5 pontos a avaliar sobre como você gasta seu dinheiro
Você trabalha o mês inteiro, recebe seu salário, paga as contas e... Para onde foi seu dinheiro? Veja 5 pontos a avaliar sobre como você está gastando.
Antonio Alexandre Silva Neto
Um fato muito comum é ouvirmos as pessoas se lamentando ao se perguntarem: “Para onde foi o todo o meu dinheiro?”.
Esposas questionam seus maridos, maridos questionam suas esposas. Pais questionam seus filhos e filhos questionam seus pais com a pergunta:
Onde foi que gastou seu salário? Que você fez com seu dinheiro?
Alguns casos, se não a maioria, é por pura falta de planejamento orçamentário mesmo, mas neste artigo vamos focar em outro ponto. Isso mesmo, mudança de foco.
A clássica pergunta ocorre por que olhamos só para o dinheiro que sobra ou não sobra.
Acontece que, para aqueles que têm um planejamento orçamentário, fazer essa pergunta é contraproducente, a meu ver.
Se apenas há o foco no dinheiro que sobra ou não, dá a impressão que tudo o que foi comprado ou foi gasto foi inútil, que não serviu para qualquer propósito, como que tudo foi gasto sem critério algum.
Mas para quem trabalha com responsabilidade e gasta com responsabilidade, ao se questionar desta maneira não está se dando o valor merecido pelo que produziu com seu trabalho e o que trouxe para sua casa. Desmerece até mesmo os membros da família. Esse é o primeiro ponto para reflexão.
Agora vejamos:
1. Se você pagou sua luz, qual o conforto e produção que este gasto te proporcionou? A mesma pergunta vale para a conta de água, do gás, combustível, alimentação e até mesmo o aluguel ou condomínio.
2. Se você pagou uma fatura de cartão de crédito de despesas de roupas, ao pagá-lo você deve focar nas roupas que comprou. Isso por que você decidiu que elas eram necessárias e elas estão, ou no seu corpo ou no guarda-roupa. São suas por que decidiu comprar. O mesmo vale para qualquer outro item que tenha comprado ou com cartão ou à vista.
3. O foco, para que tenha satisfação ao pagar suas contas, isso mesmo, satisfação, é no produto/serviço/prazer, proporcionado pelo dinheiro em que gastou no respectivo produto.
4. Se não tiver satisfação ao pagar suas contas é porque comprou inadequadamente, ou foi enganado, ou o produto/serviço não é de qualidade ou no mínimo gastou de modo irresponsável.
5. Um bom exercício, que raramente é feito, é listar o que se comprou, onde comprou, por que comprou e qual o benefício gerado pela compra ou gasto.
Toda vez que seu dinheiro sai, deve gerar um benefício direto ou indireto. Ao listar suas posses geradas pelo gasto de seu dinheiro e ao focar nos benefícios proporcionados, terá uma nova perspectiva ao pagar suas contas, mesmo que o saldo final seja mínimo ou zero.
Lembre-se, tudo tem uma relação: $ valor = um produto = um benefício
Se assim não for, é para o ralo mesmo que o dinheiro está indo.