5 perguntas que você pode se fazer antes de terminar um relacionamento

Antes de tomar a decisão de terminar seu relacionamento, faça a si mesmo estas perguntas que o ajudarão a refletir.

Adriana Acosta Bujan

Quando nos apaixonamos, tudo é maravilhoso, nossa vida fica cor-de-rosa, sentimos um friozinho na barriga e ficamos sorrindo à toa. Tudo à nossa volta é amor, felicidade e alegria plena. O que mais importa é formalizar o relacionamento para viver o resto da vida com a pessoa amada.

Assim é o amor, ninguém pensa que esse sentimento um dia vai mudar, podendo acabar. Mas, infelizmente, isso acontece com frequência, pois nem todos os casais conseguem fortalecer seu amor e fazê-lo florescer para que dure para sempre.

Assim, quando o amor do casal está cambaleando, às vezes nos deparamos com a necessidade de avaliar bem se devemos terminar o relacionamento. Essa decisão está longe de ser fácil, pois tem uma história cheia de lembranças, sentimentos e apegos misturados; e sabemos que não nos afeta apenas, afeta também filhos (quando há) e familiares próximos.

O coração confuso

Quando uma pessoa está cogitando terminar o relacionamento, é normal que ela se sinta confusa, com dúvidas, medo e muitas incertezas, pois sua mente é bombardeada por mil pensamentos e perguntas, mesmo que haja motivos justos para tomar essa decisão.

Porém, antes terminar esse relacionamento, convido-o a se fazer algumas perguntas que vão fazê-lo refletir e que o guiarão nessa decisão:

Advertisement

1. Sua vida e integridade estão em risco?

Muitas vezes, a razão fica turva ao sofrer algum tipo de violência física ou psicológica. O medo pode paralisar a pessoa, até que ela chegue ao fundo do poço. Se ela está pensando em terminar o relacionamento, é porque não aguenta mais, porque se sente humilhada, agredida, magoada e deprimida; mas algo a impede: seus medos.

Se você se sente humilhada, agredida, deprimida, sem vontade de seguir em frente, é hora de se fazer essa pergunta. Olhe pela ótica da razão e reflita sobre isso. Lembre-se de que você pode buscar o apoio de sua família e amigos, tomar a decisão e se tornar uma pessoa corajosa.

2. Vocês têm objetivos comuns?

Sabemos que quando iniciamos um relacionamento amoroso, quase todos os objetivos são direcionados para o mesmo caminho. Por exemplo, o casal ter como objetivos adquirir uma casa, ter filhos, um carro, quem sabe abrir um negócio, continuar estudando etc.

Há metas e objetivos que são estabelecidos em conjunto. Então, se está pensando em terminar o relacionamento, responda: existem objetivos em comum? Se não houver, é aconselhável conversar com ele(a) para que vocês possam esclarecer as coisas e entrarem em um acordo, em vez de terminarem.

3. Você se sente livre para ser você mesmo o tempo todo?

Infelizmente, há pessoas que cortam as asas de seus pares antes que comecem a voar. Ou seja, controlam o outro o tempo todo, proibindo-o ou melhor, transformando-o em uma pessoa submissa, de forma que consiga manipulá-lo como bem entender. Alguns apresentam um ciúme obsessivo de seus parceiros, alegando amá-los, mas com um amor doentio que causa danos.

Advertisement

Assim sendo, se acha que seu parceiro tem exercido controle sobre você há um tempo, havendo muitas coisas que ele a impede de fazer porque se sente incomodado pelo seu jeito de ser, é preciso refletir sobre isso e tomar uma decisão.

4. É mesmo você quem está tomando a decisão?

Muitas vezes não percebemos que há pessoas que influenciam muito nossa vida, e nossas opiniões são vitais quando temos que tomar decisões. Talvez sejam nossos pais, um amigo ou familiar, alguém em quem confiamos muito. Por isso, cada conselho que dão é muito importante.

Pense, essa é uma decisão realmente sua ou você está sendo influenciado ou forçado a terminar sem realmente estar 100% convencido. Lembre-se de que o relacionamento é um assunto apenas dois, portanto, não permita que terceiros opinem ou interfiram quando nenhum conselho foi solicitado.

5. Os problemas podem ser corrigidos?

Quando nosso relacionamento está em conflito, somos invadidos por emoções que, muitas vezes, nos fazem agir impulsivamente, e acabamos fazendo ou dizendo coisas que realmente não queríamos.

Então, antes de pensar em jogar a toalha e terminar o relacionamento, reconheça suas emoções identificando-as, para que possa se livrar delas. Assim, você evitará prejudicar o outro. Mais tarde, com as emoções identificadas e estando já calmo, você poderá pensar nos problemas que o relacionamento apresenta e tentar descobrir se há um meio de resolvê-los. Só assim poderá tomar uma decisão consciente.

Advertisement

Para finalizar, lembre-se de que a dúvida e o medo podem nos levar a tomar decisões ruins. Por isso, minha sugestão é que se acalme e coloque as ideias em ordem com as perguntas acima.

Lembre-se, os problemas do casal costumam ser resolvidos quando há boa vontade de ambos os lados. Conversem sobre isso, levando, obviamente, em consideração se o seu bem-estar está em risco.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 preguntas que puedes hacerte antes de terminar tu relación amorosa

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.