5 principais motivos por que casais brigam após ter filhos. Cuide para não acontecer com você!
Pode ter certeza que acontece nas melhores famílias! Mas o que diferencia os casais felizes são como eles resolvem estes problemas.
Evelise Toporoski
As brigas acontecem nos melhores casamentos, e geralmente são pelos mesmos motivos. E quando a família aumenta, crescem também os motivos para as discussões!
Quando o casal acaba de ter filhos, eles ainda estão se adaptando nas funções de pai e mãe, e por isso podem surgir desentendimentos. À medida que o tempo passa e as crianças vão crescendo, os conflitos tendem a diminuir e as atividades em casal podem começar a ser retomadas.
Então, antecipe-se a estes problemas e veja quais são os principais motivos de brigas entre casais com filhos:
1. A distribuição de tarefas
Muitos homens acreditam que é obrigação apenas da mulher o cuidado com os filhos, e isso gera muitos conflitos. Antes mesmo do bebê nascer, é importante que os dois conversem sobre isso e deixem claro que a divisão de tarefas é importante não apenas pela organização do lar, mas também é uma demonstração de amor e dedicação pela família.
2. Falta de sexo
Depois que os filhos nascem, não sobra muito tempo e nem disposição quando os pais estão a sós. Mesmo assim, é necessário fazer aquele esforço extra para que o casal não fique distante, e para entender que antes de serem pais e mães os dois ainda são um casal de namorados.
3. Vida pessoal em desequilíbrio
Se apenas um dos parceiros consegue ir ao cinema, futebol ou ter tempo para seus cuidados pessoais o outro pode se sentir em desvantagem. É importante que os dois tenham pelo menos uma hora da semana para fazer algo que goste, como um esporte, ir ao salão de beleza etc.
4. Planejamento financeiro
A falta de organização financeira abala mesmo qualquer relação. Esconder gastos do parceiro é até considerado um tipo de traição. Para evitar este tipo de problema, se comuniquem e sempre planejem gastos. Há uma regra simples que um casal que conheço usa muito eficaz: Compras acima de R$20 avise o parceiro sobre o gasto, independente do que for. Assim, vocês não terão surpresas e um bom controle de gastos.
5. Interferência externa
Muitas vezes os familiares fazem o máximo para ajudar o casal com a chegada dos filhos. Contudo, esta interferência também pode fazer com que haja conflitos na forma de educação e criação dos filhos. Por exemplo, a questão de quando começar a introdução alimentar, de dar doces ou não etc. Uma boa dica é ter as próprias regras bem definidas em casa e na casa dos avós, por exemplo, ser mais flexível.
Conclusão
Você já deve ter percebido que os desentendimentos são inevitáveis. Mas o que vai fazer a diferença no relacionamento é como o casal consegue se comunicar e resolver estas discussões, e isso servirá de exemplo para os filhos. Segundo a psicoterapeuta familiar Teresa Bonumá: “Se não houver violência verbal, o filho percebe que há uma vontade de acordo e começa a assimilar o diálogo como a melhor forma de lidar com problemas. Ele compreende que mesmo pessoas que se amam se desentendem, mas que é possível resolver com tranquilidade”, diz a especialista para a revista Crescer.