5 segredos para se apaixonar e permanecer amando um ao outro no casamento
Manter-se no amor dá trabalho, implica em ser ativo, fazer coisas para manter o amor florescente. Deixar de amar é fácil, é só parar de fazer as coisas que mantem o amor vivo.
Emily Christensen
Apaixonar-se, na verdade, dá muito trabalho, mais que qualquer outro tipo de envolvimento.
Quando nos apaixonamos, fazemos de tudo para aproveitar cada minuto da relação.
-
Vemos o melhor em nosso parceiro.
-
Esforçamo-nos para fazer coisas para o ser amado.
-
Escutamos com cuidado e atenção.
-
Cuidamos de estar bem apresentáveis.
Advertisement
Deixar de amar é muito mais fácil, porque para “pular fora” do amor é só pular para longe das coisas simples que nos mantêm no amor.
Não é uma alteração da química. É uma mudança de comportamento
-
Deixamos de estar bem apresentáveis.
-
Deixamos de ser carinhosos.
-
Paramos de fazer as coisas para o outro.
-
Paramos de apreciar o que eles fazem por nós.
Advertisement
Nós não “pulamos fora” do amor porque paramos de senti-lo, nós paramos de senti-lo porque paramos de expressá-lo. Essa é a melhor maneira de “desapaixonar”, se é que existe tal coisa.
1. Seja gentil
A primeira coisa que eu amei em meu marido, muito antes que ele se tornasse meu marido, foi o jeito amável dele. Na verdade, ser agradável não era absolutamente meu ponto forte, então tive que aprender a ser gentil na medida em que ele era amável. Ele não diz coisas ruins, não critica. Ele costuma dar às pessoas o seu melhor conselho sobre casamento “Se você pensar em algo agradável para dizer, diga.”
2. Ouça
Estar atento a quem você ama é a melhor maneira de conhecê-lo bem e saber como atender suas necessidades. Aprendemos e crescemos a cada dia, e por isso não somos hoje, os mesmos que éramos ontem – muito menos há 10 ou 20 anos. Ouvir bem o seu cônjuge vai ajudar você a se sentir conectado a ele, entender em que ponto ele se encontra em suas lutas para o desenvolvimento pessoal, apoiá-lo em seus desafios e descobrir como você pode ajudar. Uma boa maneira de relaxar ou resolver problemas é caminhar juntos: meu marido e eu gostamos de fazer caminhadas quando temos um grande desafio para enfrentar, porque nos dá tempo para conversarmos afastados de tudo o mais. Gostamos de nos abraçar quando tudo o que precisamos é ter um tempo a sós juntos em meio às ocupações diárias.
3. Lembre-se dos 3 pontos
Laura M. Brotherson, autora de “E não tinham vergonha – Fortalecendo o casamento através da realização sexual“, aponta que as mulheres precisam passar antes pelos 3 pontos: diálogo, tempo e toque para se sentir amada e preparada para expressões físicas de amor. Diálogo vai ajudá-la a sentir-se emocionalmente ligada a seu parceiro, o tempo vai ajudar ambos a sentirem-se valorizados e compreendidos, e o toque não sensual irá ajudá-la a sentir-se amada, sem a pressão da expectativa sexual. Isso cria um ambiente seguro e acolhedor no qual a mulher pode responder com suas próprias demonstrações de amor e afeto. É a intimidade emocional que melhora a intimidade física.
4. Servir
Eu disse ao meu marido que, quando ele leva o lixo para fora sem que eu peça, isso me faz querer beijá-lo, mais que qualquer outra coisa que ele faz para mim. Ele também ajuda com os pratos, coloca os cães para fora de manhã e deixa um bilhete em nossa cama todos os dias. Eu sei, diariamente, de muitas maneiras que ele está pensando em mim e que me ama.
5. Apreciar
A única coisa que eu sou boa é em dizer obrigada – não porque eu seja muito boa em agradecer, mas porque é simples e fácil. Apreciar sinceramente as características positivas de seu cônjuge capacita você a perceber as coisas boas que ele faz. Isso torna mais fácil deixar ir o que não serve, ignorar as contendas e aceitar o desafio de viver e cuidar um do outro.
Apaixonar-se é emocionante, com a paixão crescente e a intensa emoção em descobrir aquele que você ama. Mas, intensidade não é sinônimo de intimidade, e intimidade exige coragem e dedicação. E são as simples interações diárias e o servir que mantêm, fortalecem e transformam o amor em algo sólido e bom. CS Lewis disse: “O “estar apaixonado” os levou a jurar fidelidade; esse outro amor mais calmo os capacita a cumprir a promessa.”
Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Falling in love, staying in love.