5 maneiras de saber se ele é bom mesmo ou só se faz
Observar alguns sinais no início do relacionamento é fundamental para criar elos mais sérios e saudáveis no futuro.
Suely Buriasco
No período da conquista é comum que os enamorados queiram se mostrar melhores do que realmente são, desde que não haja exagero que comprometa a autenticidade isso até é natural. O problema é quando você não sente segurança e fica pensando: “Será que ele é mesmo tudo isso?”
Segundo essa matéria muitos relacionamentos terminam porque as pessoas não buscam se conhecer melhor. A especialista em relacionamentos Sheila Rigler afirma: “Alguns fatores pesam muito, como religião, status social, grau de escolaridade, posição ideológica, etc. Depois de certo tempo juntos, alguns casais se dão conta de que pensam de modo diferente e acabam terminando, sendo que no começo tudo parecia lindo”.
Observar alguns sinais pode ser importante na hora de avaliar se vale a pena envolver-se seriamente nesse relacionamento:
1. Ele mantém conversas interessantes
Para impressionar ele pode iniciar algum assunto porque sabe que é de seu interesse, então faça o teste de continuar a conversa e observe se ele consegue mantê-la em bom nível. Essa também é uma forma de conhecê-lo melhor e saber um pouco mais sobre as afinidades de vocês.
2. Ele escuta você
Um homem realmente interessado numa mulher tem admiração por ela e, portanto, gosta de escutá-la e considera muito suas ideias e opiniões. Sendo um relacionamento superficial ele se mostrará impaciente e interromperá continuamente a sua fala. Também pode ser que ele aja assim por narcisismo, ele quer as atenções todas voltadas para ele. Homens assim têm grande dificuldade de relacionamento.
3. Ele admite seus erros
Esse sinal pode ser observado, inicialmente, pela forma como ele age com outras pessoas: qual a sua reação diante de uma falta sua no cotidiano? Se erra no trânsito, por exemplo, assume ou diz que a culpa e do outro? Pessoas que não assumem as responsabilidades por seus atos são de difícil convivência, por isso vale notar se ele compreende que erros são oportunidades de aprendizagem que ajudam a fazer as coisas de uma maneira melhor da próxima vez.
4. Ele cuida de si mesmo
A autoestima é fundamental para a saúde dos relacionamentos, quem não cuida de si mesmo dificilmente saberá cuidar do outro. Vale observar se ele tem hábitos saudáveis e se mantém o equilíbrio físico e emocional. Uma pessoa equilibrada treina o corpo e a mente, busca aprimorar-se em todos os sentidos, por isso também está sempre buscando aumentar seus conhecimentos.
5. Ele é amável
A maneira como ele trata as outras pessoas é um sinal claro do tipo de pessoa que ele realmente é. Se ele costuma ser gentil e atencioso com todos, sem querer chamar atenção para isso, certamente, a amabilidade faz parte da sua personalidade. Se ele é dócil com você, mas trata mal as outras pessoas fique atenta, um dia ele a tratará assim também.
Claro que existem outros sinais e que é importante que você esteja atenta antes do relacionamento tornar-se mais sério. Muitas mulheres ao distinguir pontos negativos na personalidade do namorado seguem acreditando que ele vai mudar com o tempo e caem na própria cilada. As pessoas até crescem e se aperfeiçoam, mas as mudanças são sutis e, na maioria das vezes, muito lentas.
Escutei, certa vez, do palestrante José Carlos Tejon que “a maior ironia do casamento é que as mulheres casam achando que seus maridos vão mudar e eles não mudam. E os homens casam achando que suas mulheres não vão mudar e elas mudam”.
Brincadeira à parte, todo cuidado é pouco na escolha de alguém para compartilhar a vida.