5 passos para construir e manter o amor vivo em seu casamento

Essa é uma das maiores dificuldades dos casais. Mas os passos são simples, apenas necessitam do empenho de ambos.

Bianca Braun

Amar é um dos maiores dons do homem, mas o amor verdadeiro não acontece à primeira vista, ele precisa ser construído. O amor entre o homem e a mulher é a chave para a transformação. São duas pessoas que se tornam uma, pois são unas em perspectiva, metas e ambições. O amor verdadeiro resulta em casamento, dando início a uma família como foi estipulado por Deus (Gên 2:24/ Heb 13:4).

Muitos relacionamentos acabam, e algumas vezes não é por falta de amor. Existem casais que se amam mas não encontram o caminho para que suas vidas se tornem uma, eles não são unos de coração, então se separam.

Como viver um amor verdadeiro que não se acaba? Os cinco tópicos abaixo vão ajudar a entender o amor e vivê-lo de maneira que se torne duradouro.

1. Compreenda o amor

Para sentir o amor verdadeiro e começar a empenhar-se para mantê-lo, é preciso compreender que amor é diferente de atração. As pessoas não ficam lindas e em perfeita forma para sempre. O amor enxerga além do corpo, ele enxerga com os olhos da alma. É aquele sentimento de ter em sua vida o bem mais precioso, que você quer cuidar e manter longe de qualquer perigo. É sentir-se leve ao desabafar seus medos e a paz de ser entendido. É sentir-se inspirado a fazer o bem e a querer o bem.

Spencer Kimball disse que “O amor, no casamento, é profundo e abrangente. Não como o relacionamento que o mundo erroneamente chama de amor e que consiste principalmente de atração física. Quando o casamento é inteiramente baseado nisso, em pouco tempo um se cansa do outro (…) O amor (…) é também a atração espiritual. É ter fé e confiar um no outro, e compreender um ao outro. É a parceria total. É o companheirismo com os mesmos ideais e padrões. É o altruísmo recíproco e a disposição de sacrificarem-se um pelo outro.

Advertisement

2. Cultive o amor

Amar é um processo que não pode ser interrompido.

Quando os gestos simples estão se apagando pelo ar, quando o amor “vira rotina”, é preciso explorar diferentes maneiras de amar. Assim como cuidar de flores. Temos que regá-lo, encontrar novas maneiras de sempre deixá-lo vivo para que possa embelezar ao invés de secar e morrer. Saírem para conversar, passear de mãos dadas, fazerem as tarefas de casa juntos, darem quantos abraços forem possíveis durante o dia. São os adubos simples mas eficazes que o amor precisa para manter-se vivo.

7 sugestões para acabar com a rotina no casamento

3. Sacrifique-se pelo amor

Spencer W. Kimball também ensinou que “Quando amamos realmente uma pessoa, preferimos morrer a prejudicá-la.”

O gesto mais lindo e eternizado de amor foi em forma de sacrifício. Para nós não é diferente. Para um amor eterno sem dúvida é necessário sacrifícios. Um passo importante para viver o amor verdadeiro é viver para fazer cônjugue feliz. Para isso é necessário estar disposto a negar a si mesmo, por vezes será preciso abrir mão de certos desejos. E passarem por todos os desafios da vida juntos, um sendo o suporte do outro. Assim o amor estará no centro da relação.

Advertisement

O Apóstolo Paulo diz que o amor (…)não busca seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;(…) (I Coríntios 13:5)

4. Tenham acordos no amor

Sentar e colocar as ideias e desejos um do outro num papel, e entrarem em acordo de satisfazerem-se.Isso é um passo na luz que todo casamento deve dar. Assim cada um mostra as expectativas, o que esperam um do outro e entram em acordo de como as atribuirão no casamento. Tornando assim tudo mais claro e sem falsas esperanças e com uma melhor visão um do outro sabendo o que deixa o outro feliz.

“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.” (I Coríntios 7:3)

5. Enxergue o amor como um todo

Nos momentos de estresse ou desapontamentos, faça uma carta e escreva todos os motivos que te fazem estar com a pessoa que você ama. Liste o porque você a ama. Liste os momentos bons que vocês passam juntos. Isso fará você enxergar o amor como um todo, e no final liste o seu desapontamento e o que você deseja que seja diferente. Isso lhe dará uma ampla visão e você verá que os problemas são pequenos comparados ao amor. Você poderá entregar a carta, o que os ajudará a estarem sempre conectados.

As cartas lembrando os bons momentos e com declarações de amor devem ser escritas com regularidade e são uma maneira de falar o que está no fundo do seu coração, e os resultados são sempre positivos. Assim o amor estará sendo vivido, e reconhecido. É sempre bom sentir-se amado, e isso será recíproco.

Advertisement

Esposa encontra dezenas de cartas de amor deixadas pelo marido após seu falecimento por doença genética

O psicanalista alemão Erich Fromm concluiu que “O amor é um ato de fé. Quem tiver pouca fé também terá pouco amor.”

Então quando tudo parecer impossível, quando o medo bater e as tempestades chegarem; lembrem-se que o amor é o motivo da união, e é esse amor que é capaz de vencer o mundo. Nada mais lindo nesta passagem pela vida do que o amor.

Toma un momento para compartir ...