5 indícios de que você está sendo exigente demais com seus filhos

Identifique essas ações que indicam que você se tornou uma mãe ou um pai exageradamente exigente, pois seus filhos podem estar sofrendo em silêncio.

Adriana Acosta Bujan

Criar filhos não é tarefa fácil, requer muita disciplina da nossa parte para orientar e educar nossos pequenos, pois o que mais desejamos é que eles aprendam sozinhos a ser independentes, felizes e a tomar boas decisões na vida. Infelizmente, não é possível estar com eles 24 horas por dia para cuidá-los, talvez seja por isso que, inconscientemente, acabamos nos tornando pais exigentes demais.

O problema não está em exigir que nossos filhos cumpram nossas instruções e regras, mas que, sendo muito exigentes, possamos estar afetando seriamente sua autoestima, segurança e autoconfiança, talvez causando medo, frustração e infelicidade desnecessários.

As crianças, pressionadas a cumprir o que os pais mandam, podem se sentir muito estressadas, o que pode desencadear alguma doença física ou emocional.

Por isso é importante que percebamos o quanto podemos ser exigentes em algumas situações, para não afetar nossos filhos. No final das contas, a única coisa que importa é que eles aprendam a tomar boas decisões sozinhos para que sejam felizes e independentes; e isso eles farão se aprenderem com seus erros e sofrerem as consequências de suas ações.

Amor condicional

O amor que sentimos por nossos filhos não pode estar condicionado a algo. Ou seja, não podemos exigir que cumpram as regras, condicionando nosso amor a essa obediência. E embora não seja o caso, devido à sua imaturidade, os filhos podem interpretar que o amor dos pais está em jogo e não se sentirão protegidos e amados.

Advertisement

Dito isso, vejamos quais os sinais de que estamos sendo muito exigentes:

1. “É sua responsabilidade”

Lembro-me de ter ouvido muitas vezes meu pai me dizer “é sua responsabilidade”, “a única herança que vou deixar para você é a educação”. Na verdade, suas frases estavam muito certas, porém, às vezes ele se esquecia de reconhecer minhas conquistas ou de me dar algum tipo de recompensa por ter cumprido com sucesso minhas responsabilidades escolares.

Você se torna um pai exigente demais quando não reconhece as conquistas, triunfos e esforços de seus filhos. Lembre-se de que todos somos motivados a trabalhar quando há uma recompensa ou gratificação envolvida. Assim, o trabalho se torna mais agradável e o fazemos melhor do que nunca.

É hora de ser mais flexível. Reserve um tempo para comemorar qualquer tipo de conquista com seus filhos. Aprecie seus esforços e, embora seja a responsabilidade deles, fazer a lição de casa e tirar boas notas, não se esqueça da parte emocional, que certamente fará com que se sintam especiais e amados.

2. “Você faz o que eu digo e ponto final”

Como pais, sabemos reconhecer o que é certo ou errado, realmente não queremos que nossos filhos sofram, por isso exigimos que cumpram compulsoriamente nossas regras e imposições, sem permitir que negociem ou expressem suas opiniões.

Advertisement

O problema é que nem sempre estamos certos e podemos errar ao deixar de ver coisas que poderiam funcionar melhor de outra forma. Talvez tenhamos medo de experimentar novas maneiras de educar as crianças e por isso seguimos os mesmos padrões que aprendemos em nossa própria infância.

No entanto, apesar de as crianças não terem maturidade suficiente, elas têm grandes ideias que nem sempre são ouvidas e valorizadas por nós. Você ficará realmente surpreso quando permitir que se expressem livremente e lhes der oportunidade para negociar as regras e normas estabelecidas.

3. “Sei que você consegue fazer isso e muito mais”

É muito bom incentivar nossos filhos a fazer coisas que eles nem imaginam que podem alcançar, é uma forma de ajudá-los a descobrir seu potencial e habilidades. O problema é que, às vezes, somos muito exigentes ao forçá-los a fazer coisas que são difíceis para eles, coisas que sabemos que não têm habilidade para fazer.

É fato que queremos que nossos filhos sejam bem-sucedidos em todas as áreas, mas a verdade é que nem todos temos as mesmas habilidades e dons. Pense no seguinte, há crianças que são boas em matemática, outras em cantar e dançar, e outras em desenhar, criar e inventar.

Se mantiver esse nível de exigência, é provável que seus filhos se sintam frustrados por não permitir que explorem plenamente suas habilidades e paixões.

Advertisement

4. “O tempo livre deve ser usado para adquirir conhecimento”

Muitos de nós queremos que os filhos sejam pessoas bem-sucedidas e independentes quando adultos, e achamos que temos que ensiná-los a serem responsáveis desde pequenos, ​​e acima de tudo, que o tempo livre pode ser usado para que eles adquiram mais conhecimento, e não os deixamos respirar.

No entanto, também adquire-se conhecimento e as habilidades são fortalecidas por meio das brincadeiras. É por isso que você deve considerar o fato de que a vida nem sempre é trabalho e trabalho. As crianças também precisam fazer travessuras, brincar, divertir-se e distrair suas mentes.

5. “Como é possível você não ter conseguido fazer isso?!”

Ficar o tempo todo irritado com os erros que seus filhos cometem e puni-los por tais erros é um sinal de que você está sendo muito exigente. Se insultá-los, gritar com eles ou bater neles e, acima de tudo, não tiver paciência para aceitar seus erros, você poderá estar afetando suas emoções, segurança e autoconfiança.

Então aprenda a controlar suas emoções e tome cuidado para não explodir ao primeiro erro. Lembre-se de que são crianças e que, para que aprendam a fazer as coisas, precisam do seu exemplo como um bom guia.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 señales que indican que eres demasiado exigente con tus hijos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.