5 segredos dos relacionamentos duradouros

Um escritor perguntou a casais com mais de 10 anos de relacionamento qual era o segredo para manter um casamento feliz. Veja o que ele descobriu!

Evelise Toporoski

O escritor Mark Manson, autor de dois livros sobre relacionamentos, tinha se casado há duas semanas quando resolveu fazer um post em suas redes sociais perguntando às pessoas com mais de 10 anos de casados qual era o segredo para ter um casamento feliz.

Ele recebeu uma enxurrada de comentários, mas muitos deles eram semelhantes. Isso chamou a atenção de Mark, pois provavelmente a fórmula de um casamento feliz se repetia em diferentes relacionamentos.

Mark compilou os principais conselhos neste post, contando o que os casais felizes têm em comum:

1. Estão juntos pelos motivos certos

Você não deve se casar pela pressão da família, dos amigos ou para causar uma boa impressão na sociedade. Também não deve se casar porque acha que o relacionamento vai melhorar ou tudo vai ser diferente depois do casamento. Você precisa casar-se por amar o parceiro e querer estar junto com ele para sempre.

2. O mais importante não é a comunicação, mas o respeito

O escritor conta que ao analisar as respostas de pessoas que viveram juntas por 10 ou 15 anos falaram que a comunicação era a parte mais importante de uma relação. Com certeza não deixa de ser importante. Mas quando analisou a resposta de casais com 20 a 40 anos de convivência, grande parte respondeu que o mais importante era manter o respeito pelo companheiro!

Advertisement

Mark acredita que as pessoas mais experientes perceberam que não importa o quão aberto vocês sejam, uma hora a opinião divergente de cada um vai trazer conflitos. E se não houver respeito pelo que o outro pensa e sente, os pequenos conflitos podem ser crescentes e levar a mágoas e rupturas maiores.

Mas, o que seria esse respeito? Um exemplo dado pelos leitores de Mark é não falar mal do cônjuge para seu grupo de amigos ou família. Resolvam suas diferenças em casa. Falar mal do outro pelas costas é uma grande demonstração de desrespeito.

Respeite o espaço do outro, seus interesses, hobbies, por mais que seja diferente do que você gosta.

3. Vocês confiam um no outro

“Não tenham segredos, segredos dividem você, sempre”. Esta foi uma das valiosas dicas que o escritor recebeu nesta pesquisa.

Se você se sente incomodado com algo que está acontecendo em seu relacionamento, fale abertamente a seu parceiro. Você não conseguirá ser feliz guardando mágoas. Falar sobre os problemas constrói confiança e intimidade.

Advertisement

E a confiança é um ponto chave dos relacionamentos. Você confia em seu parceiro para cuidar de você se ficar muito doente amanhã? Confia em seu parceiro para ficar com seus filhos por um período? Confia em seu parceiro para lidar com seu dinheiro?

E se você não confia, talvez também não seja digno de confiança. Para Mark, desconfiança gera desconfiança. Por exemplo, se o parceiro começa a bisbilhotar suas coisas, em busca de coisas que não fez, logo você se questiona o motivo de tanta insegurança, e começa a questionar se o outro não está escondendo algo de você.

4. Um relacionamento saudável é feito por duas pessoas saudáveis!

Entenda que a responsabilidade da felicidade do cônjuge dentro do relacionamento não é completamente sua. “O problema é quando toda a felicidade da relação é contingente na outra pessoa e ambas as pessoas estão em constante estado de sacrifício. Basta ler isso novamente. Isso soa horrível”, comenta Mark.

Lembre-se sempre que antes de tudo vocês são indivíduos, com suas próprias identidades e emoções, e precisam fazer coisas por si mesmos, em seu próprio tempo. Querer controlar a vida do parceiro ou submeter-se a esse controle não é nada saudável.

Nunca desista de ser a pessoa quem você é, ame-se por isso! Tendo amor-próprio é mais fácil amar outra pessoa de maneira saudável.

Advertisement

5. Vocês vão mudar com o passar do tempo!

Os casais com mais de 20 anos juntos também levantaram uma questão importante: cada um vai mudar muito com o passar do tempo! “Nós mudamos fé, partidos políticos, cores e estilos numerosos do cabelo, mas a gente se ama até mais”, conta uma das leitoras de Mark.

A dica de alguns casais é que você precisa se apaixonar por essa nova pessoa repetidamente!

Quando há aqueles itens citados anteriormente como respeito, confiança e incentivo à individualidade, a pessoa promove seu próprio amadurecimento ao longo do tempo de formas diferentes e inesperadas. Isso pode ser motivo para que tenha ainda mais amor e admiração pelo outro na relação.

Agora que você já sabe de tudo isso, aproveite para melhorar no que precisa e tenha uma relação duradoura!

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!