5 razões por que o seu marido não gosta de aconselhamento – e como mudar sua mente
Você pode rir, mas "é" possível conseguir que seu marido a acompanhe para aconselhamento. Eis por que ele não quer - e como mudar sua mente.
David Simonsen
“Precisamos nos aconselhar com alguém…”
“Isso já foi longe demais. Precisamos de ajuda…”
Os homens muitas vezes temem estas palavras. Nós, homens, somos donos de nossos domínios. Nós nem sequer pedimos informações – e muito menos procuramos ajuda para o relacionamento. Quando uma mulher pede ao marido para ir a um aconselhamento, esta é provavelmente a reação que ela vai conseguir.
Há, em geral, dois tipos de pessoas que me procuram quando aconselhamento de casais se faz necessário: uma mulher que está à procura de ajuda, por estar preocupada com o estado de seu casamento ou um marido desesperado à beira de perder sua esposa.Por que as pessoas esperam?
O que eu encontrei no meu trabalho com casais é que a maioria que procura aconselhamento geralmente vem por volta de dois a cinco anos após seus problemas começarem. Eles geralmente já tentaram tudo o que podiam sobre o problema. Eles tentaram tolerar, ignorar o problema, gritar, falar com amigos… Nada realmente funcionou – só atrasou as lutas inevitáveis que surgem. Há muitas razões por que os casais demoram em buscar aconselhamento, mas um dos maiores fatores é a relutância dos homens para aceder a serviços de aconselhamento.
Eu não posso dizer quantas vezes já trabalhei com casais em que a mulher praticamente arrastou o homem ou apenas lhe deu um ultimato: “faça terapia ou eu vou embora.” Isto mostra o estado desesperado dessas relações.
Agora, para ser justo, eu também não gosto de ser obrigado a fazer coisas que eu não quero fazer. Na verdade, muitas pessoas não gostam que lhes digam o que fazer. Há momentos, porém, que precisamos encarar coisas que nos deixam desconfortáveis, porque é a coisa certa a fazer. Relacionamentos são feitos para serem apreciados, mas isso exige trabalho.
Então, por que os homens evitam aconselhamento?
1. Eles não gostam de se sentir vulneráveis
A sociedade criou uma falsa crença de que os homens precisam ser “racionais”. Eu não acho que seja por acaso que os homens tendem a dominar os campos em que há uma dureza estereotipada. Os pais ensinam os meninos, “seja duro. Não chore.” Essas mensagens passam a crença de que ser vulnerável é ruim.
2. Aconselhamento traz sensação de falha
Os homens gostam de realizar coisas. Sermos reconhecidos pelas coisas que fazemos bem é valioso para nós. É difícil reconhecer quando não fizemos bem alguma coisa. O casamento é um trabalho duro, e não ser capaz de fazê-lo bem pode ser potencialmente devastador.
3. Homens se sentem forçados por suas parceiras
Sentirmo-nos controlados por alguém nos deixa desconfortáveis. Se o controle vem de alguém que diz que nos ama é ainda pior. Quando um cônjuge obriga seu parceiro a um aconselhamento por chantagem, manipulação ou outro tipo de força, não costuma dar certo.
4. Mudar é difícil
Saber que você precisa fazer algo diferente e realmente fazê-lo, é difícil. Por mais que um homem possa tentar mudar, ele pode ser bem-sucedido às vezes, mas, pode em seguida, acabar de volta ao mesmo lugar. Ele pode até ter tentado sem sucesso aconselhamento antes e tornar-se desesperado, pensando que nada vai funcionar.
5. Controle
Alguns homens acreditam que têm que estar no controle. Receber aconselhamento os coloca fora do controle. Isso é algo que as esposas provavelmente não são capazes de alterar e, de fato, é provavelmente uma grande razão pela qual se faz necessário aconselhamento em primeiro lugar.
Mas você pode fazer alguma coisa
Quando você e seu marido se casaram a felicidade era plena e ele provavelmente faria qualquer coisa por você. Isso mudou lentamente ao longo do tempo. O que provavelmente não mudou é que, em sua essência, ele ainda se importa com você. As coisas podem melhorar.
Aqui está a chave para conseguir que ele a acompanhe em uma terapia
Todas e cada vez que surgem discussões, você precisa falar com ele sobre como você se sente sobre as coisas. A loucura que as pessoas fazem é apontar o dedo, culpando o outro e dando desculpas.
Quando você fala sobre como algo a faz se sentir, é uma maneira de tomar posse de suas próprias emoções, dando simultaneamente ao seu cônjuge a oportunidade de acreditar que ele tem um papel a desempenhar na questão. Isso também lhe permite sentir que tem alguma importância em sua vida. Dar-lhe esta oportunidade pode mudar as coisas de forma dramática.
Uma vez que seu marido sinta como ele é importante para você, isso pode ser o ponto de virada. Esta pode ser a chave que muda o seu casamento para melhor e os conduza a um novo ponto onde vocês se sintam mais uma vez apaixonados.
_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzgerdo original 5 reasons your man doesn’t like counseling — and how to change his mind.