5 itens para sua família ser uma família feliz
Famílias podem ser felizes. Algumas delas contaram seus segredos.
Michele Coronetti
A família, aquela onde os familiares moram no mesmo local, pode colocar em prática alguns itens para que sejam mais felizes. Não importa se há apenas um dos pais e os filhos, ou se não há filhos. Famílias felizes existem e algumas delas contaram seus segredos.
1. Atenção
Em uma residência onde as pessoas recebem atenção, a felicidade está presente. E isso não é tão difícil de ser conseguido. Há várias coisas simples que podem ser feitas para demonstrar atenção aos familiares. Se a família é do tipo silenciosa, iniciar uma conversação contando como foi o seu dia é um bom começo. É importante fazer isso em um momento em que os membros da família estão reunidos, como em uma refeição. Também pode ser feito individualmente, aproveitando um momento em que a outra pessoa está sem algo importante a ser feito. Em algumas semanas os assuntos serão espontâneos, muito mais frequentes, e todos desejarão participar, pois sabem que serão ouvidos. Lares em que há comunicação efetiva e natural são lares felizes.
Leia: 6 sinais de que seu filho precisa de mais atenção
Leia: 7 momentos importantes para dar atenção total a seu cônjuge
2. Respeito
Pessoas são diferentes umas das outras, bem como seus humores a cada dia. Não é delicado insistir em querer saber porque o outro está calado quando ele não quer falar a respeito. Muito menos zombar de atitudes ou decisões. O respeito vai muito além de simplesmente ignorar. É a demonstração de amor e aceitação para com o familiar. Foge do estigma: “fico quieta, mas não concordo”. É algo muito maior. Não importa se com o cônjuge ou com o menor dos filhos. Respeito sempre haverá em um lar feliz.
Leia: Felicidade conjugal: 5 dicas sobre como cultivar um maior respeito no casamento
3. Serviço
Quando todos trabalham juntos para que o lar fique agradável e funcional para todos, a família com certeza é mais feliz. Servir uns aos outros torna o ambiente leve, principalmente quando o trabalho é realizado em equipe e num clima descontraído. Manter uma casa requer o trabalho de todos e quando realizado com bons sentimentos entre os familiares torna um lar mais feliz. É claro que haverá outros compromissos, ou até mesmo momentos de preguiça, porém sempre que os familiares se esforçam para servir, eles amam mais e mais sua família.
Leia: Serviço: Um dos pilares essenciais de um casamento feliz
4. Diversão
Famílias felizes gostam de manter a alegria e por isso se divertem juntas. Fazem passeios, assistem a filmes com pipoca, brincam ao ar livre ou com jogos de tabuleiro, visitam parentes, preparam refeições juntos, fazem o que é comum entre eles e todos gostam. Mesmo que um não goste tanto assim, mas prefere estar ali naquele momento familiar. Isso não precisa ser o tempo todo, mas deve existir um momento familiar pelo menos uma vez por semana. Crianças pequenas exigirão mais atividades familiares. A união crescerá e a felicidade permanecerá.
Leia: Diversão não tem que ser cara: Atividades sem custos para crianças com mentes e corpos ativos
5. Apoio
A amizade entre os familiares que habitam a mesma casa é algo imprescindível. Acompanhado de todos os outros itens acima, este último promove a confiança no lar. Apoiar nos momentos difíceis mantendo os pensamentos positivos nos membros da família contribui para que a felicidade esteja presente, apesar das dificuldades. Elogiar pessoas os torna autoconfiantes e este fortalecimento mútuo ajuda no ambiente familiar. Correções são necessárias, porém quando familiares apontam erros o tempo todo o ambiente se escurece. A felicidade no lar é mantida com o apoio mútuo.
Leia: Amigos problemáticos na adolescência: Como apoiar seu filho
Como já disse Liev Tolstói: “Todas as famílias felizes são iguais. Cada família infeliz é infeliz à sua própria maneira”. Deixar o que torna a família infeliz de lado e promover a mesma alegria das famílias felizes é perfeitamente plausível.