5 pensamentos que você deve ter sobre manter um diário pessoal
“Se a vida vale a pena ser vivida, vale a pena ser registrada”, diz o palestrante motivacional Anthony Robbins.
Michele Coronetti
Existem vários tipos de diários. Esses registros são realmente importantes para o cumprimento de metas individuais, como por exemplo, em uma dieta ou em um estudo científico. É possível avaliar seu progresso através do que foi registrado. O conceito de diário abordado neste texto é o de contar a história da sua vida, registrar seus pensamentos e sonhos. A avaliação posterior será a respeito do seu crescimento, da formação do seu caráter e do legado que deixará para seus descendentes ou para quem tiver acesso a estas páginas. Alguns pensamentos a respeito dos benefícios de se manter um registro pessoal:
1. Diário manuscrito
Para os amantes da escrita manual, os momentos de dedicação manuscrita, ilustrações e colagens de lembranças são benéficos para acalmar ansiedades, transparecer sentimentos guardados por motivos diversos, preocupações e sonhos que não se deseja revelar à pessoa alguma por serem pessoais. Todas as pessoas possuem ensinamentos, e esses podem ser passados nestas páginas. Esse caderno pode acompanhar seu dono em qualquer local, podendo servir de escape em momentos difíceis.
2. Diário digital
Aos que não se entusiasmam em perder horas escrevendo e preferem a rapidez da digitação, muito pode ser feito também. Existem vários sites e aplicativos onde a pessoa registra seus momentos, armazena imagens e áudios, promove hyperlinks, ou seja, a facilidade da tecnologia também está presente nessa prática milenar.
3. Momento para relaxar e refletir
A dedicação à escrita da vida promove um momento único, pessoal e de paz interior registrado por atividades, pensamentos, entendimentos, dificuldades, esperanças e sonhos. O relaxamento advindo desses momentos será capaz de organizar pensamentos e ideias, focalizar objetivos e aumentar a capacidade de suportar as dificuldades. Um tipo de meditação muito necessária nos dias corridos de hoje.
4. Criatividade
É possível desenvolver a criatividade buscando sinônimos, criando histórias fictícias que definam uma passagem da vida, buscando aperfeiçoamento na escrita, correção ortográfica, tipos de poesia. A variedade na forma de transcrever a história será divertida e ajudará no crescimento e desenvolvimento, além de servir de bom exemplo para o leitor no futuro.
5. Autoavaliação
Avaliar o que se passou através do que foi registrado no ano anterior, há cinco ou dez anos, mostrará o quanto a pessoa evoluiu e se aperfeiçoou. E essa avaliação é extremamente benéfica, pois o que era quase impossível de ser suportado antigamente tornou-se algo de fácil superação hoje. O escritor sente-se forte e maduro, capaz de enfrentar os próximos desafios, pois aqueles já foram vencidos.
O registro pessoal, além de elevar seu próprio escritor, é capaz de acrescer aos futuros leitores admiração e carinho, pois passarão a aprender com erros e acertos, ideias e sonhos, tornando esses relatos para a experiência de vida própria. Vantagens impossíveis de serem calculadas quando projetadas para o futuro.