5 sinais de manipulação dissimulada
Você se sente usado por alguém? Esse artigo é para você.
Adriana Acosta Bujan
Muitas pessoas já foram vítimas de algum tipo de manipulação sem ter consciência do dano emocional que isso pode causar. Como é oculta e pouco persuasiva, elas caem facilmente nesse jogo de controle.
A manipulação dissimulada (ou invisível) pode ocorrer de diversas formas, pois seu principal objetivo é fazer com que as pessoas façam o que o manipulador deseja, implementando estratégias para induzi-las a pensar, sentir ou agir de determinada maneira sem perceberem.
Portanto, em todos os lugares somos vítimas de manipulação, seja na política, na religião ou mesmo nas relações interpessoais. Pode ser que você esteja sendo manipulado por seu companheiro, filhos, amigos ou chefe.
Que dano emocional a manipulação invisível causa?
Uma das consequência é sentir-se culpado o tempo todo quando faz ou deixa de fazer determinada coisa. Você também sente que tem o dever ou a obrigação de cumprir os desejos da pessoa, caso contrário você será responsável por sua infelicidade. Outro dano emocional é não saber estabelecer limites e deixar sua opinião sem valor , assim você se sentirá inferior.
Todos esses danos, sem dúvida, levam à manutenção de um relacionamento tóxico que gera dependência emocional, que mais cedo ou mais tarde prejudicará sua saúde física e mental. Isso porque não ser você mesmo nem se sentir livre gera angústia, tristeza, o que afeta sua autoestima e autoconfiança e faz com que você saia ferida.
Como ocorre uma manipulação invisível ou dissimulada?
1. “Não sou feliz por sua causa”
Os manipuladores, muitas vezes, fazem suas vítimas se sentirem culpadas por seu infortúnio e infelicidade. Através de chantagem emocional, eles podem fazer qualquer coisa para conseguir o que querem, mesmo que a vítima não concorde. Em geral, utilizam frases como: “Se não fizer isso, vou ficar doente por sua causa”, “Você sabe que eu tenho razão”, “Eu nunca erro”, entre outras.
Eles recorrem à vitimização constante usando, talvez, algum trauma ou defeito para se justificar, caso não seja feito o que eles mandarem.
2. “Se não me der atenção, vou embora e você nunca mais vai me ver”
Os manipuladores sempre usam ameaças para provocar medo e angústia em suas vítimas; uma vez que tentarão prever o pior final possível como consequência de algum comportamento da vítima.
Essas ameaças também podem ser em tom de sarcasmo para que seja feito o que eles querem. Por exemplo, um manipulador pode dizer que sua comida ficou boa sem realmente estar, ou pode dizer que você nunca presta atenção nele, e por isso ele não vai mais lhe contar nada.
3. “É melhor eu resolver”
Um manipulador nunca permitirá que você dê opinião, se expresse ou tome decisões. Ele geralmente quer estar no controle de tudo que você faz, pensa e sente. “Não” é uma palavra que nunca deve ser dita a eles, pois, senão, uma guerra de poder será desencadeada, na qual a vítima possivelmente irá perder.
Pode até acontecer de ele deixar você expressar sua opinião, mas, no final, acabará sendo feito o que ele quer, pois ele dará mil desculpas ou justificativas para fazer você se curvar à vontade dele.
4. Muitos elogios
Manipuladores habilidosos aplicam a estratégia da bajulação para se tornarem confiáveis. Seu comportamento será sempre extraordinário aos olhos da vítima, fazendo-a acreditar que é uma pessoa que se preocupa com os outros, que é empática, honesta e humilde.
Infelizmente, depois de bajular suas vítimas, as coisas começam a mudar, pois eles viram que já conquistaram sua total confiança. Se você fizer algo que quiser e não respeitar a vontade deles, é provável que lhe digam que, por serem pessoas corretas, você não pode pensar mal deles.
Mas, pouco a pouco, o encanto dará lugar a um período sombrio em que ele se dedicará apenas a dar ordens e ficar no controle tudo.
5. Ele é bom de papo
Os manipuladores são ousados e bons de papo, o que leva suas vítimas a fazerem o que eles desejam. Poderíamos dizer que também são bons de drama, pois vão envolvendo suas vítimas com suas falas chorosas, fazendo-as acreditar no que eles dizem e que não há outras opções ou alternativas.
Identificar esses sinais pode ser útil para evitar cair nas mãos de pessoas manipuladoras, no entanto, recomendo que comece a recuperar seu amor-próprio e autoconfiança, pois você não deve estabelecer limites somente quando já o machucaram o suficiente e não o deixam ser quem você é.
Convido-o a refletir sobre esse assunto, trabalhar sua autoconfiança e, se puder, trabalhar seus sentimentos de culpa. Recomendo que busque ajuda de um especialista. Lembre-se de que o mais importante é você. Deixe seus medos e angústias de lado e comece a tomar decisões pensando sempre no próprio bem-estar físico e emocional.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 5 señales de la manipulación invisible