5 maneiras de expressar gratidão para a mãe
Encontrar formas de expressar gratidão incondicional para a mãe é, além de justo, motivo de alegria interior.
Suely Buriasco
A gratidão é um dos sentimentos mais enobrecedor que o ser humano pode experimentar. Ser grato é deixar a alma se envolver em fluidos amorosos e gentis, reconhecendo os benefícios recebidos. Uma pessoa grata é, consequentemente, sensível, humilde e amorosa.
Leia: 10 atitudes diárias para incluir gratidão em sua vida
Para realmente expressar gratidão a sua mãe é determinante ter vontade contínua de demonstrar respeito e apreço em palavras, mas sobretudo em ações. É preciso ser gentil procurando fazer com que ela sinta a grande importância que tem na sua vida.
De acordo com esse estudo: “Ser grato não é uma atitude simples. É muito importante. E não é sobre o passado. Ela está lá para nos direcionar no futuro”.
Algumas ideias podem ajudar você a expressar gratidão:
1. Mantenha contato
Isso é fundamental! Não há justificativa para ficar tempos sem saber de sua mãe ou dar-lhe notícias suas. Claro que a vida é corrida, mas dedicar um tempo para conversar com sua mãe é, verdadeiramente, ganhar tempo. Se você não pode estar sempre com ela, mande mensagem e ligue nem que seja para bater um papo.
2. Escute com atenção
Pode ser que sua mãe se sinta só e quando começa a falar não pare mais, isso é comum e costuma se intensificar com a idade. Também é uma forma de carência afetiva querer chamar atenção com reclamações sobre a saúde, pessoas ou coisas do dia a dia. Não a critique por isso, pelo contrário, entenda que ela está precisando de mais atenção; dê isso a ela ouvindo com genuíno interesse.
3. Elogie continuamente
Faça com que a sua mãe saiba o quanto você a admira, elogie suas qualidades, reconheça e evidencie o que você aprecia nos dons dela, o que ela faz que para você ninguém sabe fazer igual. Envelhecer pode ser perturbador, embora toda idade tenha a sua beleza, então evidencie a beleza dela. Fale de seus cabelos, sua pele e do quanto você a acha bonita. Mas não se esqueça de reconhecer, principalmente, o caráter, a personalidade e as belezas de sua alma.
4. Perdoe incondicionalmente
É bem possível que sua mãe não seja o que para você seria o ideal, mas pense que você também não consegue ser o ideal de ninguém. Somos todos seres humanos, com qualidades e defeitos, ser mãe não muda essa nossa condição, portanto, releve, perdoe. Mesmo que sua mãe tenha provocado muito sofrimento na sua vida, você precisa encontrar um momento de se decidir pela gratidão filial, então que seja agora.
Leia: Ser mulher e mãe: Como perdoar sua própria mãe
5. Celebre a vida dela
Nas datas festivas como o aniversário dela, o seu aniversário, Dia das Mães, Natal ou um dia qualquer encontre oportunidades de demonstrar o quão importante ela é na sua vida. Comemore a vida dela e curta cada momento em que vocês podem estar juntas e compartilhar com harmonia desse elo que se fez desde o seu nascimento e até antes dele.
A vida pode ser muito mais simples e feliz, basta que nos dediquemos a enxergar e priorizar o que há de bom e belo. Ser grato é essencialmente isso e quando se trata de gratidão filial, então toda a alegria que proporciona é imensamente maior.
Leia também: Como você está planejando comemorar o Dia das Mães?