5 maneiras de sabotar uma relação amorosa
Veja algumas maneiras de sabotar seu relacionamento e evite-as a todo custo.
Adriana Acosta Bujan
Por que sabotar nosso relacionamento se queremos ser felizes? Esta pergunta pode ser confusa, já que ninguém se casa ou se compromete pensando em se divorciar ou se separar. No entanto, pode acontecer que sejamos nós aqueles que estão forçando o parceiro a deixar de nos amar. Claro, sem percebermos.
Sabotar uma relação é muito simples, basta irritar constantemente o parceiro para que ele ou ela se canse e se aborreça, para que se afaste por completo. Mas ninguém quer realmente fazer essas coisas acontecerem, é por isso que compartilho estas maneiras em que você sabota a sua relação sem perceber, para possa evitá-las:
Do ódio ao amor é um passo
A maioria de nós pode amar uma pessoa e odiá-la ao mesmo tempo, assim são as relações conjugais. Muitas vezes, nosso parceiro pode irritar-nos, mas o amor que sentimos faz-nos esquecer dos danos causados.
No entanto, às vezes nem com o amor que sentimos pelo nosso parceiro podemos resolver os conflitos conjugais, porque se tratam de comportamentos e atitudes totalmente tóxicos. De acordo com um estudo conduzido pela doutora Rakel Peel, as pessoas não sabotam seu relacionamento porque querem, mas para se protegerem dos perigos em que acreditam estar; neste caso, da dor emocional que seu parceiro possa causar.
Que comportamentos sabotam uma relação?
1. Ciúmes
Um estudo realizado pela Universidade de Nova York afirmou que a insegurança, baixa autoestima e o modo de criação, são causas dos ciúmes. Infelizmente, se uma pessoa é incapaz de reconhecer a origem dos seus ciúmes e não recebe tratamento para se curar emocionalmente, pode estar sabotando a sua relação, sem perceber.
Chamadas e mensagens de texto constantes, assediar, vigiar, proibir, pedir explicações, controlar, chantagear, são algumas condutas que as pessoas ciumentas fazem, provocando conflitos e discussões frequentes, desse modo será óbvio que a comunicação e a confiança que uma vez existiu se acabe por completo.
2. Se vitimizar
Certamente, alguma vez você já ouviu frases como: “Eu fiz isso por você e você não faz nada”, “Sempre sou eu quem se sacrifica”, “Você me faz mal”, “Pobre de mim, sofro muito”, “Você não entende”, “Não me escuta”, “Nunca se importa”.
Não há nada mais cansativo do que estar com o seu parceiro e ele se queixando, fazendo-se de sofredor(a), e culpando você de todo o mal que lhe acontece. Fazer-se de vítima como uma maneira de fazer outro se sentir mal, e assim enchê-lo de culpa e remorso, é uma conduta que certamente sabotará sua relação; já que não haverá pessoa que aguente tanta negatividade em sua vida.
3. Atitude defensiva
Quase posso garantir que, se um membro do casal se mantém com uma atitude defensiva, sempre terá conflitos; porque haverá quem se sinta atacado, criticado, julgado e reprimido, por isso tentará se defender como puder, embora muitas vezes não avalie as consequências das suas ações.
É comum que a pessoa que está na defensiva perca o controle de suas emoções, por isso machucará seu parceiro sem perceber. Por exemplo, você pode usar frases ofensivas ou tomar atitudes que prejudicam o bem-estar de seu parceiro.
4. Falta de confiança
Como se sabe, a confiança vai-se construindo pouco a pouco, com as ações que o casal realiza com frequência, assim se irá solidificando o amor. Mas, infelizmente, há casais que não confiam um no outro, por mais que se esforcem; talvez porque tenham tido más experiências no passado ou porque foi assim que aprenderam durante sua infância.
Agora, as pessoas que verificam o celular do seu parceiro para ler as mensagens, ver quantas chamadas ele fez, verificar todas as interações em suas redes sociais, fazer o jogo de “Eu lhe digo uma mentira para ver se você cai”, espionar, entre outras ações, demonstram comportamentos de pessoas que desconfiam do amor que o parceiro sente. Obviamente, esta é uma maneira de sabotar a relação.
5. Falta de privacidade
Outra maneira de sabotar uma relação, é quando um dos membros continua com um vínculo muito estreito com sua família (pais) sem dar prioridade ao seu casamento. Quer dizer, há pessoas que têm um vínculo inquebrável com seus pais, tanto que lhes permitem envolver-se nas decisões que só corresponde ao casal.
Há que lembrar que quando se casa, há que se aprender a equilibrar a relação familiar e conjugal, estabelecendo limites para evitar conflitos e mal-entendidos.
Agora você sabe, essas são cinco maneiras pelas quais você pode sabotar seu relacionamento sem perceber, porque, infelizmente, se esses comportamentos são frequentes, eles podem acabar com a harmonia, a paz e o amor. Então, recomendo que você os evite a todo custo.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 formas de sabotear una relación de pareja