5 maneiras eficazes de tirar seus filhos do mundo virtual
É impossível proibir as crianças de usar tecnologia, faz parte do mundo em que vivem. Mas você pode reduzir seu tempo em frente às telas com essas estratégias.
Adriana Acosta Bujan
A tecnologia faz parte do nosso estilo de vida. O que faríamos se não tivéssemos um computador, smartphone ou ipad, para interagirmos com as pessoas que estão longe, para trabalhar ou simplesmente para distrair nossa mente de tantas preocupações? Assim como nós, adultos, usamos a tecnologia para tudo, imagine as crianças, com o exemplo que damos a elas e no mundo que elas tiveram para crescer e se desenvolver.
É por isso que, hoje em dia, as crianças querem tanto um smartphone, um computador ou qualquer dispositivo digital para se distrair. Não há nada de errado em uma criança ter um celular ou qualquer dispositivo digital, desde que aprenda a usá-lo com responsabilidade e limites.
Porém, infelizmente, esses limites e regras que alguns pais utilizam não são levados em consideração, pois eles simplesmente deixam seus filhos passarem horas e horas no mundo virtual. Isso acontece, não porque eles querem, mas porque acham necessário distrair os filhos para que consigam fazer suas coisas.
Não podemos culpar as crianças por passarem muito tempo imersos no mundo virtual, pois a responsabilidade é dos pais. Se não lhes tivessem dado esses aparelhos, elas não teriam esse problema. Contudo, o problema não é elas terem celular, mas passarem o tempo todo interagindo em um mundo irreal, deixando-se envolver pela fantasia sem viver o presente e a realidade.
O que podemos fazer?
Os castigos não são uma alternativa útil para que nossos filhos aprendam a usar a tecnologia a seu favor. Pelo contrário, se os repreendermos mais, criaremos um ambiente familiar hostil e conflituoso. Por isso, devemos agir com inteligência e fazer com que nossos filhos aprendam a respeitar os limites do uso da tecnologia. Compartilho algumas ideias abaixo:
1. Limite de tempo
Essa regra deve ser aplicada e respeitada, tanto para seus filhos quanto para você, pois se virem que você a ignora usando seu celular, eles farão o mesmo. Nesse tempo de uso da tecnologia, é recomendável que você se envolva no mundo de fantasia de seus filhos. Isso mesmo! Pergunte a eles em que nível do jogo estão, quais habilidades o personagem do jogo tem, como se sobe de nível, entre outras coisas.
Com isso, seu filho se sentirá conectado a você e será mais fácil para ele desligar o celular para ouvi-lo e ficar mais tempo com você. O que quero enfatizar neste ponto é o fortalecimento os laços de comunicação entre filhos e pais.
2. Várias atividades diferentes
Depois de conseguir a atenção dos filhos, é hora de convidá-los para outras atividades. Talvez você possa relacionar algumas ideias de seus jogos para celular e trazê-las para a vida real. Por exemplo, se você viu com ele um vídeo de como fazer um brinquedo de seu personagem favorito, é hora de aplicar estratégias que envolvam criatividade, transformando seu personagem em um desenho ou um boneco de massinha de modelar, entre outras coisas.
Tire seus filhos do mundo virtual com estratégias que chamam sua atenção, fazendo artesanato, desenhando, pintando e relacionando seus brinquedos e jogos do mundo da fantasia com o mundo real. Portanto, mãos à obra e coloque a tecnologia de lado para fazer outras atividades mais artísticas e divertidas.
3. Usar a tecnologia a seu favor
Certifique-se de que seus filhos não tenham acesso à tecnologia sem a sua presença. Assim você poderá observá-los e supervisioná-los com mais facilidade. Então, use a tecnologia a seu favor, ou seja, encontre um livro digital que seja interessante e adequado para seus filhos e comecem a lê-lo juntos. Coloque música em seu dispositivo, seja no computador ou no celular, e comecem a dançar ou cantar enquanto fazem as tarefas domésticas.
Use a tecnologia para ter ideias, como receitas ou qualquer outra coisa que vocês possam fazer em família. Ensine aos seus filhos que o celular não serve apenas para jogar, mas para muito mais do que isso. Que ele pode usá-lo para obter informações, aprender coisas novas e até mesmo conversar com a família.
4. Será usado apenas como recompensa
Se seus filhos se esforçarem para tirar boas notas na escola, cumprirem todas as responsabilidades que você lhes delegar, poderão usar o celular por um tempo limitado para jogar. Caso contrário, não poderão ter acesso ou usá-lo.
Dessa forma, seus filhos aprenderão a ser mais responsáveis e você poderá motivá-los facilmente a fazer o dever de casa. Lembre-se de sempre supervisionar o que eles fazem e nunca os deixar sozinhos, não importa a idade deles.
5. Mais exercícios
Quanto mais atividades físicas seus filhos praticarem, menos tempo terão para interagir com a tecnologia. Então, é hora de fazer alguma atividade fora de casa, andar de bicicleta, correr, nadar, inscrevê-los em aulinhas de futebol, entre outras ideias.
O ponto aqui é mantê-los ocupados a maior parte do tempo fazendo atividades físicas que exijam concentração e energia, assim você consegue tirar seus filhos do mundo virtual.
Lembre-se, é importante que você também tenha limite no uso da tecnologia na frente deles, pois se não prestar atenção, seus filhos vão usar o celular ou o computador para se distrair. É importante ensinar pelo exemplo.
Traduzido e adaptado pro Erika Strassburger, do original 5 maneras efectivas de sacar a tus hijos del mundo virtual