5 mentiras e uma verdade sobre a amamentação materna

Apesar de tudo o que nos dizem sobre como é bom, natural e normal amamentar, sempre será uma decisão muito íntima e pessoal fazê-lo ou não. Conheça alguns mitos e verdades sobre esse tema.

Emma E. Sánchez

Invariavelmente, cada vez que ouço as mães falarem sobre a amamentação e as suas experiências pessoais, remeto-me primeiro à minha, e depois às novas mentiras, razões, justificações e desculpas para amamentar ou não.

Do meu ponto de vista, penso que cada mãe tem uma experiência particular com a amamentação, inclusive com cada um dos seus filhos, e que esta experiência é frequentemente afetada por fatores externos: o marido, a saúde, o trabalho, a informação que tem à mão e o seu momento de vida. Por isso, devemos ser extremamente respeitadores e tolerantes, se necessário, perante uma mãe, porque só ela conhece as suas verdadeiras razões para amamentar ou não.

Abaixo vou apresentar-lhe alguns mitos que, para muitos, ainda são verdadeiros e podem afetar a forma como um bebê será alimentado.

Os mitos

1. O leite materno para o meu bebê: não é suficiente / não é nutritivo / está fazendo mal para ele

Foi demonstrado que o leite produzido por uma mãe é ideal para o seu filho. Contém o que o seu filho precisa e é produzido nas quantidades que a criança necessita. Também foi provado que a ingestão de leite materno pode ser à livre demanda do bebê, isto é, de acordo com a fome dele. Também é verdade que, pouco a pouco, você pode estabelecer horários para alimentá-lo. Ele é seu filho e vai lhe mostrar suas necessidades, o desenvolvimento das suas capacidades e o seu autodomínio.

Seu leite só pode fazer mal ao seu bebê se você ingerir medicamentos, substâncias nocivas ou se estiver doente. Se tiver dúvidas, fale com o pediatra.

Advertisement

Minha terceira filha, poucos dias após o nascimento, ficou com cor de cenoura. Foram feitos estudos para descobrir a origem disso, examinou-se o fígado e outros órgãos e tudo estava bem. Mas, graças a um médico muito atento, foi detectado que a sua cor era por minha causa: eu tinha uma infecção que ninguém tinha notado. Medicaram-me, parei de amamentá-la e assim que o fiz, a cor dela voltou ao normal. Depois, quando o médico consentiu, voltei a amamentá-la como se nada tivesse acontecido. Se tiver dúvidas, consulte o seu médico e pediatra, por favor.

Convido você a ler: Abrem a geladeira dessa mãe e apenas encontram litros e litros de leite, então ela explica pra quem faz isso

2. Devo ter uma dieta muito saudável para poder oferecer leite ao meu filho

Não é verdade. Tenha paciência consigo mesma, mais do que com o pequeno. Visitar seu médico ou nutricionista pode ajudá-la a conhecer e sentir-se mais tranquila em relação à qualidade nutricional do seu leite. Uma alimentação regular, com água suficiente e livre de alimentos nocivos – que fazem mal a qualquer um – é mais que suficiente para seu pequeno.

Coisas sobre amamentação que todas as mães devem saber

1. Amamentar a criança requer muito tempo e paciência

Este é outro mito. Aprender a alimentar o bebê pode levar algum tempo no início, mas assim que você e ele aprenderem, alimentá-lo requer apenas organização. Se você trabalha fora, há a possibilidade de deixar seu leite pronto em algumas mamadeiras dentro da geladeira.

2. Meu mamilo é muito pequeno

Acredite em mim, seu corpo foi concebido de tal forma que está preparado para alimentar. É preciso paciência e, às vezes, ajuda de uma mulher experiente ou de uma enfermeira capacitada para ajudá-la a se acomodar, perder o medo, a dor ou qualquer barreira física ou emocional que possa estar limitando você. O bebê sabe, instintivamente, o que fazer, deixe-o guiá-la.

Advertisement

3. Só é importante oferecer o colostro ao bebê

Esse primeiro leite é, efetivamente, muito valioso. É rico em nutrientes, assim como o que virá depois. É importante que você saiba que a composição do seu leite se transforma com o tempo, segundo as necessidades do seu filho. Repito: deixe que ele a guie.

Leia: Amamentação: Como se preparar e o que esperar

A verdade

A verdade é que você deseja sinceramente amamentar seu bebê. Que compreenda que é bom para você e para ele, que o seu leite é justamente o que ele necessita e que você está capacitada para fazê-lo.

A verdade é que, se você não quiser fazer, também está bem. É sua decisão. Você é a mãe e é você quem sabe o que é melhor para você e seu filho. Não precisa dar explicações ou justificar-se, muitíssimo menos sentir culpa. Aqueles que a rodeiam devem aprender a respeitar e aceitar, porque cada um de nós é livre e responsável quanto à criação dos filhos.

Uma querida amiga disse certa vez: “Não me diga o que faço de errado, melhor oferecer sua ajuda e conselho. E se eu não pedir, não me dê, por favor.”

Advertisement

Finalmente, convido-a a ler: Nutrição do bebê: Amamentação

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 mentiras y una verdad sobre la lactancia materna

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Pedagoga e terapeuta de família e de casal. Casada e mãe de três filhas adultas. Apaixonada por Educação e Literatura. Escrever sobre temas familiares para ajudar os outros é minha melhor experiência de vida.