5 sinais de alerta de que seus pais não podem mais morar sozinhos

Alguns idosos podem se colocar em risco ao optarem por morar sozinhos. Preste atenção nesses sinais de alerta e ajude-os a tempo.

Adriana Acosta Bujan

A vida passa muito rápido, num piscar de olhos percebemos que nossos pais envelheceram. Eles passam a andar mais devagar, seus rostos e mãos começam a enrugar e seus cabelos ficam brancos; inclusive, eles preferem passar mais tempo em casa.

Talvez as mudanças não sejam tão perceptíveis para as crianças, porque simplesmente tendemos a vê-los como as pessoas fortes, maduras e invencíveis que sempre foram para nós. Porém, por mais que queiramos, é impossível parar o relógio da vida. Então temos que aceitar que cada dia que passa é inexorável.

Por essa razão, devemos ficar atentos, pois apesar de nossos pais quererem, muitas vezes, defender sua independência e optarem por viverem sozinhos, por estarem habituados a isso, seria importante fazê-los perceber quando precisam de mais ajuda do que pensam.

Ajudando os pais

Nossos pais estão conosco há muito tempo, seu amor é incondicional, apesar de, às vezes, sermos desinteressados e ingratos. Eles sempre nos estenderam as mãos, e sabemos perfeitamente que sempre teremos seu apoio, amor e orientação.

Agora, quais sinais revelam que nossos pais não estão mais aptos a morar sozinhos?

Advertisement

1. Há correspondências de dias ou semanas na caixinha do correio

Não é normal que as pessoas deixem de abrir suas caixas de correspondência, ainda mais quando se trata de pagar as contas da casa. Este é um sinal que nos diz que algo não está certo com nossos pais.

A Dra. Lisa Gwyther , diretora do programa de apoio à família da Duke University, explica que devemos manter o amor vivo quando as memórias de nossos pais envelhecem, ou seja, às vezes os adultos sofrem de doenças cognitivas que os fazem perder a memória, como Alzheimer; essa doença faz com que eles parem de se lembrar de fazer coisas simples.

Esse seria uma sinal de alerta. Então podemos sugerir a nossos pais que morem em nossa casa ou contratem uma cuidadora para ajudá-los.

 2. Ficam visivelmente mais magros

Os idosos tendem a perder peso de repente, talvez porque sofrem de alguma doença cognitiva que os impeça de se lembrar de comer na hora certa, inclusive de como cozinhar. Também porque tendem a perder o apetite.

Isso pode ser grave, pois simplesmente os coloca em perigo constante, como se esquecer de deixar o fogão ligado. Não estamos falando apenas da sua saúde, mas da sua segurança em casa. É por isso que nós, filhos, devemos estar muito atentos e tentar fazê-los mudar de ideia para que recebam uma ajuda extra.

Advertisement

3. Eles se perdem

Infelizmente, alguns idosos tendem a se perder facilmente quando vão a lugares que já são bem conhecidos por eles, como supermercado, farmácia, loja, entre outros. Este é um sinal de que podem estar sofrendo de uma doença cognitiva. Portanto, precisamos estar muito atentos.

Lembre-se de que seus pais não estão cientes do grande perigo que estão correndo por estarem longe de casa e perdidos.

4. Casa bagunçada

A falta de limpeza e higiene em sua casa pode ser sinal de que seus pais não estão mais aptos a morar sozinhos. Talvez eles se sintam deprimidos e cansados, porque é normal que não tenham mais tanta energia como antes, e por isso, não cuidam mais da limpeza da casa.

No entanto, para a sua saúde, é importante que a casa esteja limpa e arrumada, pois o acúmulo de poeira pode causar doenças respiratórias, alergias, bronquite, gripe, entre outras.

Não faria mal ajudá-los a limpar a casa pelo menos três vezes por semana.

Advertisement

5. Má higiene pessoal

Alguns idosos param de tomar banho ou se arrumar, negligenciando sua higiene pessoal. Eles podem passar até semanas sem tomar um bom banho. 

Esse é um sinal de alerta de que seus pais não estão mais aptos a morar sozinhos, pois não se trata apenas da saúde deles, mas de que podem estar sofrendo de algum tipo de doença cognitiva ou emocional. Portanto, é necessário estar atento a essas mudanças em seus hábitos pessoais.

Lembre, muitas vezes nossos pais podem ser teimosos e defender sua liberdade e independência com unhas e dentes, porque é assim que eles estão acostumados a viver (sozinhos e em paz em sua própria casa).

Mas, para sua própria segurança e a nossa tranquilidade, devemos intervir e oferecer a eles uma melhor qualidade de vida. Opções não faltam: você levá-los para morar na sua casa, contratar uma cuidadora profissional ou considerar colocá-los em uma casa de repouso.

Lembre seus pais de que são muito importantes para você e que agora é a sua vez de cuidar deles.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 5 señales de advertencia de que tus padres ya no pueden vivir solos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.