5 maneiras de reverter uma briga com seu marido e demonstrar equilíbrio e compreensão

Todo relacionamento tem brigas e discussões. Este artigo tem o objetivo de orientar da melhor forma possível como lidar com essas brigas e como se tornar cada vez mais equilibrado e feliz.

Juliana Sanches

Por mais que possa parecer ideal, você sabe muito bem que não existem relacionamentos perfeitos, e que toda aquela história de novelas e filmes não passa de ficção. Caso ainda prefira acreditar que algum dia vai viver uma relação assim, infelizmente será frustrada amorosamente por toda a sua vida.

O que não quer dizer que não possa ser absolutamente feliz em uma relação REAL e repleta de adaptações ao outro. Relações reais vivem problemas reais e o que pode diferenciar os casais felizes dos infelizes é a forma como lidam com os conflitos que vão aparecer, mesmo que você não queira.

Portanto, antes mesmo de embarcar em uma discussão sem fim, leve em consideração esses cinco itens:

1. Pense três vezes antes de dar qualquer resposta

Embora pareça realmente muito difícil para algumas pessoas, resista a qualquer tipo de provocação. Antes de responder daquela forma áspera e grosseira, que é natural durante uma briga, reflita, respire, e pense três vezes na sua resposta, assim, irá avaliar melhor o que deve ou não ser dito.

É uma ótima opção para evitar arrependimentos futuros e desgastes desnecessários em uma relação. Lembre-se que as palavras podem machucar muito e nem sempre quem escuta, esquece.

Advertisement

Logo, permita-se refletir, mesmo que por alguns segundos, antes de responder.

2. Evite qualquer tipo de acusação

Antes de apontar o dedo no rosto do seu marido para ressaltar todos os seus defeitos, tente lembrar que são diferentes em muitos aspectos e, talvez por isso que ficaram juntos. Então, antes de acusá-lo, reflita e apenas aceite que nem sempre vão agradar um ao outro, ou que simplesmente, aquele não é o melhor momento para isso.

Tente lembrar que você também não é perfeita, e, assim como ele, pode errar ou não agradar o companheiro.

3. Em hipótese alguma altere a voz

Gritar e falar mais alto é um sinal claro de desequilíbrio e desespero de imposição de ideias. Portanto, procure falar de forma calma e em um tom brando, assim, se o seu marido estiver realmente alterado, ele vai perceber que talvez esteja brigando sozinho e aos poucos irá se acalmar.

Quando um lado se altera e o outro não reage, naturalmente o alterado irá se sentir intimidado e readaptará sua forma de falar. Assim, mesmo que o seu parceiro esteja muito nervoso, mantenha a calma e aos poucos ele irá se acalmar também.

Advertisement

Demonstre que não está ali para brigar, e sim para entender o que ele reivindica e resolver a questão da melhor forma possível.

4. Coloque-se no lugar do outro

Esse é um exercício muito eficiente, e serve para todos os relacionamentos que têm na vida: família, amigos, trabalho. O seu ponto de vista, nada mais é do que a vista de um único ponto. Todas as situações podem ter muitas leituras diferentes e isso pode mudar tudo.

Quando procura ver o problema por uma ótica diferente da sua, fica muito mais fácil perceber as possibilidades de interpretação.

Por isso, é de extrema importância que você se coloque no lugar do seu marido e tente, mesmo que seja difícil, entender como ele enxerga essa situação.

5. Evite chegar ao extremo de uma briga

Talvez esse seja o melhor dos tópicos. Caso todos os quatro últimos não tenham efeito, e, ainda assim, a briga continua acontecendo, a melhor opção é evitar totalmente o confronto. Seja esperta e peça para que a conversa continue em um outro momento, até que os ânimos estejam restabelecidos.

Advertisement

O afastamento do problema e o corte no conflito pode ser muito benéfico, trazendo à tona a reflexão se aquilo tudo é realmente preciso e se esse assunto é relevante o suficiente para se tornar uma briga.

Lembre-se

Entrar em conflito é algo que gera crescimento, autoconfiança, e, por incrível que pareça, intimidade. Quando você discute com o seu parceiro, ele expõe suas formas de pensar e seu olhar do mundo. E, demonstra, de forma despida, os seus pensamentos.

Assim, quando consegue transformar uma briga em uma conversa com exposições de pontos de vista, consegue também demonstrar equilíbrio, maturidade e ponderação. Além disso, se torna uma mulher mais atraente, pois passa um ar de segurança e benevolência.

O mais importante não é brigar, e sim, respeitar as diferenças e entender que tudo isso faz parte de toda relação saudável e REAL.

Toma un momento para compartir ...

Juliana Sanches

Escritora e professora de língua portuguesa e literaturas (brasileira, portuguesa, romana e grega). Estudou línguas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem muito interesse em textos sobre o comportamento humano, relações e sentimentos.