5 maneiras de prevenir a acne, segundo especialistas
Especialistas explicam como tratar as espinhas.
Roberta Preto
Buscar um profissional capacitado é a escolha mais sábia a ser feita quando se trata de saúde, principalmente quando o assunto está relacionado à beleza, porque para alguns sentir a pele saudável, macia e sem marcas de espinhas e cravos é essencial para sentirem-se mais felizes e de bem com a vida.
De acordo com a dermatologista Karla Assed, estas são as 5 maneiras de prevenir a acne:
1. Limpeza
Lavar a pele o tempo todo para evitar a oleosidade não é a solução para limpar o rosto, pois o excesso de lavagem só irá piorar a oleosidade da pele. Então, o ideal é lavar sem exageros e utilizar produtos à base de enxofre, ácido salicílico e camomila, pois esses contribuem na limpeza da pele e também ajudam a combater a oleosidade do rosto. Eles podem ser encontrados como sabonetes secativos e são comprados em farmácias sem prescrição médica.
Nunca deixe de utilizar o protetor solar, no entanto, eles não devem ter óleo em sua composição, porque isso tende a aumentar a quantidade de acnes na pele.
2. Argila
Quando se utiliza argila no rosto forma-se uma máscara secativa na hora da aplicação que auxilia para secar as espinhas inflamadas e também deixa a pele mais saudável. Normalmente a argila pode ser comprada em loja de produtos naturais.
3. Não cutucar
Talvez seja muito difícil não cutucar espinhas e cravos, entretanto, se faz necessário evitar mexer nelas, pois quando cutucadas de forma errada tendem a provocar inflamações e feridas que acabam por marcar o rosto. Buscar um profissional especializado para que ele possa mexer nelas da maneira correta é a melhor forma de acabar com esse problema.
4. Alimentação
Alimentação é fundamental para se ter uma pele bonita e não seria diferente para evitar a oleosidade do rosto que tendem a provocar espinhas e cravos.
Uma boa alimentação para auxiliar na beleza da pele precisa de alimentos compostos de vitaminas A e B3, pois esses têm efeito antioxidante que contribuem no tratamento das inflamações das acnes, do envelhecimento precoce, como também problemas de cicatrização e pigmentação.
Segundo a especialista, é preciso atenção para outras vitaminas do complexo B, utilizadas em comprimidos para exercitar ou malhar, pois eles tendem a ativar a glândula sebácea, produzindo assim mais óleos, o que provocará mais espinhas.
Há também outro cuidado específico, alerta a dermatologista, encontra-se no leite e derivados. É preciso evitá-los em excesso, principalmente o leite de soja.
5. Tratamento especializado
Segundo a dermatologista Karla Assed, tratar a pele contra as acnes é um trabalho longo e que precisa de cuidados específicos, às vezes levará semanas, por isso seguir a orientação de um profissional qualificado é fundamental para se ter uma pele mais saudável e livre de espinhas e cravos.
O dermatologista pode indicar um bom tratamento, contudo, há casos em que é preciso buscar ajuda de um médico para fazer um novo tratamento à base de antibióticos específicos que somente ele tem autoridade para receitá-los.