes. Agora é colocar a mão na massa, opa!, na carne para desfiar. E está preparado um delicioso carreteiro. Sempre selecione um membro da família para lavar a louça e para colocar a mesa.
4. Frango descabelado
-
Frango cozido e desfiado
-
Presunto
-
Muçarela
-
Requeijão
-
Cebola
Advertisement -
Tempero verde
-
Tomates
-
Óleo
-
Batata palha
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o óleo e a cebola, leve ao fogo até a cebola murchar, acrescente o frango desfiado, o tomate, o cheiro verde e o sal a gosto, misture bem e deixe secar um pouco. Enquanto um prepara o molho, outros aguardam para montar o prato ou vão colocando a mesa, lavando a louça.
Em uma forma retangular, faça uma camada com o frango, uma com o requeijão, uma de muçarela, presunto e cubra com a batata palha.
Leve ao forno até derreter a muçarela, então sirva.
O mais importante é o momento. Essas são algumas dicas, cada família adapta de acordo com a sua necessidade e os ingredientes que possui.
5. Panquecas
-
Leite
Advertisement -
Ovo
-
Copo de farinha de trigo
-
Óleo
-
Sal
Modo de preparo
Chame uma criança para colocar todos os ingredientes no liquidificador até ficarem cremosos. Crianças adoram ligar o liquidificador e ajudar.
Unte uma frigideira e despeje uma concha de massa. Essa parte deve ser executada por um adulto.
Deixe assar.
Espere até a massa se soltar do fundo, vire e deixe fritar do outro lado.
O recheio é a gosto.
Enrole e sirva. Nesse momento de enrolar, é necessário um pouco mais de paciência com seus ajudantes, eles, na emoção, costumam encher de recheio, por isso, os oriente sobre a quantidade desejada.
Esses momentos trazem um sentimento maior de união familiar!
As receitas são simples para serem preparadas com rapidez, pensando na correria diária de toda a família. Mas todos podem participar do processo de preparo.
Benefícios de adquirir o hábito da refeição familiar
-
Fortalece a fé e a gratidão, ao adquirir o hábito da oração para abençoar o alimento.
-
Fortalece o vínculo familiar, estando todos juntos, reunidos, em volta da mesa, conversando sobre os acontecimentos do dia de cada um.
Advertisement -
Se há algum membro da família, por algum motivo magoado, esse momento frente a frente na mesa facilita reconciliações.
-
O simples fato de estar reunido com os membros da família, em volta da mesa, já aumenta a união e a sensação de realmente pertencer a um núcleo familiar.
-
As crianças em volta durante a preparação dos alimentos irão com certeza saborear mais. E as chances de uma má alimentação diminuem. Uma maneira de envolvermos todos nesse processo é preparando pratos e sucos variados ao gosto de todos.
Comer em família proporciona um elo real na vida de cada membro da família. É um bem social, espiritual, físico, emocional e nutricional. O lar é o local de maior aprendizado de uma família, é o porto seguro das crianças e dos jovens. Se as crianças e os adolescentes estiverem na internet, fale com amor, explique a importância de cada um participar, ter a sua responsabilidade, e se não funcionar, desligue o wi-fi, a TV, os computadores e inicie uma conversa. No início, pode ser difícil, mas com o tempo, todos irão se habituar aos deliciosos momentos em família.