5 lições valiosas que deveríamos ensinar a nossos filhos antes de morrermos
A morte pode chegar em um instante, daí a importância de deixar um legado para seus filhos, ensinando-lhes estas lições valiosas.
Adriana Acosta Bujan
Infelizmente, a questão da morte eu conheci e vivi de perto com a partida dos meus pais, da minha avó e agora com o meu amado marido. É por isso que o meu conceito sobre a vida e a morte modificou a minha maneira de ser, de pensar e de agir, já que em um instante a vida pode acabar e não haverá volta.
Somente aqueles a quem couber experimentar a morte de um ente querido podem entender e valorizar mais o que significa viver; pois muitos acreditam que a morte chega com a velhice ou que só morrem aqueles que têm doenças incuráveis, entre outras ideias errôneas.
No entanto, os conceitos que temos arraigados sobre a vida e a morte são totalmente contraditórios, porque a realidade é que se começa a viver depois da morte, ou seja, a morte é o começo de uma vida no plano espiritual, é quando nossa alma (na vida terrena) encontra-se pronta para partir e assim evoluir.
Lições valiosas antes de morrer
Agora, muitos de nós, depois de experimentarmos de perto o tema da morte, queremos deixar um legado de vida, não só para que a sociedade nos reconheça, mas que nossos filhos recordem todos os ensinamentos e aprendizagens que em receberam de nós em vida, e que lhes sirva sempre como um meio para alcançar o sucesso e a felicidade.
Dito isso, partilho o seguinte:
1. Um dia de prazer
Muitas vezes, vivemos nossos dias de maneira automática, como se fossemos robôs que estão imersos em uma mesma rotina, e acabamos por deixar de apreciar as coisas belas que a vida nos dá.
Assim, de agora em diante, seria conveniente ensinar e motivar os seus filhos a romperem com essa rotina diária e comprometerem-se a realizar algo que possam desfrutar no seu dia, por exemplo:
- Hoje tomei um sorvete, simplesmente porque adoro e gostei muito.
- Hoje fui ao parque me divertir com as minhas amigas.
- Hoje vi um filme e gostei.
2. O sofrimento é temporário
Infelizmente, não podemos proteger os nossos filhos dos sofrimentos, porque todas as adversidades que experimentarem serão lições de vida. No entanto, podemos estar com eles para aconselhá-los, ouvi-los, apoiá-los e guiá-los; fazê-los entender que o que lhes acontece são aprendizagens que os ajudarão a refletir e amadurecer sobre algo específico.
Lembre-lhes que o sofrimento é temporário, que não é eterno, que tudo é um processo e, como tal, têm que sentir e experimentar a dor, mas que sejam conscientes de que podem controlá-la e se sentirem bem.
3. A felicidade está em suas mãos
Infelizmente, muitas pessoas procuram a felicidade em coisas materiais, em um par romântico ou em qualquer outra coisa; pois, não sabem que a felicidade está em si mesmas, e que se trata apenas de momentos que se desfrutam instantaneamente. Não devemos procurar a felicidade no futuro incerto, porque vivemos no presente.
Comece por ensinar os seus filhos a identificar esses momentos de felicidade que vivem no dia a dia, por exemplo: estar com os meus animais de estimação e brincar com eles me traz felicidade, sair com o meu namorado me traz felicidade, viajar me traz felicidade, ver um filme em família é felicidade, etc.
Neste ponto, é importante saber agradecer pelo que se tem; ensine seus filhos a serem gratos pela felicidade que experimentam, pela vida, pelo amor que recebem, pela sua saúde, pela sua família, pelos seus amigos, etc.
4. Perdoar e soltar
A vida é uma montanha russa, às vezes estamos em cima e outras em baixo. E pode ser que, por essa razão, encontremos pelo caminho pessoas que nos podem fazer mal. Sim, infelizmente, há pessoas más, invejosas, ruins, infames, que só vivem a sua vida para prejudicar os outros.
E embora queiramos evitá-las, às vezes é impossível fazê-lo, talvez porque tenhamos que aprender uma lição de vida, como, por exemplo, “saber perdoar”. Um perdão de coração, para podermos soltar a dor e continuar com a vida.
5. Unir as forças
A família é intocável, é única, é o que nos dá força, força, que nos ajuda em momentos maus. Na família, podemos refugiar-nos, celebrar, agradecer, rir, desfrutar, etc.
É importante que os seus filhos aprendam sobre o valor que tem cada membro da família e parentes: pais, avós, primos, irmãos, sobrinhos, cunhados, noras etc.
Lembre-os de que, sempre, a união familiar é algo que devemos apreciar e cuidar, porque nela encontraremos forças em momentos difíceis.
Agora você já sabe, estas lições são um bom legado que você pode deixar em vida; seus filhos sempre se lembrarão delas, porque nelas encontrarão o sentido da vida para poderem alcançar todos seus sonhos.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 lecciones valiosas que deberías enseñar a tus hijos antes de morir