5 segredos que o ajudarão a se liberar da dor emocional
Para encontrar a verdadeira felicidade, você deve aprender a desapegar-se emocionalmente e a ser livre. Conheça alguns segredos que o ajudarão a sentir a felicidade que tanto procura.
Adriana Acosta Bujan
O que você mais deseja nesta vida? Ser feliz é uma resposta que a maioria das pessoas dão. Mas o que é a felicidade? Como a encontramos? Infelizmente, algumas pessoas acreditam que a felicidade pode ser encontrada em alguém ou em coisas materiais; isso só provoca um apego emocional às pessoas ou coisas, portanto, será complicado sentir-se plenamente feliz.
E é muito normal acharque a felicidade pode ser encontrada com um parceiro, família, amigos ou tendo uma casa, um carro e boa estabilidade financeira. No entanto, todas essas coisas não trazem consigo a verdadeira felicidade que tanto desejamos, simplesmente porque nos apegamos emocionalmente a coisas que podem desaparecer ou que se acabam.
Para encontrar a verdadeira felicidade e liberação emocional, você tem que conhecer alguns segredos e, assim, poder se sentir pleno. Para isso, vamos definir o que é felicidade: é o estado emocional, é a sensação de bem-estar e realização que experimentamos quando alcançamos nossos propósitos e objetivos. É quando sentimos satisfação, mas este sentimento é subjetivo, porque cada pessoa é diferente.
O caminho para o desapego emocional
Assim como tantas pessoas, também experimentei um caminho complicado para o desapego, e para me sentir feliz. Por muitos anos, deixei minha felicidade nas mãos do pai de meu filho, depositei minha felicidade nas coisas materiais como minha casa e cada objeto que tinha nela. Quando tudo acabou por algumas razões, fiquei arrasada.
Comecei a pensar que a vida não tinha sentido, que todos os meus esforços não valiam a pena, inclusive caí em depressão. Sair dessa fase foi difícil, mas não impossível, por isso é que desejo compartilhar esses segredos que ajudaram a me libertar do apego emocional.
1. Pense em você
Pode ser um pouco agressiva e um pouco egoísta esta frase, no entanto, é uma das maneiras em que se pode alcançar a verdadeira felicidade. Quando você começa a se mimar, a cumprir seus objetivos pessoais e a aprender a se amar tal como é, então experimentará uma felicidade única.
Pare de pensar em sacrificar-se pelos outros, pelo contrário, dê tudo o que tem e que esteja ao seu alcance para fazer os outros felizes sem pensar em receber nada em troca. Afaste da sua mente a palavra “sacrifício” e aja por plena convicção de que o que você faz o encherá de alegria e satisfação.
Sim, fácil assim! Satisfaça suas próprias necessidades, faça o que quiser sem medo de ser julgada ou criticada, tenha a liberdade de se expressar e ser você mesma.
2. Pense no aqui e agora
É impossível voltar ao passado, e o futuro é incerto, por isso é que você deve se concentrar no presente, no aqui e agora. Concentre-se no momento, no seu dia a dia, faça planos de curto prazo para que seja mais fácil sentir satisfação e felicidade.
Se você quer desapegar-se emocionalmente e libertar-se do que lhe causou dor e tristeza, então é hora de aprender a aceitar sua realidade e vida. Uma das maneiras recomendadas pelos especialistas é a escrita, escrever suas experiências dolorosas em uma folha de papel o ajudará a se liberar e viver o presente. É como o meu pai costumava dizer: “virar a página”.
3. Aprender com os erros
Ser responsável por si mesmo é aprender com erros. Ou seja, aceitar e suportar as consequências de nossas ações e decisões. Quando você assume que errou e aprende as lições de vida, então pode evitar novamente se sentir frustrado e insatisfeito.
Tenha em mente que tudo o que nos acontece é por alguma razão, que é aprender a ser mais forte do que nunca. Pare de se lamentar pelo que aconteceu, ou caso tenha tomado decisões erradas, é melhor mudar seus pensamentos e tentar descobrir as coisas positivas que existem em experiências infelizes ou dolorosas.
Lembre-se de que é você que constrói seu destino, você é responsável por encontrar a própria felicidade. Por essa razão, para que possa libertar-se do apego emocional, não pare de colher aprendizados de cada situação.
Neste ponto, também é importante considerarmos aprender a nos desapegar das opiniões alheias, e de achar que a aprovação dos outros é necessária para realizar os sonhos. Você é livre para fazer o que quiser, ninguém pode impor ou obrigar você a agir contra a sua liberdade e bem-estar.
4. Você não é um Deus
Não pode resolver os problemas dos outros ou sentir-se mal porque seus entes queridos estão passando por experiências dolorosas. O que você pode fazer é apoiá-los, mas não tentar consertar a vida deles. Eles, assim como você, têm que aprender com as lições que lhes cabe viver e experimentar, é assim que você aprende a desapegar-se dos problemas que não são seus.
5. Cuide do seu lado espiritual
Deixe nas mãos de Deus os seus problemas. Por meio da oração, poderá encontrar paz e tranquilidade. Infelizmente, não podemos mudar ou compreender muitas das coisas ruins que nos acontecem na vida, mas podemos aceitá-las e aprender a viver com resignação e força.
Por exemplo: a morte de um ente querido ou uma doença grave, ou terminal, são coisas devastadoras. Mas se alimentar seu lado espiritual e procurar refúgio em um ser divino como Deus, será mais fácil encontrar a felicidade.
Desapegar-se emocionalmente de alguém ou das coisas materiais ou dolorosas é um caminho que se deve percorrer para sentir paz e bem-estar. Lembre-se de que não é impossível encontrar a felicidade que você tanto procura, pois está nas suas mãos dirigir seu destino. Aproveite intensamente cada dia e cada momento e viva-o como se fosse o último. Assim, apreciará o valor da vida e deixará de se lamentar por se sentir infeliz.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 secretos que te ayudarán a liberarte del dolor emocional