5 receitas que combinam com o Dia dos Pais
Veja algumas opções de cardápios especiais para tornar este dia inesquecível!
Evelise Toporoski
Faltam algumas semanas para o Dia dos Pais, mas já dá para ir planejando o cardápio desse dia tão especial. Seguem algumas dicas de cardápio para seu pai e outros “pais” da família terem uma comemoração inesquecível!
1. Churrasco
A maioria dos homens adora um churrasco, faz sucesso tanto para os pais quando para a família toda! Aproveite as dicas no vídeo abaixo com uma dica de tempero especial para frango e qual o corte certo da carne para você fazer o melhor churrasco do ano!
2. Bacalhau ao forno
Mais uma vez o Chef Edu Guedes ensina a fazer uma receita de bacalhau que provavelmente você não provou ainda com um ingrediente diferente: a couve! Confira como fazer!
Ingredientes
800 g de posta de bacalhau dessalgado
5 folhas de couve
2 tomates
2 xícaras de cebola
2 xícaras de batatas cozidas
2 xícaras de pimentão vermelho
½ xícara de azeitonas pretas
1 xícara de azeite de oliva
Sal à gosto
Como fazer
Retire os talos da couve e forre a travessa do cozimento com as folhas de couve. Elas são segurar a umidade do prato. Em seguida, coloque o bacalhau no prato, alternando com os demais ingredientes: tomate, pimentão, cebola, batatas e azeitonas. Por cima, regue o azeite e a pitada de sal, principalmente nos legumes.
Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.
3. Paella
Se você quer variar um pouco e prefere apostar nos frutos do mar, aproveite esta receita de uma paella tradicional do programa Cozinha Caseira da Annabel. Segue a lista de ingredientes e o modo de fazer:
Ingredientes
2 cebolas
3 dentes de alho
2 pimentões vermelhos
Chouriço
3/4 de xícara (chá) de azeite
Açafrão
6 tomates médios
1 colher (chá) de páprica defumada
2 colheres (chá) de sal
6 xícaras (chá) de água
2 folhas de louro
2 xícaras (chá) de arroz (espanhol ou para risoto)
1kg de peixe (tamboril ou qualquer outro de carne densa)
Mexilhões
Caranguejos
2 colheres (sopa) de xerez (para servir)
Salsinha
Como fazer
Comece picando as cebolas e dentes de alho grandes bem fininho, depois corte dois pimentões vermelhos e fatias de chouriço. Aqueça com azeite uma panela especial para paella, aquela que parece uma frigideira gigante e rasa.
Coloque os ingredientes citados acima e deixe dourar. Coloque a metade do açafrão e um copo de água quente, em seguida os tomates picados e mexa devagar. Inclua páprica defumada, sal e louro.
Quando estiver fervendo bem, misture o arroz. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos.
Agora vem a melhor parte: vão entrar os frutos do mar! Primeiro, adicione os mexilhões com a dobradiça para abrir virada para baixo, o peixe cortado em grandes pedaços, em seguida, os caranguejos inteiros. Deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos.
Cubra a frigideira e apague o fogo, assim os ingredientes vão terminar de cozinhar apenas no “bafo”.
Por fim, quando servir, salpique a salsinha e o xerez.
4. Escondidinho charque com macaxeira
Esta receita é bem brasileira e já está aprovado por muitos pais! Veja como é fácil fazer esta receita, do blog Aqui na Cozinha.
Ingredientes
1 kg de macaxeira cozida
500 g de charque desfiada
200 g de queijo muçarela fatiado
1 vidro de leite de coco (200 ml)
3 xícaras (de chá) de leite
1 colher de manteiga
1/2 cebola picadinha
Como fazer
Cozinhe a macaxeira ou mandioca descascada na panela de pressão com água e sal por mais ou menos 30 minutos. No mercado já vendem pré-cozida, basta seguir as instruções da embalagem!
Se você mesmo cozinhou, tire a água do cozimento e deixe esfriar um pouco. O ponto ideal da mandioca é quando você consegue amassar ela com o garfo. Faça isso misturando com leite de coco, ou se preferir, bata tudo no multiprocessador ou liquidificador. Reserve, pois agora você vai trabalhar com o recheio!
A carne seca vem bastante salgada para sua conservação, o ideal é deixar ela de um dia para o outro em água e ir trocando esta água para alcançar dessalgar totalmente a carne. Depois desse processo, você precisa colocar na panela de pressão por 30 minutos com água para que a carne fique macia a ponto de desfiar. Ou se preferir, você pode comprar a carne já desfiada e pular para o próximo passo!
Aqueça uma panela, coloque a manteiga, a cebola para fritar e depois a carne e o tempero que gostar. Não precisa colocar sal, provavelmente a carne já estará salgada.
Chegou a hora da montagem: em um refratário, coloque uma camada do creme de macaxeira, depois toda a carne, e cubra com o restante do creme. Coloque fatias de queijo por cima e leve ao forno para gratinar.
5. Carne louca
Esta é uma receita muito prática, a carne fica desfiada e deliciosa. É possível servir com pão ou uma pasta. Confira os ingredientes e o próprio chef Edu Guedes fazendo o prato:
Ingredientes
Para a carne
1 kg de lagarto
Sal à gosto
Pimenta-do-reino à gosto
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 cubo de caldo de carne
1 xícara (chá) de vinho tinto
Água quente, o suficiente para cobrir a carne e cozinhar
Molho
2 cebolas cortadas em fatias
1 xícara (chá) de molho de tomate
2 tomates cortados em fatias
½ xícara (chá) de pimentão amarelo sem sementes cortado em fatias
½ xícara (chá) de pimentão vermelho sem sementes cortado em fatias
½ xícara (chá) de azeitona verde picada
½ xícara (chá) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de vinagre
Acompanhamento: 10 pães franceses ou a massa de sua preferência
Como fazer
Tempere o pedaço de carne com sal e pimenta, enquanto isso, aqueça o óleo na panela de pressão e então coloque o lagarto para fritar por inteiro. Em seguida, coloque a cebola e alho até dourar – vá incluindo as folhas de louro, caldo de carne, vinho e água.
Tampe a panela e deixe por mais ou menos 30 minutos, ou até que a carne fique bem macia. Assim que desligar e tirar a pressão da panela, corte a carne em fatias e depois desfie, ela estará no ponto certo quando desfiar sem dificuldade com a ajuda de um garfo, ou usando a mão mesmo!
No caldo que ficou do cozimento da carne, coloque dos ingredientes: a cebola, o molho de tomate, o tomate, os pimentões, a azeitona, a salsinha e vinagre. Deixe ferver para o molho encorpar, e depois misture a carne. Acerte o sal e sirva com pão francês ou uma massa da sua preferência.