5 princípios do dinheiro que você deve dominar
O sucesso e a abundância financeira estão relacionados às nossas emoções. Aprenda a alcançar a estabilidade financeira com essas dicas.
Adriana Acosta Bujan
Muitas vezes vemos pessoas que, apesar de não terem diploma universitário, são bem sucedidas em seus negócios, e percebemos que, pelo menos aparentemente, a maioria costuma levar uma vida confortável, talvez sem extravagâncias, mas com certa estabilidade financeira, o que nos deixa com um sentimento de frustração e dúvida: como é que não temos o mesmo destino? Será que estamos fazendo alguma coisa errada?
A resposta é muito simples. Depois de ler o livro A Psicologia Financeira, do autor Morgan Housel, que explica a importância da relação emocional e o significado que damos ao dinheiro, entendi que esses fatores são importantes para garantir o sucesso. Ou seja, finanças não são apenas fórmulas matemáticas nem probabilidades ou erros, é algo mais complexo. Tem a ver com a forma de pensarmos e com as ações que tomamos para alcançar a prosperidade.
Não existe sorte ou destino que garanta que tenhamos abundância financeira, tudo depende do significado que damos ao dinheiro e da forma como o investimos. Portanto, para ser bem-sucedido financeiramente, é necessário entender alguns princípios sugeridos pelo autor.
As emoções e sua relação com o dinheiro
Em se tratando de dinheiro, devemos entender que há fatores que influenciam nossas emoções quando o temos, como a forma como fomos criados, ou período econômico em que crescemos, nossas aspirações e sonhos, entre outros. Pense o seguinte: se você foi criado em uma família pobre, talvez dê mais valor ao dinheiro e o gaste comprando coisas com mais consciência do que se tivesse crescido cercado de abundância.
Compreendido isso, podemos detalhar os seguintes princípios:
1. Equilíbrio emocional
Dois fatores que devemos entender para alcançar o equilíbrio emocional a fim de ter uma boa relação com o dinheiro são “riscos e cautela”. O autor nos diz que não devemos ser extremamente cautelosos ao tomar decisões financeiras nem nos arriscar muito.
Devemos tomar decisões pensadas e analisadas, mantendo nossa balança equilibrada, ou seja, talvez arriscar metade do nosso dinheiro e deixar a outra metade para imprevistos.
Evite arriscar tudo o que você tem, pois não existe sorte, ela só se define quando você analisa com muito cuidado as consequências de cada situação. Infelizmente, há pessoas que se arriscam sem pensar nos inconvenientes que podem enfrentar no curto prazo.
2. Controlar impulsos
Muitas pessoas têm a ideia arraigada de que “a vida é uma só”, o que não deixa de estar certo; no entanto, para ter sucesso financeiro, devemos afastar essa mentalidade. O autor sugere que aprendamos controlar aqueles impulsos de compra desnecessários que apenas satisfazem nosso ego e que, obviamente, nos impedem de economizar.
Neste ponto, devemos entender que comprar impulsivamente para satisfazer nosso ego não nos permitirá ter estabilidade financeira. Isso fará com que o dinheiro não renda, e o pior é que, quando estivermos em uma situação de emergência, não conseguiremos resolvê-la.
3. Dormir tranquilo
O autor explica que uma forma de alcançar a prosperidade financeira é alinhar nossos objetivos e sonhos com nossa tranquilidade ao dormir. Ou seja, se você vai perder o sono arriscando todo o seu dinheiro em um negócio e vai ficar preocupado a maior parte do tempo, então suas aspirações e objetivos não estão alinhados com suas ações.
O ideal é que, se está pensando em fazer algum investimento ou trabalhar em algum lugar, o dinheiro que vai ganhar possa lhe dar alguma estabilidade emocional e não o contrário. Lembre-se de que as preocupações e o estresse podem afetar sua saúde.
4. Pense a longo prazo
Muitos especialistas em marketing aconselham que, para uma empresa começar a gerar renda, levará em média de seis meses a um ano. Portanto, devemos nos esforçar para não desistir ou, como se costuma dizer, “jogar a toalha”, se não virmos imediatamente ganhos econômicos quando investirmos.
Por essa razão, é aconselhável pensar a longo prazo. Assim, qualquer negócio em que trabalhe continuamente irá gerar lucro após um tempo determinado.
5. Persiga seus sonhos e controle seu tempo
Se você trabalha em uma função que não gosta tanto, fica difícil ter um bom desempenho; e talvez não consiga nem sequer pensar em promoção nesse trabalho. Por razões óbvias, fica mais difícil aumentar a renda.
A ideia principal deste ponto é se esforçar para conquistar seus sonhos e não se distrair de seus objetivos de vida. Procure trabalhar em algo que goste e lhe traga satisfação. Só assim você poderá se tornar o melhor em sua área de atuação.
Além disso, é preciso aprender a controlar seu tempo, ou seja, estabelecer um tempo para fazer o que gosta e que sabe que irá gerar lucros. Por exemplo, você pode fazer uma especialização, um curso tecnólogo ou técnico, ou outro que possa abrir um leque de oportunidades para você ganhar dinheiro. Abra seus horizontes, não fique preso em trabalhos de que você não gosta.
Lembre-se, suas metas e objetivos podem mudar com o tempo, então analise cada decisão, economize dinheiro e foque no que você gosta de fazer. Não se deixe influenciar pelos outros, pois todos têm objetivos e perspectivas diferentes, portanto, aja sem medo para que possa ter a estabilidade financeira e a abundância que tanto almeja.]
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 principios del dinero que deberías dominar