5 informações importantes sobre o mercado de ações
Você sabe como aplicar em ações? Aprenda aqui.
Devin Thorpe
Se você é um novato no mercado de ações, o investimento pode parecer um desafio enorme. Se você entender esses cinco princípios-chave, você estará pronto para mergulhar de cabeça nesse tipo de investimento.
1. Fundos
fundos mútuos e ETFs (exchange-traded funds), conhecidos também como Fundos de Índice das bolsas de valores, são geralmente formas mais seguras para investir o seu dinheiro no mercado de ações. Esses veículos de investimento são geridos profissionalmente como piscinas de dinheiro que são investidos em seu nome. Você pode escolher entre uma variedade de fundos, a maioria deles são os investimentos mais seguros – e pode ter a mesma perspectiva para o crescimento – em comparação com ações individuais.
2. Retornos
os investidores, geralmente, medem seus lucros pelo retorno do investimento – o retorno é rápido. Os retornos sobre investimentos em ações – incluindo os fundos de ações mencionadas acima – excedem os retornos sobre a maioria dos outros investimentos.
3. Risco
a razão dos estoques de retornos serem melhores do que os outros investimentos é em grande parte devido ao risco de perda. Um estoque pode chegar a zero a respeito da chance de perda. Esse é um conhecimento assustador, mas não é apenas teoria. Todos os anos algumas empresas com ações negociadas publicamente abrem falência e seus acionistas perdem tudo.
Esses baixos riscos são razões que fazem você querer investir em uma carteira de ações e não apenas em um estoque. Fundos que dão a melhor maneira de investir se chamam carteiras de ações. A melhor notícia sobre ações é que a empresa não pode forçá-lo a pagar mais do que o seu investimento. Então, se você investir R$ 10.000,00 em ações de uma empresa que pede falência, você não tem que se preocupar com um projeto de lei para ajudá-la a pagar os credores.
4. Planejamento
algumas pessoas vão tentar convencê-lo de que você pode planejar investimentos no mercado para obter retornos melhores do que o oferecido pelo mercado. A maioria das pessoas que tenta fazer isso comete erro, muitos falham bruscamente. Alguns compram quando os preços das ações estão em baixa e, simplesmente, as ações despencam mais ainda e depois vendem desesperadamente. Outros compram quando as ações estão em alta com a esperança de que elas subam mais ainda e, simplesmente, elas despencam, então, vendem com decepção.
A longo prazo, os preços das ações tendem a subir. Compre as suas ações com paciência, depois as mantenha por um longo tempo. A melhor hora para vender uma ação é quando esse estoque sobe ao ponto de representar mais de 20 por cento de sua carteira total – mesmo assim, você pode querer apenas vender algumas de suas ações.
5. Diversificação
uma carteira de ações deve ser diversificada. É preciso cerca de uma dezena de empresas diferentes para criar uma carteira diversificada. Mesmo assim, sua carteira não será verdadeiramente diversificada, a menos que as empresas estejam em diferentes indústrias, e essas indústrias não estejam altamente correlacionadas (elas não se movem na mesma direção, nem ao mesmo tempo, nem pelas mesmas razões).
É um desafio construir um portfólio. Pense nisso desta maneira. Se você possui apenas ações relacionadas ao setor automotivo, porque você adora carros, a sua carteira ficará arrasada quando a indústria automobilística tiver alguma perda. Uma carteira mais diversificada não sofreria tanto.
Há muito mais a aprender sobre o investimento em ações, mas agora você está pronto para começar a investir. Continue lendo para descobrir como escolher um bom fundo mútuo.
Traduzido e adaptado por
do original 5 stock market basics , de