5 informações para ajudá-la a vencer os desafios da maternidade
Toda mãe tem um "manual interior" que a ajuda a exercer a maternidade com maestria, mesmo nunca tendo feito isso antes.
Belinda Polanco
A maternidade é uma experiência única que cada mulher vive intensamente e consegue se conectar mais intimamente consigo mesma e com seu bebê. Mas, assim como sua chegada traz felicidade, também é verdade que o medo e as dúvidas, sobre se estamos suficientemente preparadas para enfrentar tamanha responsabilidade, são inevitáveis.
Acredite em mim quando digo que nós nunca estaremos totalmente preparadas para atuar como as supermães que queremos ser para nossos filhos, mas, posso garantir que você tem o que precisa dentro de si mesma para conseguir fazê-lo, porque é como um manual interior que espera ser lido e colocado em prática.
Você pode estar se perguntando, “Como posso ler o referido manual interno? Como colocar em prática?” Aqui estão algumas ideias que vão ajudá-la a descobrir:
1. O amor abre portas
A única coisa que você precisa descobrir é a chave que abre todas as portas: o amor.
O amor está presente desde o momento em que você recebe a boa notícia. E quando você ouve pela primeira vez os batimentos desse coraçãozinho que parece ofuscar o seu. Esse amor vai crescendo junto com aquele “pontinho” que você vê no ultrassom, e toma forma, até o momento de tê-lo em seus braços.
Ele é a prova viva do amor materializado, não é mais algo que só existia dentro de você e você não podia tocar. Agora é um ser tangível.
2. É preciso aprender dominar os medos
É natural sentir medo e, muitas vezes, isso nos ajuda a ser pessoas melhores. Mas esse medo não deve limitar você em sua tarefa materna. Você deve confiar em seus instintos e reconhecer que, como tudo na vida, trata-se de aprender com a experiência e aceitar que muitas coisas vão mudar. Mas, sem dúvida, a recompensa será mil vezes melhor.
3. Deixar a criança interior aflorar
Ser mãe muda a nossa vida, deixa impregnada em nós uma centelha de alegria. Dá-nos a oportunidade de melhorar como pessoas e revivermos nossa criança interior, aquela que deixamos esquecidas com o passar dos anos e com a rotina de um mundo que está sempre com pressa.
4. A intuição é um excelente guia
Nossos filhos nos ajudam a redescobrir o melhor de nós, o que provavelmente não imaginávamos ter.
Essa força interior, capaz de se sacrificar e dar a própria vida pelo bem de outro ser, deve-nos levar a participar com responsabilidade na formação de meninos e meninas felizes, como sendo nossa principal tarefa. É verdade que não é fácil, mas também não é impossível.
5. A união familiar tem um poder transformador
À medida que alcançamos a harmonia e união familiar, nosso entorno e a sociedade, de maneira geral, será muito melhor. Muitas vezes, os conselho das irmãs, cunhadas, mães e tias é um guia extraordinário para decifrar esse “manual interior”.
A chegada de um filho muda completamente nossas vidas, por isso também devemos trabalhar para mudar o pequeno lugar em que vivemos.
Há uma razão para nos perguntarem que tipo de mundo deixaremos de herança para as gerações futuras. Mas, da mesma forma, é extremamente importante deixar de herança, além de um planeta sustentável, filhos melhores, que sabem que são seres excepcionais, amados, seguros e corresponsáveis por criar um mundo melhor para todos.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El reto de la maternidad