5 razões pelas quais as crianças devem usar os dedos para contar
As técnicas de ensino variam dependendo da época. Os especialistas muitas vezes não entram em acordo. No entanto, o sistema de contagem nos dedos nunca sai de moda. Aqui eu lhe conto o porquê.
Myrna del Carmen Flores
Os cientistas sabem que o cérebro é capaz de ter uma percepção numérica desde a mais tenra idade. Por exemplo, uma pesquisa da Dra. Laura Ann Pettito, da Gallaudet University, mostrou que os bebês são capazes de cálculos simples. O estudo explica que, se for mostrada ao bebê uma brincadeira em que se salta três vezes, ele é capaz de perceber a diferença quando saltar quatro ou cinco vezes.
De acordo com outros estudos, há 27 formas diferentes de contar nos dedos, e muitas delas dependem do local em que se está. Uma pessoa na França, por exemplo, começa a contar com o polegar, ao passo que, em outros países, as pessoas começam com o dedo mínimo.
Nosso estilo de contagem também depende de sermos destros ou canhotos. Alguns pesquisadores consideram esse método um fenômeno universal.
O debate entre pesquisadores e especialistas em aprendizagem é sobre se é certo uma criança aprender a contar com os dedos ou fazê-lo de forma abstrata contínua. Porém, há estudos que mostram as vantagens de se ensinar uma criança a contar com os dedos.
Alguns dos benefícios desse sistema são
1. O sistema de contagem de dedos fornece à criança uma compreensão multissensorial da matemática, ou seja, a criança pode sentir de forma concreta em seus dedos a ideia abstrata de numerar, não apenas os números cardinais que lhe servem para realizar operações matemáticas (um, dois, três etc.), mas também ordinais que servem para enumerar (primeiro, segundo etc.).
2. Proporciona à criança melhores habilidades matemáticas em sua vida futura, quando o facilitador do aprendizado (professor) promover cálculos mentais no futuro, até que o pequeno pare de contar nos dedos.
3. A criança obtém uma representação espacial dos números, ou seja, se o professor ou facilitador ajudar a criança a associar os números menores a uma mão e os maiores à outra, mais tarde, o aluno terá mais facilidade para entender cálculos mais elaborados. O que facilita cálculos como adição ou subtração. Os dedos de uma mão mais dois da outra equivalem a sete, os dedos de uma mão mais três da outra equivalem a oito e assim por diante.
4. Outra grande vantagem é o fato de que o aprendizado precoce apoiado no uso dos dedos leva a criança a compreender outros conceitos matemáticos mais elaborados, como, por exemplo, a propriedade associativa (a ∗ (b ∗ c) = (a ∗ b) ∗ c ) e a propriedade comutativa (32=6 ou 23=6).
5. Além de todas as vantagens, há uma pesquisa publicada em que se considera que contar com os dedos melhora o reconhecimento tátil (finger gnosis), ou seja, a capacidade de reconhecer e diferenciar os próprios dedos. Essa técnica de contagem aumenta esse reconhecimento, o que, por sua vez, aumenta as habilidades matemáticas em cadeia.
As desvantagens
As possíveis desvantagens surgem não do método de aprendizagem em si, mas de permanecer sendo usado. Segundo os especialistas que defendem esta técnica, as representações abstratas dos números devem ser incentivadas aos poucos. De forma que o aluno passe de uma fase para outra de forma natural.
Os especialistas recomendam usar primeiro o sistema de contagem de dedos, depois uma representação concreta e estruturada deles, por exemplo, as clássicas maçãs. E, por fim, desenvolver o sistema de representação mental dos números para motivar o aprendizado e tornar a criança competente para cálculos matemáticos. Ao final do segundo ano, a criança deverá ter desistido de contar nos dedos, ou os erros de cálculo se tornariam frequentes.
Embora seja um conhecimento inato até certo ponto, as operações mais complexas devem ser aprendidas com base em sistemas mais elaborados, mas o que é inegável é que contar com os dedos é uma técnica útil se você souber conduzi-la em sala de aula.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 razones por la que los niños deben usar sus dedos para contar